Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

3026 - Começaram as Festas de Agosto em MOC

Após dois longos anos de interrupção por conta da maldita pandemia do novo Coronavírus que ceifou mais de 680 mil vidas de nossos irmãos no país, eis que as cores, os batuques, a Cultura, a Arte, a fé e a alegria dos Catopês, Marujos e Caboclinhos finalmente retornaram às ruas centrais de Montes Claros, continuando a saga de humildes cidadãos montes-clarenses que perpetuam bravamente a tradição religiosa de mais de 180 anos. 






As festividades das chamadas "Festas de Agosto" na cidade foram iniciadas na terça-feira, dia 16 de agosto, com a solenidade de abertura realizada na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada na Rua Humaitá, 126, no bairro Morrinhos. Neste ano teremos, concomitantemente, a 181ª edição das Festas de Agosto e do 42º Festival Folclórico da cidade de Montes Claros, com uma programação de desfiles e shows que irão se encerrar no domingo, 21 de agosto.
Durante esta semana, teremos os levantamentos dos mastros de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e do Divino Espírito Santo na pequena Igrejinha do Rosário, localizada no coração da cidade. Além disso, teremos shows todos os dias da quarta-feira até o domingo, quando se encerram as festas.
Eis a programação completa:



A tradição quase bicentenária de Catopês, Marujos e Caboclinhos atrai todos aqueles que amam a Arte e a Cultura, perpetuada por humildes e bravos representantes do povo sertanejo que, mesmo sem recursos apropriados, continuam eternizando seus costumes, sua religião, sua fé inabalável, o legado de seus antepassados mantido adiante, com a renovação familiar. Uma maravilha! Viva a nossa rica e bonita Cultura Popular!






Tive a grata satisfação de encontrar ontem, no cortejo inicial dos participantes das Festas de Agosto, algumas figuras conhecidas, respeitadas e queridas. Encontrei-me com meus amigos e parceiros de futebol na AABB, Droaldo e Luiz Ribeiro. Encontrei-me com duas figuras de suma importância na defesa constante e aguerrida da Cultura do nosso Sertão Norte-Mineiro e por quem tenho imensa admiração, o poeta, ator, compositor, performer e agitador cultural João Aroldo Pereira e o multifacetado artista bocaiuvense Teófilo Azevedo Filho, o Téo Azevedo. E por fim, reencontrei com figuras muito amadas da minha Rua da Resina em Espinosa, Júnia Tanúsia (Nusa) e sua filha, Anália (Naia) e seu filho, e a minha eterna Mestra Dona Nair do saudoso amigo João Meira. Depois de apreciar tanta beleza espalhada nas cores e sons da rica Cultura Brasileira, nada melhor que o calor humano do reencontro com pessoas tão amadas. Valeu cada instante!






E na noite de ontem, quinta-feira, foi o momento de aproveitar o Festival Folclórico na Praça Doutor Chaves, a praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. E foi gratificante observar a organização da festa, com as barracas de alimentos e artesanatos espalhadas pela praça para o atendimento à população, com dois palcos montados para as apresentações musicais. Ontem foi dia, ou noite, de assistir às apresentações artísticas do Grupo Zabelê e da ótima cantora oliveirense Titane e do seu magnífico violonista André Siqueira, que receberam no palco a dupla Bruno Andrade e Fabiana Lima e o violeiro  teófilo-otonense Pereira da Viola, em show saboroso, recheado de batuques e sons da nossa rica Cultura Popular. Imperdível! Totalmente prazeroso! Certamente, vou voltar de novo lá para me deliciar com a Arte, a Cultura e a Tradição do nosso amado Sertão.  
Um grande abraço espinosense.