Nós, espinosenses, naturais ou adotados, temos muito orgulho em ver a nossa pequena cidade do interior do Sertão das Minas Gerais se destacando como uma verdadeira fábrica de talentos em várias áreas do conhecimento. Ano após ano, são inúmeros os profissionais de alta qualidade que são formados em boas faculdades e universidades de todo o país, após um ensino de qualidade ofertado pelas instituições educacionais da cidade, públicas e privadas. E sempre acompanhamos com alegria o ótimo desempenho dos nossos estudantes em projetos educacionais elogiáveis como as Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa, além das excelentes notas conquistadas nas redações do ENEM.
Neste dezembro de 2024, a comunidade espinosense teve mais uma razão para se orgulhar dos seus meninos e meninas que levam a sério a oportunidade de evoluírem através da Educação.
O governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-SEE/MG, em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), estão realizando um projeto maravilhoso de oferecimento de intercâmbio educacional para alunos da rede pública estadual, denominado "Passaporte Mineiro do Conhecimento". Tudo começou com o "Projeto Cidadão Global", iniciativa que enviou 27 alunos da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, para um intercâmbio no exterior. A ideia foi copiada e aumentada, estendendo-se para todo o Estado, inserindo escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual de ensino de Minas Gerais, visando promover o acesso de estudantes de baixa renda a novas culturas, costumes e tradições. Cerca de R$ 26 milhões serão investidos no projeto, cobrindo despesas como passagem aérea, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e uma ajuda de custo para cobrir despesas pessoais dos participantes.
Para participar, os alunos do Ensino Médio precisaram se inscrever no programa que recebeu mais de mil interessados, sendo escolhidos no processo seletivo aqueles que apresentaram melhor desempenho acadêmico, habilidades de liderança e engajamento social, além de terem respondido a entrevistas individuais. Outras exigências eram a de não terem sido reprovados ao longo do percurso escolar, de apresentar média de nota superior a 70% e de frequência acima de 90% no ano anterior. No programa que levará 150 estudantes mineiros ao exterior, estão representadas 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e 63 municípios, inclusive e orgulhosamente, a nossa Espinosa, destaque com quatro alunos selecionados.
Na última sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2024, vários alunos estiveram presentes no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para acompanharem a divulgação dos selecionados para viajar ao exterior para cursarem, com todas as despesas pagas pelo Estado de Minas Gerais, o segundo ano do Ensino Médio, retornando ao país para aqui completarem o 3º ano. Os destinos serão os países do Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, Bélgica, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Entre os 150 escolhidos estão duas meninas e dois meninos da nossa comunidade espinosense, alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira:
JANAÍNE ISABELA FERREIRA DE ARAÚJO CERQUEIRA
LARISSA MATOS TOLEDO
ERICK ANTÔNIO VIEIRA CANGUSSU
GUILHERME ARTHUR ALKMIM RIBEIRO
O aluno Guilherme Antunes Rodrigues, da Escola Estadual Monte Azul, também foi selecionado.
Que orgulho! Parabéns aos nossos quatro especiais estudantes, que se destacaram tanto com os seus excelentes desempenhos escolares, bem como a todos os professores, diretor e demais servidores da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira pelo belo trabalho em prol da Educação e da evolução pessoal dos estudantes da nossa amada terra. E elogios aqui ao governador Romeu Zema e ao secretário de Educação Igor Alvarenga pela implementação do projeto "Passaporte Mineiro do Conhecimento". Espero que mais recursos sejam destinados ao projeto para que muito mais estudantes de baixa renda tenham a oportunidade de evoluírem participando de intercâmbios educacionais no exterior.
Os valorosos estudantes foram recepcionados com alegria e estardalhaço em seu retorno a Espinosa, com uma carreata festiva promovida pelos familiares, colegas, mestres e amigos, merecidamente.
Um grande abraço espinosense.