Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 24 de abril de 2019

2179 - O eterno gênio William Shakespeare

“Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos.”

“Herege não é aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende.”

“O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.”

“O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.”

“Eu aprendi, que ninguém é perfeito, até que você se apaixone por essa pessoa.”

“Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.”


Considerado mundialmente como um dos maiores expoentes da literatura de todos os tempos, o inglês William Shakespeare é realmente um fenômeno. Escreveu 38 peças, 154 sonetos e uma variedade de outros poemas. Entre suas belíssimas criações estão "Romeu e Julieta", "A Tempestade", "Júlio César", "Antônio e Cleópatra", "Hamlet", "Otelo", "Rei Lear", "Macbeth", "A Comédia dos Erros", "Os Dois Cavalheiros de Verona", "Sonho de Uma Noite de Verão", "O Mercador de Veneza", "Muito Barulho Por Nada", "Cimbelino", "Noite de Reis", "Como Quiserdes" e "A Megera Domada", entre tantas outras maravilhas saídas da sua mente brilhante.
Com seu incrível talento como escritor, dramaturgo e ator, ele aproveitou as oportunidades em Londres para se tornar muito bem sucedido na carreira, passando pela "Companhia de Teatro de Lord Chamberlain" até tornar-se dono da própria companhia, o "Shakespeare's Globe Theatre". Em sua trajetória, escreveu peças históricas, tragédias, comédias e poemas, sempre tratando de temas como o amor, os sentimentos e as questões humanas, sociais e políticas. 
Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, em 23 de abril de 1564, filho de John Shakespeare, um rico comerciante, subprefeito de Stratford, e Mary Arden. Em dezembro de 1582, Shakespeare casou-se aos 18 anos com Anne Hathaway, filha de um fazendeiro das redondezas, com quem teve três filhos: Susanna, Judith e Hamnet. Shakespeare morreu em Stratford em 23 de abril de 1616.
É bem possível que você pense jamais ter lido ou visto uma sequer produção do bardo inglês, mas a verdade é que você provavelmente já tenha sim assistido a algum filme baseado ou inspirado na sua obra magistral. Por exemplo, os filmes "Romeo + Juliet", de 1996, de Baz Luhrmann; ou "Amor Sublime Amor", de 1961, filme de Robert Wise, ou "A Megera Domada", de 1967, de Franco Zeffirelli; ou ainda "Shakespeare Apaixonado", de 1998, de John Madden. E até a produção da Disney, "O Rei Leão", de 1994.
É deveras impressionante como um escritor nascido há exatos 455 anos consegue se perpetuar no topo da cultura mundial, sendo exaltado por todos pela sua genialidade. Que assim continue!
Um grande abraço espinosense.