Notícia triste vinda de Espinosa dá-me conhecimento do falecimento de Dona Juelita Barbosa Tolentino, mãe de João Paulo da oficina e de Kal caminhoneiro, ocorrido hoje, sexta-feira, 20 de junho. Ela tinha 69 anos de idade.
A eles dois e a todos os demais familiares o meu sincero sentimento de pesar, a minha solidariedade cristã e a minha prece a Deus para que lhes conforte neste terrível momento de perda, concedendo a todos vocês as devidas e necessárias resignação, fé e força.
Que Dona Juelita descanse na mais completa paz após findada a caminhada terrena!
Quinta-feira, 19 de junho de 2025, dia de nós, os católicos, comemorarmos Corpus Christi, a celebração também chamada de Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, que relembra aos fieis a última ceia do Nosso Senhor Jesus Cristo com os apóstolos. Em latim, a expressão significa "Corpo de Cristo". Neste dia, os católicos celebram a data com alegria, fé e os tradicionais desenhos feitos nos tapetes no chão com o uso de serragem, sal, cal, tinta, borra de café e outros materiais.
Um aspecto bastante interessante desta celebração católica é que sempre cai numa quinta-feira, mas a cada ano em uma data diferente, assim como a Páscoa e o Carnaval. A Páscoa é celebrada no domingo após a primeira lua cheia registrada após o dia 21 de março. Para saber a data de Corpus Christi, é só acrescentar mais 60 dias a partir do domingo de Páscoa. Esta celebração foi instituída no dia 8 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV, mas a comemoração de Corpus Christi só começou a valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.
Na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, às 16h, foi realizada uma Missa diante da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José em Montes Claros, com uma multidão de fieis católicos reafirmando sua fé, adoração e admiração a Deus. Após a celebração, todos se dirigiram em procissão, à Catedral Metropolitana de Montes Claros, com os religiosos passando por cima dos tapetes preparados pela população no piso das ruas, um espetáculo sempre bonito de se ver.
Espero que todas aquelas pessoas que estiveram harmoniosamente reunidos na praça, para demonstrarem sua fé e seu amor por Deus, tenham compreendido inteiramente os ensinamentos de Jesus Cristo e o sermão de Dom José Carlos de Souza Campos, para que não se percam no caminho espalhando ódio, violência e inverdades que só causam o mal ao mundo, mas partilhando paz, amor, solidariedade e o pão com os irmãos, especialmente os pobres. Que assim seja!