Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

2758 - Falece em Montes Claros meu primo Ci de Cal

Através de um comunicado no Whatsapp do meu amigo jornalista Wagner Oliva, acabei de saber há pouco do falecimento do meu primo Jascival Antunes de Freitas, mais conhecido pelo povo espinosense pelo apelido de Ci de Cal, e por Ci Taxista pela população de Montes Claros. Ci é filho do meu falecido tio Ariston Freitas, o Cal, e da tia Isaura. 
Ci era uma pessoa bastante alegre e engraçada. Lembro-me agora da divertida história que ocorreu com ele ainda jovem, um adolescente, em Espinosa. Para divulgar à população nos quatro cantos da cidade o seu talento no futebol, ele pintou nos postes do centro a frase "Ci bom de bola", em uma sagaz jogada de marketing pessoal. Aqui em Montes Claros foram poucas as vezes em que nos encontramos, com ele sempre atencioso e gentil. 
Conforme informações, o corpo será velado a partir das seis horas de amanhã na Funerária Avelar, localizada na Avenida João Luiz de Almeida, número 354, na cidade de Montes Claros. O horário confirmado para o sepultamento é de 15h30, no Cemitério do Bonfim.
À tia Isaura e aos primos Zinho, Ângela, Marília e Eugênia, bem como aos demais familiares de Ci, apresento minha solidariedade e meu abraço fraterno neste terrível momento de dor e tristeza, ao mesmo tempo que rogo a Deus para que Ele lhes dê serenidade e força para aceitar os desígnios divinos. 
Que Ci descanse em paz depois da sua jornada neste plano terrestre!
Um grande abraço espinosense.


2757 - O sonho permanece vivo!

Enquanto o América figura na 17ª posição na tabela da Série A, amargando a primeira posição na incômoda zona do rebaixamento, e o Cruzeiro segue sua via-crúcis na Série B pelo segundo ano consecutivo, instalado na 15ª posição na tabela de classificação, o rival Atlético, para loucura da sua apaixonada torcida, navega em céu de brigadeiro. Depois de vencer o Campeonato Mineiro pelo segundo ano sucessivo, o time alvinegro dirigido por Alexi Stival, o Cuca, chegou à liderança isolada do Campeonato Brasileiro e está classificado nas quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, com ótimo aproveitamento.



A apaixonada Massa Atleticana já se confirmou chata, como bem disse o ex-presidente Alexandre Kalil, e comprovadamente bipolar, tamanha a mudança de humores de parte da galera que, dependendo da performance e dos resultados, vai da euforia incontida à indignação colérica. Em instantes, time e jogadores passam de melhores do mundo a uma cambada de pernas de pau. É bastante interessante isso.
A realidade visualizada com emoção moderada e razão integral descortina um cenário de extrema esperança de realização de sonhos antigos para a nação atleticana. A formação de um elenco gabaritado, de um time competitivo, de uma comissão técnica abalizada e de uma diretoria poderosa e visionária, leva-nos a acreditar na transformação em realidade dos velhos anseios da fanática torcida atleticana. Com a construção do estádio próprio em plena execução e planos de crescimento e manutenção da força esportiva e econômica por todo o sempre, podemos, nós atleticanos, alimentar diariamente o sonho de grandes conquistas. Nesta temporada, além do já vencido Campeonato Mineiro, estamos na briga pelas conquistas da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Copa Libertadores. O formidável ato de sonhar é livre, democrático e grátis, então vamos a ele, sem comedimento. Claro que com toda a humildade e pés no chão, sem arrogância, sem soberba.



O desempenho, os resultados, as colocações nas tabelas, as projeções, nos levam a crer em vitórias e triunfos históricos. Podemos sonhar em ganhar todas as três competições que disputamos atualmente, além do já conquistado Campeonato Mineiro? Claro que sim, uai! Tenhamos consciência de que é praticamente impossível que isto ocorra. Entretanto, podemos diminuir a pretensão e torcer para duas conquistas. Ou ainda, decrescer ainda mais a expectativa e sonhar com apenas a taça de uma das competições, o Brasileirão tão desejado, por exemplo. Ainda assim teremos que comemorar muito esta conquista histórica, pois estar entre os primeiros, os melhores times do país, é maravilhoso, pois não podemos nos esquecer dos tristes e penosos momentos que vivemos décadas atrás com problemas econômicos terríveis, em administrações desastrosas como as do nosso arquirrival. Eu sou otimista, apesar de bastante realista. Mesmo que tudo dê errado e que sejamos eliminados nas copas e não consigamos o título do Campeonato Brasileiro, ainda assim o excelente trabalho realizado no clube deverá ser apoiado e aplaudido pela torcida. É mantendo a organização, a sensatez e a continuidade do trabalho por anos seguidos que os bons resultados virão, se não neste ano, mas certamente em breve. Importante estar sempre ali, brigando no topo com os melhores do país e do mundo.


 
Vencemos uma batalha homérica ontem na Libertadores, contra o gigante River Plate, em seus domínios. O placar foi mínimo, de apenas um a zero, mas de suma importância para as nossas pretensões. Na próxima quarta-feira receberemos no Mineirão o River na partida da volta, podendo empatar para seguir adiante. Mas não se enganem, pois será uma nova, aguerrida, angustiante e emocionante batalha pela classificação às semifinais. Certamente, sofreremos até o segundo final, com resultado imprevisível, pois a equipe argentina é deveras qualificada e destemida. A tarefa de conseguir a passagem para as semifinais torna-se ainda mais complicada sem a presença em campo do nosso cerebral jogador Nacho Fernández, o maior craque do time. Mas a confiança na classificação persiste, firme e forte, pois temos uma equipe coesa, batalhadora e determinada.   



Mais do que nunca, é importante que a impaciente e exigente torcida atleticana tenha paciência, empatia, serenidade e equilíbrio para entender as dificuldades e vicissitudes do esporte, nos duros embates nossos contra adversários capazes, fortes e poderosos, nem sempre terminados positivamente. Então é mais do que necessário vivermos o momento presente com toda amplitude, curtirmos com toda a intensidade as emoções extremas que nos faz vivenciar a cada partida o nosso amado Clube Atlético Mineiro. Os exemplos de momentos memoráveis que vivemos em tempos recentes em jogos da Copa do Brasil e da Libertadores, quando levantamos a taça de campeão, nos dão a dimensão exata do nosso já famoso bordão: eu acredito! Confiar e acreditar até o final é fundamental. Sempre!
Um grande abraço espinosense.