Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

240 - O falecimento de Téo, o craque zagueiro Zé Neguinho

Um notícia que me deixou bastante triste nesta minha ida à Espinosa foi o falecimento de um dos maiores craques de futebol da cidade, um ídolo meu, o zagueiro Téo, ou Zé Neguinho, como era também conhecido. Possuidor de um estilo aguerrido de jogar, porém com uma categoria, uma classe e uma elegância extraordinários, Téo sempre foi para mim o melhor zagueiro do futebol de Espinosa.
Tive a grata satisfação e o privilégio de poder jogar ao seu lado em várias oportunidades e o admirava muito. Tinha enorme carinho por ele e estou muito triste pela sua morte. Sem dúvida, uma grande perda para a cidade de Espinosa e principalmente para todos aqueles amantes do futebol que tanto o admiravam.
Valeu, "Zé Neguin"! Fique com Deus!
Tempos atrás, já havia feito a ele uma homenagem aqui no nosso blog. Deem uma olhada.
Téo, o último à direita, em pé, no time do Juventus

Téo, deitado, no auge do futebol de Espinosa,
no Espinosense
Téo, o segundo à esquerda, no Caldeirão.
Esta foto tem para mim um valor especial, pois estou
ao lado de três ídolos meus no futebol de Espinosa:
Beto, Téo e o maior deles, o inesquecível craque Kita

239 - Um agradecimento especial aos colaboradores do nosso blog

Em viagem de férias à terrinha, tive o prazer de reencontrar familiares, amigos e conhecidos e de conseguir de alguns deles, preciosidades como velhas fotografias da cidade e do povo espinosense que brevemente postarei aqui, aos poucos.
Quero deixar aqui registrada a forma atenciosa e carinhosa com que fui recebido pelo meu amigo e companheiro de aventuras na Rua da Resina, Geraldo Roberto Vieira Cruz, o popular Tim de Disson, sua esposa Colatina e seus irmãos e também meus amigos Carlos Gaiola, Toninho e Robinho. Tim teve a generosidade de compartilhar comigo (e com vocês) dezenas de velhas fotografias suas e do seu falecido avô, o comerciante e fotógrafo Crispim Vieira, um dos personagens marcantes da história da nossa rua. Elas retratam pessoas e imagens importantes da história da nossa cidade.
Assim também o agradecimento ao meu amigo e irmão da Rua da Resina, Edmar Barbosa, sua esposa Marilúcia e os seus filhos Rafael e Renata pela atenção e carinho e pelas fotografias disponibilizadas gentilmente a mim. Valeu!  
Outros amigos também me receberam com especial consideração e afeto e disponibilizaram fotos dos seus acervos para que eu pudesse publicar aqui. Quero agradecer de coração ao meu primo, amigo e irmão Júlio César, aos grandes amigos Rildo Cangussu, Fonso, Doidinho, Dió e ao Nenzão do Ypiranga, que tiveram o desprendimento de compartilhar conosco as suas fotografias. O meu muito obrigado.
Não posso deixar de registrar, entretanto, o meu grande desapontamento por ver negado o meu pedido de acesso a cópias de fotografias, por um morador da cidade, possuidor de enorme acervo. Uma pena, pois acho um desperdício que imagens importantes da história das pessoas e da cidade fiquem escondidas em um baú, sob o domínio de uma única pessoa, em detrimento da população espinosense. Eu quero é exatamente o contrário: disseminar por todo o mundo a nossa cidade, a nossa gente e as suas histórias.
Um grande abraço espinosense.
Aí vão algumas fotografias interessantíssimas que eu consegui para vocês apreciarem.
Quero acrescentar aqui também um agradecimento à Júnior Alberto, nosso leitor amigo, que acaba de me enviar algumas fotos históricas, que publicarei aqui futuramente. Muito obrigado.
Um lunático som mineiro na ensolarada praia baiana:
Júlio, Dailsinho e Quinha estão presentes

Comemoração dos trabalhadores que instalaram a luz em Espinosa

Inauguração da ponte sobre o Rio São Domingos, no Mingu

Aúma, em sua pose característica, ao lado da turma de amigos,
entre eles Bandim e Belchior (In memoriam)

Edmar em um cartão postal de Espinosa tempos atrás

Pose dos boys da época no meio do mato:
Eustáquio, Tim, Magrão e Waldecy

Passeio em Montezuma, conhecida também como Água Quente:
os jovens Santino, Osmar e Tim com um amigo. Quem será?

A família Vieira Cruz reunida, os 8 irmãos:
Tim, Gorete, Luíza, Carlos, Robinho, Verônica, Toninho e Marcelo
Só faltaram Tim e Marcelinho cruzarem as pernas...rs

Os campeões da peteca, Júlio e Rogerinho com Magrão
A galera da Rua da Resina, na esquina:
Luisão, o saudoso Nenzão, Eustáquio, Magrão e Waldecy 

O Ypiranga Esporte Clube: Nenzão, Nelsão , Rubão, Bi,
Aílton, Valdir Mestre, entre outros. Alguém poderia identificar os outros?
Clique abaixo em comentários e nos tire esta dúvida.