Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 2 de março de 2023

3150 - A terrível maldição do nazismo

Para que erros trágicos que desencadeiam tragédias humanas, ditaduras sanguinárias ou genocídios gigantescos nunca mais se repitam, é mais que necessário conhecer a História do mundo. Uma das maiores desgraças já ocorridas no mundo, idealizada e colocada em prática por seres arrogantes, gananciosos, inescrupulosos e desumanos, o holocausto se deu na Alemanha, com apoio ou omissão de milhões de cidadãos alemães considerados de boa índole. Cerca de seis milhões de judeus foram perseguidos, encarcerados, torturados e assassinados friamente pelo ditador sanguinário Hitler, com sua ideia estúpida de superioridade da raça ariana. Com tamanha barbárie acontecendo à vista dos alemães, até hoje não se encontra explicação completa sobre como a sociedade alemã permitiu tão hediondo morticínio de inocentes.
Mas a tragédia construída sem remorso por Hitler e seus sectários não se limitou à população alemã, fazendo estragos por boa parte da Europa. Vidas foram totalmente transformadas e destruídas por conta da insanidade nazista. Aos que ignoram ou desacreditam a verdade dos fatos, o cinema nos proporciona e permite uma dura e difícil visão desta demência histórica que nos indigna, nos assusta e nos entristece por perceber a que ponto pode chegar a insensatez, a violência, a intolerância e a maldade humanas.



Uma boa oportunidade de entender como pessoas comuns foram atingidas em cheio pela insânia da intolerância nazista, está disponível na Netflix o filme intitulado "Adieu Monsieur Haffmann" ("O Destino de Hafffmann"). A produção dirigida por Fred Cavayé conta a história de dois homens, patrão e empregado de uma joalheria em Paris durante a invasão das forças militares de Hitler em 1941, na Segunda Guerra Mundial. Com a consequente caça aos judeus, os destinos dessas pessoas comuns sofrem uma reviravolta com resultados trágicos. Nesta situação complexa, inusitada e inesperada, vêm à tona os verdadeiros sentimentos e os caracteres das pessoas envolvidas. Afloram, sem controle, o medo, o instinto de sobrevivência, a arrogância, a hipocrisia, a desonestidade, a ganância. E o final nunca pode ser previsível ou benéfico a todos os participantes do jogo da vida, esta jornada tão repleta de surpresas.

Elenco de "Adieu Monsieur Haffmann" ("O Destino de Hafffmann")   
Joseph Haffmann (Daniel Auteuil)
Hannah Haffmann (Anne Coesens)
François Mercier (Gilles Lellouche)
Blanche Mercier (Sara Giraudeau)
Commandant Jünge (Nikolai Kinski)
Suzanne (Mathilde Bisson)

Um aprendizado fundamental pode ser extraído do filme, o de que desconhecemos quase completamente o que se passa na mente e no coração de pessoas que, inocentemente, imaginamos conhecer profundamente. Talvez ali onde a gente imagina estar uma pessoa confiável, pode estar escondido um tremendo ganancioso mau-caráter sem escrúpulos. Olhos e ouvidos abertos, sempre! 
Um grande abraço espinosense.