Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

2872 - Pathy agora é atleta do Praia Clube de Uberlândia

Na tarde desta sexta-feira, 7 de janeiro de 2021, foi realizado um evento para a apresentação das novas atletas da equipe de vôlei de praia do Praia Clube de Uberlândia (MG). São elas a Duda, a Victoria, a Tainá e a nossa gigante vencedora Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy.
O projeto da instituição presidida por Carlos Augusto (Guto) Braga pretende proporcionar as melhores condições para que as meninas possam se preparar da melhor maneira para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, focando na conquista de medalhas. Para prepará-las com toda a atenção e cuidado, estará disponível uma comissão técnica competente e experiente com 12 profissionais e um centro de treinamento completo da modalidade de vôlei de praia. 
Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Duda e Pathy disputaram os jogos formando dupla com outras parceiras. Agora juntas novamente, elas poderão repetir o ciclo vitorioso das categorias de base, quando foram campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2015 e campeãs mundiais sub-21 em 2016 e 2017. Tainá e Victoria será a outra dupla com pretensão de ganhar medalha em Paris.



Eis os dados das meninas:
Ana Patrícia Silva Ramos (Pathy) - Espinosa (MG) - Nascimento: 29-09-1997 - Altura: 1,94m
Eduarda Santos Lisboa (Duda) - São Cristóvão (SE) - Nascimento: 01-08-1998 - Altura: 1,80m
Tainá Silva Bigi (Tainá) - Aracaju (SE) - Nascimento: 31-07-1995 - Altura: 1,76m
Victoria Lopes Pereira Tosta (Victoria) - Ivinhema (MS) - Nascimento: 16-09-1999 - Altura: 1,78m



O Praia Clube surgiu em julho de 1935, da união de 12 praticantes da natação que compraram um pedaço de terra ao lado do Rio Uberabinha para utilização do local para esporte e lazer: Boulanger Fonseca, Enéas de Oliveira Guimarães, Fausto Savastano, Floramante Garófalo, Gercino Borges, Hermes Carneiro, José Carneiro Júnior, José de Oliveira Guimarães, Lourival Borges, Mário Guimarães Faria, Oscar Miranda e Roman Balparda. O clube uberlandense ocupa uma área de cerca de 301 mil m² com moderna e imponente infraestrutura para atividades esportivas, culturais e de lazer, contando com portarias, estacionamentos, restaurantes, parques aquáticos, academias, ginásios, piscinas, quiosques, quadras outdoor e indoor, complexos de judô e tênis, campos de futebol de campo e society, quadras de areia, postos de enfermagem, salão para eventos, pista de atletismo e até uma Área de Preservação Permanente (APP).



Futuro definido, é hora de Pathy e sua nova parceira Duda se empenharem ao máximo nos treinamentos para melhorarem ainda mais a parte física e recuperarem o velho entrosamento que lhes levou a conquistas importantes quando mais jovens. Como sempre, estaremos enviando as melhores energias e torcendo como nunca para que elas conquistem vitórias, medalhas, pódios, prêmios e o topo do esporte no mundo. E que Pathy, especialmente, continue a nos dar orgulho por levar positivamente o nome da nossa Espinosa a todo o planeta.
Um grande abraço espinosense.

2871 - Meus ídolos vão "oitentar" em 2022...

"O tempo não para, não para não". A constatação irrefutável do grande Cazuza, em parceria com o baixista Arnaldo Brandão na canção "O Tempo Não Para", é mais do que certa. Se não perdermos, como ele, o poeta, a vida enquanto jovens, a consequência do tempo é a velhice, irremediavelmente.
Não há como parar o tempo, o motor da vida no Universo. O tempo continua firme e seguindo adiante, enquanto nós, simples mortais, vamos ficando pelo caminho, uns quando jovens, outros já bem carregados de anos nas costas. Mas felizmente, alguns dos meus maiores ídolos da música ainda estão vivos, vigorosos e em plena clarividência, ainda em atividade e produzindo maravilhas da canção. Nascidos em 1942, alguns desses fantásticos sujeitos estarão "oitentando" agora em 2022, ano que promete colocar fim a eventos sombrios e funestos que vieram causar sofrimento, tristeza, caos, fome e atraso. 



Outros personagens que se tornaram ícones em suas áreas do esporte, da cultura e do saber, que infelizmente já nos deixaram, também estariam "oitentando" neste ano, casos de Stephen William Hawking (8 de janeiro de 1942), Cassius Marcellus Clay Jr. (Muhammad Ali-Haj, 17 de janeiro de 1942), Nara Lofego Leão (19 de janeiro de 1942), Terence Graham Parry Jones (Terry Jones, 1º de fevereiro de 1942), Lewis Brian Hopkin Jones (28 de fevereiro de 1942), Lewis Allen "Lou" Reed (2 de março de 1942), Aretha Louise Franklin (25 de março de 1942), Curtis Lee Mayfield (3 de junho de 1942), Jerome John Garcia (Jerry Garcia, 1º de agosto de 1942), Billy Joe Thomas (B.J. Thomas, 7 de agosto de 1942), Clara Francisca Gonçalves Pinheiro (Clara Nunes, 12 de agosto de 1942), Sebastião Rodrigues Maia (Tim Maia, 28 de setembro de 1942), James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix, 27 de novembro de 1942) e Antônio Arnaud Rodrigues (6 de dezembro de 1942).



Agora neste ano de MMXXII na numeração romana, o Ano do Tigre segundo o horóscopo chinês, veremos grandes ídolos meus atingindo a especial marca de 80 anos vividos. 
Em 9 de fevereiro completará 80 anos a cantora e compositora norte-americana Carole King, nome artístico de Carole Klein, nascida no Brooklyn, Nova York, EUA. É de sua composição uma das mais belas canções já criadas no mundo, sucesso na interpretação magnífica de James Taylor: "You've Got a Friend".
No dia 18 de junho é dia de comemorarmos os 80 anos de um dos maiores artistas do planeta, o SIR James Paul McCartney, nascido em Walton, Liverpool, Inglaterra. Paul se celebrizou mundialmente com sua banda The Beatles, ao lado do parceiro John Lennon e dos amigos George Harrison e Ringo Starr. Com suas dezenas de clássicos da música, "Yesterday" entre elas, o eterno Beatle continua ativo e nos dando enorme prazer com seu imensurável talento musical. 
26 de junho é dia de homenagear o artista soteropolitano Gilberto Passos Gil Moreira. Um dos maiores gênios da música brasileira, o baiano Gil ajudou a mudar o panorama da música brasileira com a Tropicália, ao lado de Betânia, Caetano e Gal. Sinônimo de sofisticação musical, Gil nos presenteou, ao longo de sua longa carreira, com pérolas como "Procissão", "Domingo no Parque", "Drão", "A Paz", "Super-Homem, a Canção" e mais uma centena de maravilhas do cancioneiro popular.
Em agosto, no dia 7, é dia de celebrar efusivamente o aniversário de um ícone da Música Popular Brasileira, o baiano de Santo Amaro filho de Dona Canô e de Seu Zezinho e irmão da admirável intérprete Maria Bethânia. Caetano Emanoel Viana Teles Veloso é um dos mais talentosos, influentes, respeitados e apreciados artistas brasileiros, com uma carreira produtiva de centenas de belas canções, livros e até filme. Sempre inovando, o escritor, cantor, músico e compositor passeia com segurança e competência pelo Samba, Rock, Bossa Nova, Tango, Reggae, Forró ou qualquer outro ritmo que aparecer, sempre renovando seu público e energizando sua música com qualidade impecável. "Alegria, Alegria", "Sampa", "London London", "Um Índio", "Oração ao Tempo", "Queixa", "O Quereres", "O Homem Velho", "Trem das Cores", etc. são um pequeno portfólio do seu imenso arsenal de maravilhas sonoras. 
Dia 26 de outubro é o momento de proclamar louvores ao carioca mais mineiro do planeta, Milton Nascimento. Nascido no Rio de Janeiro mas criado nas Minas Gerais, na cidade de Três Pontas, o dono de uma das mais belas vozes da música brasileira encanta aos admiradores da boa música com suas canções cheias de ternura, belos acordes e fascinação, algumas delas em inesquecíveis parcerias com os amigos queridos. "Travessia", "Para Lennon e McCartney", "Trem Azul", "Nada Será Como Antes", "Maria Maria", "Coração de Estudante", "Canção da América", "Nos Bailes da Vida", "Tristesse", "Encontros e Despedidas", são apenas uma amostra das estupendas canções que Mílton nos presenteou até hoje na sua profícua carreira.  
Aproximando-se o final do ano, em 12 de novembro, é chegada a hora de reverenciarmos com imensa gratidão o octogenário senhor Paulo César Batista de Faria, o estimado Paulinho da Viola, distinto representante carioca do Samba no espectro da Música Popular Brasileira. O compositor iluminado de "Coração Leviano", "Argumento", "Cadê a Razão?", "Dança da Solidão" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", com seus versos sublimes e sua voz aveludada e serena, prossegue seguindo como um dos mais respeitados e amados artistas do nosso Brasil. 



Outras personalidades importantes do mundo também completarão seus 80 anos agora em 2022:
Luiz Gonzaga Kedi Ayrão (Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 1942), cantor e compositor carioca;
Luislinda Dias de Valois Santos (Salvador, 20 de janeiro de 1942) é uma jurista, magistrada e política brasileira;
Dino Zoff (Mariano del Friuli, Itália, 28 de fevereiro de 1942) é um ex-futebolista profissional italiano, que atuava como goleiro;
Ademir Ferreira da Guia (Rio de Janeiro, 3 de abril de 1942), meio-campista craque e ídolo da "Academia" do Palmeiras;
Barbara Joan Streisand (Brooklyn, Nova Iorque, EUA, 24 de abril de 1942) é uma célebre atriz e cantora norte-americana;
Brian Douglas Wilson (Inglewood, Califórnia, EUA, 20 de junho de 1942) é um músico, cantor e compositor norte-americano, fundador e líder da banda Beach Boys, considerado um dos maiores músicos do século XX;
Alan Charles Jardine, conhecido como Al Jardine (Lima, Ohio, EUA, 3 de setembro de 1942) é um dos membros fundadores, guitarrista e eventual vocalista da banda estadunidense The Beach Boys;  
Johnny Rivers (nome artístico de John Henry Ramistella, Nova York, EUA, 7 de novembro de 1942), cantor e compositor norte-americano;  
Andy Summers (Andrew James Somers, Poulton-le-Fylde, Reino Unido, 31 de dezembro de 1942) é um compositor e guitarrista inglês, célebre por seu trabalho com a banda The Police.



A todas essas figuras de vital importância para o mundo, o meu agradecimento, admiração e gratidão pelo tanto que nos fizeram bem durante todos esses anos com sua arte imprescindível. Muita saúde aos vivos e descanso sereno para os que partiram!
Um grande abraço espinosense.