Se você gosta de sossego e de um refrescante banho de rio em uma cidade acolhedora e tranquila, sua próxima viagem de férias pode ser em Correntina, no extremo oeste baiano. Cortada pelas águas cristalinas do Rio Corrente, afluente do Rio São Francisco, a cidade de Correntina encanta os visitantes pela beleza de uma natureza repleta de rios e cachoeiras, que serpenteiam entre as árvores e os animais da caatinga. Além do Rio Corrente, o município ainda conta com os rios Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio.
As pedras, encontradas ao longo de todo o leito do rio, formam as corredeiras, as ilhotas e as piscinas naturais de águas calmas e cristalinas, ideais para banhos. Ali, bem no centro da cidade, existe a principal e mais concorrida área de lazer, o Ranchão, cartão-postal que é uma mistura de bar, salão de festas e restaurante construído sobre uma ilha do rio no perímetro urbano, ligada à margem esquerda por uma ponte para pedestres. O arquipélago das Sete Ilhas: dos Casais, dos Namorados, das Flores, dos Noivos, das Crianças, da Juventude e a da Melhor Idade, situado a pouco mais de 1 km, propicia aos turistas um relaxante banho entre as corredeiras, em meio a trechos de uma intacta Mata Atlântica. Para beber e comer ali mesmo basta dar uma chegadinha ao Bar das Sete Ilhas que disponibiliza um serviço completo de bar e restaurante. Já estive lá uma vez e adorei. Pretendo voltar um dia.
Um grande abraço espinosense.
Um grande abraço espinosense.
Declarada cidade em 30 de março de 1938, Correntina conta com uma população de 31.259 habitantes, conforme o censo 2010 do IBGE. Localizada no Oeste Baiano, a 500 km de Brasília e a 980 km de Salvador, a cidade se destaca pelo seu carnaval que atrai inúmeros visitantes dos estados de Minas Gerais, Goias, e principalmente do Distrito Federal.