Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 26 de janeiro de 2019

2129 - Folia de Reis em Montes Claros

Ano após ano, milhares de brasileiros continuam mantendo viva a tradição da Folia de Reis em muitos lugares do país, sobretudo nas cidadezinhas do interior. Em Minas Gerais e especificamente em Montes Claros não poderia ser diferente, ainda mais na paróquia que leva o nome de Santos Reis. Assim é que a comunidade do bairro Santos Reis mais uma vez promoveu a sua tradicional festa cultural e religiosa, reunindo festeiros, fiéis e gente da comunidade. 
A programação da festa montes-clarense em homenagem aos três Reis Magos que foram visitar Jesus logo após seu nascimento em Belém, teve muitas atrações, com Missas, terços, barraquinhas, levantamento de mastro, shows musicais, sorteios de motocicletas, caminhada e corrida rústica. Além, é claro, das tradicionalíssimas apresentações dos festeiros da Folia de Reis. A festa se iniciou no dia 20 de dezembro de 2018, sendo finalizada no dia 6 de janeiro de 2019. Veja abaixo algumas imagens de um determinado dia do evento.
Lembro-me com bastante saudade dos festejos de Santos Reis em Espinosa, com uma imagem bastante destacada do saudoso Firmino. Há muito tempo não tenho oportunidade de acompanhar essa festa em Espinosa. Tive informações de que ela continua a ser realizada, assim como houve um ressurgimento da tradição das Pastorinhas, por intermédio da educadora Eugênia Dolores, o que é motivo de bastante comemoração e aplausos. 
A nossa tão rica cultura popular não pode se perder no tempo. Temos todos juntos, governantes e população, realizar esforços para que esta riqueza de anos e anos continue a existir, passando de pai para filho até a eternidade. Espero que um dia eu possa ter a oportunidade de estar em Espinosa neste período e assistir aos festejos, participando ativamente da festa. Quem sabe?   
Um grande abraço espinosense.







2128 - O Cruzeirinho do presidente Alício de Peone

Dia desses de janeiro, meu amigo cruzeirense Alício de Peone comemorou mais um aniversário. Alício foi um dos grandes incentivadores do esporte em Espinosa, trabalhando com intensa dedicação na administração do Cruzeirinho durante um bom período. Ele aparece nesta fotografia, ao lado do famoso e vitorioso time espinosense, antes do início de uma partida da equipe sob sua presidência no Estádio Caldeirão ainda sem gramado. Repare na enorme quantidade de torcedores presentes, retrato de um tempo em que o futebol levava grande número de pessoas ao campo.
Entre tantos craques perfilados, bate uma saudade de grandes personagens da cidade que não mais estão entre nós, casos do ex-prefeito Paulo Caldeira da Cruz Campos e dos meus amigos e parceiros de longa data no futebol Euclides, Liro e Dedé. Tomara que estes já encantados estejam descansando em plena paz do Criador e os que continuam por aqui estejam com boa saúde e desfrutando de grande felicidade. E que Alício, o aniversariante recente da história, continue com seu entusiasmo e alegria contagiantes, com muita paz e saúde.   
Um grande abraço espinosense.