Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 16 de março de 2020

2378 - O Coronavírus não é brincadeira

Pode parecer uma coisa irreal, fantasiosa, distante, uma alucinação qualquer, só mais uma fake news entre tantas outras. Mas a coisa é real, perigosa, às vezes letal e vai nos atingir a todos de qualquer maneira, seja direta ou indiretamente. Este é o Coronavírus, o vírus em formato de coroa já conhecido desde o ano de 1960 e que apareceu no final do ano passado na cidade de Wuhan, na China, iniciando uma pandemia por todo o mundo, chegando até nós aqui no Brasil. Ele foi batizado como Covid-19 (junção de CO, de Corona, VI, de vírus, e D, de disease (doença em inglês), com o número 19 se referindo ao ano em que surgiu, 2019) e já provocou mortes em várias partes do mundo, sobretudo na China, com 3.203 mortes, e na Itália, com mais de 1.800 vidas perdidas. Até o momento são mais de 6.400 mortes e 167 mil infectados no mundo inteiro. No Brasil as últimas informações dão conta de cerca de 200 pessoas infectadas, número que faltamente aumentará bastante com o passar dos dias, podendo ocorrer falecimentos.  
O Coronavírus se espalha pelo ar, por gotículas soltas por espirros, falas e tosses de pessoas infectadas bem como por contato físico, tais como beijos, abraços e apertos de mão, geralmente contaminando bocas, olhos e narizes. Outra possibilidade de acesso ao vírus é o contato com superfícies não higienizadas tais como celulares, maçanetas, corrimãos, botões, teclados e barras de apoio de ônibus e trens, entre outros. Os principais sintomas da doença são tosse seca com secreção, febre acima de 37º, cansaço, insuficiência renal e dificuldade respiratória aguda, podendo aparecer dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Os mais suscetíveis ao Coronavírus são os idosos com idade acima de 60 anos, especialmente os que são diabéticos, hipertensos e que possuem insuficiência renal e doença respiratória crônica. 
É para entrar em pânico e se desesperar com a situação que certamente vai piorar ainda mais? Não, é preciso manter a calma e refletir, acatando as recomendações dos especialistas e não se informando através de fake news que abundam nos grupos de Whatsapp e redes sociais. Conforme os infectologistas, a pandemia terá seu pico aqui no Brasil daqui a uns 15 a 20 dias, quando alguns milhares de infectados serão registrados. Mas cerca de 80% deste grupo não terão maiores consequências que não sejam as de uma gripe comum. Mas haverá risco real de mortalidade para os mais velhos, sobretudo aqueles com doenças crônicas. O período de incubação do Covid-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.




A principal atitude a ser tomada por todos, indistintamente, é se prevenir. E a prevenção é simples, com atos normais no cotidiano. São eles:
- Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão várias vezes ao dia, de preferência com água, sabão e álcool gel;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Não compartilhar itens pessoais, como talheres, copos e toalhas;
- Manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas, especialmente as que estejam espirrando ou tossindo.
Ao contrário do que muita gente imagina, o uso de máscaras descartáveis somente é recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal, para quem for viajar para áreas de risco de contaminação ou para os profissionais de Saúde que têm contato direto com infectados.
Não há ainda vacina contra a doença. O tratamento é feito com repouso, consumo de bastante água, medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos) e umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.




É claro que devemos temer a doença que se alastrou por todo o mundo, mas sem pavor exacerbado. A letalidade desse vírus não é tão grande, o que nos traz algum alívio. Mas é preciso que todos se conscientizem de que é necessário seguir as recomendações do Ministério da Saúde para que se evite uma ampliação da pandemia. Você que é jovem e que não sofrerá nenhuma complicação por conta do vírus, deve mesmo assim se prevenir para não passar adiante o problema, que pode contaminar um parente mais idoso e levá-lo até à morte. Lembre-se que este idoso pode ser sua mãe, seu pai, sua avó, seu avô ou uma tia querida. É hora de ter consciência, sensatez e empatia para que o estrago causado pelo Coronavírus seja o menor possível, com a menor quantidade de pessoas afetadas e, consequentemente, com menos perdas humanas de tão grande valor. A melhor saída para a complicada situação atual é ficar em casa, evitando aglomerações e cuidando com zelo da saúde e das pessoas amadas. Como toda pandemia, ela logo se dissipará e a vida cotidiana voltará ao normal. Se todo mundo fizer direitinho a sua parte, cuidando de si mesmo e de seus semelhantes mais próximos, evitaremos um morticínio e sairemos mais fortes dessa provação. Que assim seja e que Deus nos proteja! 
Um grande abraço espinosense.