Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 12 de fevereiro de 2022

2894 - O Chelsea é Campeão Mundial

Hoje à tarde, após a realização de mais uma final do Mundial de Clubes da FIFA, o Chelsea conquistou mais um título para a sua já recheada galeria de troféus na sede do clube londrino. Neste sábado, com início às 13h30, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, o Chelsea venceu o Palmeiras pelo placar de 2 x 1, gols de Lukaku, Havertz e de Raphael Veiga, e conquistou o seu primeiro título do Mundial. 
Para chegar à grande decisão, o Palmeiras venceu o Al Ahly, do Egito, na semifinal, por 2 x 0, gols de Raphael Veiga e Dudu. Já o Chelsea eliminou o Al Hilal, da Arábia Saudita, com uma vitória por 1 x 0, gol solitário de Romelu Lukaku.



O duelo dos campeões da Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa da temporada passada foi extremamente tático, com empate sem gols no primeiro tempo e supremacia na posse de bola do time inglês. Na segunda etapa a partida continuou muito bem disputada com poucas chances claras de gol e muita competitividade em campo, sobretudo no meio. Até que aos 9 minutos de jogo a força e a eficiência de um grande artilheiro se sobressaíram em jogada criada pela esquerda, com belo cruzamento de Hudson-Odoi para cabeçada certeira e fatal de Lukaku, sem a menor chance de defesa para Weverton. Chelsea, 1 a 0. Aos 16 minutos, com ajuda do VAR, o árbitro australiano Chris Beath marcou toque de mão de Thiago Silva em disputa de bola dentro da área. Pênalti para o Palmeiras, que o craque Raphael Veiga bateu com a costumeira tranquilidade e competência colocando a igualdade no placar da decisão, 1 a 1. E a partida continuou tensa, mas extremamente limpa, sem faltas violentas, cera ou simulações. Os 90 minutos terminaram com o placar empatado em 1 x 1 e, surpreendentemente, sem nenhum cartão amarelo ou vermelho apresentado pelo árbitro. E veio a desgastante prorrogação. O Chelsea manteve a maior posse de bola, mas sem criar muito perigo ao gol de Weverton, assim como o Palmeiras também não assustava a defesa adversária do goleiro Mendy. Na segunda etapa da prorrogação viria o lance decisivo, mais um pênalti, em toque de mão do zagueiro Luan mostrada pelo VAR, desta vez a favor do Chelsea. O jovem Havertz bateu com categoria e fez enlouquecer a torcida dos Blues em Abu Dhabi e em todo o mundo. O técnico palmeirense Abel Ferreira foi para o tudo ou nada, substituindo o lateral-direito Marcos Rocha pelo atacante Deyverson, mas a ideia não logrou êxito. Ainda teve tempo para Luan ser expulso, por falta em Havertz em chance clara de gol. O Chelsea, com a vitória por 2 x 1, é o novo Campeão do Mundo! E o sonho do Mundial do Palmeiras continua vivo, mas ainda não realizado em campo. 
Na cerimônia de premiação, Danilo (Palmeiras) recebeu a estatueta de bronze como terceiro melhor jogador do torneio; Dudu (Palmeiras) ficou com a estatueta de prata como segundo melhor jogador e o zagueiro brasileiro Thiago Silva foi premiado com a estatueta de ouro como o melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA.             






RESUMO DA PARTIDA FINAL
PALMEIRAS 1 X 2 CHELSEA
Motivo: Final do Mundial de Clubes da FIFA 2021
Data: Sábado, 12-02-2022, 13h30 
Local: Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Público pagante: 32.871 torcedores
Árbitro: Chris Beath (Austrália)
Árbitro assistente 1: Anton Shchetinin (Austrália)
Árbitro assistente 2: Ashley Beecham (Austrália)
Árbitro de vídeo (VAR): Massimiliano Irrati (Itália)
Gols: Lukaku (Chelsea); Raphael Veiga (Palmeiras)
Cartões amarelos: Wesley, Atuesta e Abel Ferreira (Palmeiras);
Cartão vermelho: Luan (Palmeiras)
PALMEIRAS: Weverton (21); Luan (13), Gustavo Gómez (15) e Piquerez (22); Marcos Rocha (2) (Deyverson-16), Danilo (28), Zé Rafael (8) (Jaílson-30) e Gustavo Scarpa (14); Raphael Veiga (23) (Atuesta-20), Dudu (7) (Rafael Navarro-29) e Rony (10) (Wesley-11).
Técnico: Abel Ferreira.
CHELSEA: Mendy (16); Christensen (4) (Sarr-31), Thiago Silva (6) e Rüdiger (2); Azpilicueta (28), Kanté (7), Kovacic (8) (Ziyech-22) e Hudson-Odoi (20) (Saúl-17); Mount (19) (Pulisic-10), Havertz (29) e Lukaku (9) (Werner-11). 
Técnico: Thomas Tuchel
Parabéns aos milhões de torcedores do Chelsea por mais esta importante conquista!
Um grande abraço espinosense.