Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de julho de 2019

2227 - Dia de São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas

Hoje é comemorado, pelos católicos, o Dia de São Cristóvão. A história deste santo que se tornou o protetor dos viajantes e motoristas é um tanto quanto controversa. Diz a lenda que o hoje santo era um guerreiro extremamente alto, musculoso e forte que lutava por reis que o contratasse para suas batalhas. Nascido na Palestina, Reprobus, como era chamado, cansado de lutar por eles, decidiu procurar patrão mais poderoso e saiu à procura do famigerado e dito poderoso Satanás, a quem passou a seguir. Após um encontro casual com um eremita, eis que este o converte à fé cristã, mostrando ser Deus o ser mais poderoso do mundo e a quem ele deveria servir, espalhando caridade e amor por onde passasse. A partir dali, o gigante Reprobus passou a fazer a travessia de pessoas nos seus ombros largos através de um rio longo e caudaloso que cotidianamente ceifava vítimas por afogamento. Com sua força descomunal e tamanho privilegiado, levava gratuitamente os viajantes de um lado para o outro do rio, até que certo dia apareceu uma criança. Reprobus iniciou tranquilamente a travessia com a leve criança nos ombros mas percebeu que a cada passo dado o peso dobrava e foi com imensa dificuldade e sacrifício que conseguiu terminar a tarefa de chegar à outra margem. Ofegante e intrigado, o gigante disse ao menino que ele parecia ter todo o peso do mundo, ao que este respondeu: "Eu sou Cristo, seu Rei, cuja obra você tem servido". A partir desta revelação bombástica, Reprobus tornou-se Cristóvão, ou "aquele que carregou Cristo", passando a peregrinar pregando a Palavra Sagrada. Por conta disso, atraiu ódios, acabou preso, martirizado e foi decapitado. 
No Brasil, estranhamente, existem três datas em que se comemora o Dia dos Caminhoneiros. Além do dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, tem mais duas datas. No ano de 1986, o então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro, instituiu o dia 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro, em celebração regional. E em 2009, o presidente em exercício José Alencar instituiu o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro.


Em Espinosa, a imagem mais forte que tenho de caminhoneiro é a do meu saudoso amigo Mané Véio, um dos mais habilidosos motoristas de carreta e caminhão que conheci, um sujeito extremamente gente boa. Outros também me vêm à mente, como o também saudoso Zé Cobrinha, Iéié, Paulão, Orlando Cruz, e os muitos integrantes da querida e respeitada família de Zezinho Fagundes, além de muitos outros mais relevantes profissionais da direção. A todos os antigos e atuais guerreiros da estrada, o meu carinho, admiração e respeito.
Abaixo, algumas antigas imagens de caminhões (Ford, Fenemê e Mercedes Benz) e seus bravos condutores espinosenses transportando de tudo um pouco: algodão, carvão, mercadorias diversas, a criançada para passeio dominical no Rio Verde Pequeno e os convidados para uma festa na roça.
Um grande abraço espinosense.