Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 20 de setembro de 2014

1061 - Nunca é tarde para se arrepender

O vídeo que publico abaixo mostra de maneira bem didática o valor e a sabedoria de um pai no trato com o seu filho, completamente perdido no gozo das coisas mundanas da vida. Mas a esperança de uma reviravolta, de um despertar, de uma mudança de comportamento e do retorno à consciência do seu rebento, jamais deixou de habitar o seu coração de progenitor.
Vale uma reflexão daqueles que, por se deixar levar pelas ilusões da boa vida, se afastam do caminho do bem e da humildade e se acham infalíveis e intangíveis.
Um grande abraço espinosense.      

1060 - Templo Zen Alterosa inaugurado em BH é dirigido pelo monge espinosense Zé Ramos

Na manhã deste sábado, dia 20 de setembro, em uma cerimônia tipicamente oriental realizada em Belo Horizonte, foi inaugurado oficialmente o primeiro templo budista da capital mineira, o Templo Zen das Alterosas. Ele funcionará na Rua Itaparica, 245, na Serra.
A cerimônia foi dirigida por Dōshō Saikawa Sōkan, superintendente geral da comunidade budista Sōtō Zenshū da América do Sul e abade do templo Busshinji, de São Paulo. O Templo Zen das Alterosas, também com o nome japonês 高岳禅寺 (kōgakuzenji), está em pleno funcionamento desde o ano de 2012, concretizando finalmente o sonho abrigado pelo seu abade, o monge Zen José Costa Mokugen Roshi, juntamente com esforços e perseverança dos monges, praticantes e amigos. Mokugen Roshi, após 22 anos de esmerado treinamento, trabalho e preparação vividos no Japão, retornou ao Brasil como missionário da escola Sōtō Zen, com a missão de transmitir aos brasileiros o autêntico espírito do Zen Budismo.
A escola Sōtō Zen, fundada no Japão no século XIII pelo mestre Dōgen, é mundialmente reconhecida como autêntica escola de transmissão dos ensinamentos do Zen Budismo. A cerimônia de inauguração oficial do Templo Zen das Alterosas é o marco inicial para a sua filiação à escola Sōtō Zen e seu reconhecimento como templo oficial da mesma.
As festividades ocorreram nas dependências do Templo Zen das Alterosas, sendo iniciadas às 10 horas da manhã, de acordo com esta programação:
10:00 – Recepção
10:20 – Cerimônia de inauguração
10:50 – Filme e documentário dos templos-sede da escola Sōtō Zen no Japão Eiheiji e Sōjiji
11:20 – Apresentação musical com o instrumento Hang Drum pelo monge Mokusen-san
11:40 – Apresentação de taiko (tambor tradicional japonês) pelo noviço Raphael Campos
12:00 – Almoço de confraternização 





Para quem ainda não sabe, o monge e abade do Templo Zen das Alterosas é o nosso conterrâneo José da Costa Ramos, filho do saudoso Sebastião da Costa Ramos, nascido em 1952 na cidade de Espinosa. Foi por muitos anos, nosso vizinho na querida Rua da Resina, e por ele temos enorme carinho e respeito. Uma pessoa realmente iluminada. Zé Ramos, como o conhecemos, é dentista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, exerceu a odontologia por 10 anos e em 1991, partiu para o Japão, onde viveu e fez treinamento monástico por 22 anos. 
Em novembro de 2013 ele retornou para o Brasil como missionário enviado pela escola Sōtō Zen do Japão, e é considerado uma das maiores autoridades de Zen no Brasil. É ele o abade que dirige o Templo Zen das Alterosas. Depois de abraçar o nobre sonho de fundar um templo no Brasil, com determinação e paciência dedicou esforços imensuráveis não só no treinamento espiritual, mas também na parte material para a aquisição do imóvel do templo. Durante 15 anos, incansavelmente, fez a prática do Takuhatsu (mendicância) no Japão, de onde recebeu doações do generoso povo japonês. Ele guarda uma profunda e eterna gratidão ao povo japonês, que solidariamente deu o suporte necessário para poder presentear Belo Horizonte com este belo templo Zen. Já foi concretizado o sonho de fundar o templo, que está em pleno funcionamento, tendo acabado de ser inaugurado. O próximo sonho é continuar sentando Zazen junto com os brasileiros, propiciando assim a possibilidade de despertar a natureza original que já existe em cada um, eliminando os sofrimentos e redescobrindo a sabedoria e a alegria de viver.
Então, paz, harmonia e vida longa, meu caro Zé Ramos ou Mokugen Roshi!
Um grande abraço espinosense.
Fontes: uai.com.br e zen.org.br.