Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 11 de maio de 2021

2685 - Momentos decisivos no futebol mundial

Estamos chegando ao meio do ano de 2021 e os campeonatos pelo mundo estão nas suas fases derradeiras, com equipes gigantes em clássicos consagrados decidindo o título em algumas competições e algumas surpresas em outras. Vamos dar uma passeada pelas fases semifinais e finais de competições importantes pelo mundo, começando pelos torneios estaduais:

- No Campeonato Mineiro, carinhosamente chamado de Ruralzinho, o Cruzeiro ficou de fora das finais pelo segundo ano consecutivo, dando lugar ao Tombense em 2020 e ao América agora em 2021 no confronto com o Atlético. É o terceiro duelo entre Atlético e América nos últimos dez anos. Eles disputaram o título em 2012, com conquista do Galo, e em 2016, com conquista do América. Nesta decisão o Galo leva vantagem pela melhor campanha na fase de classificação. Enquanto o teinador Cuca busca seu quarto troféu da competição estadual (um deles pelo Cruzeiro), o técnico Lisca tenta ganhar sua primeira taça. Os maiores ganhadores do torneio são Atlético (45 títulos), Cruzeiro (38) e América (16). O Pouso Alegre foi o Campeão do Troféu Inconfidência, ao vencer a URT na decisão. O Troféu do Interior 2021 ficou com o Tombense.    

- No Campeonato Pernambucano, Sport e Náutico decidem o título em duas partidas de ida e volta nos dias 16 e 23 de maio. Os maiores ganhadores do torneio são Sport (42 títulos), Santa Cruz (29) e Náutico (22). 

- No Campeonato Baiano, Bahia e Atlético (BA) saíram em vantagem nos jogos semifinais, com vitórias sobre Bahia de Feira de Santana e Juazeirense, respectivamente, no primeiro dos confrontos. Os maiores ganhadores do torneio são Bahia (49 títulos), Vitória (29) e Ypiranga (10). 

- No Campeonato Gaúcho, a decisão estará mais uma vez entre os tradicionais e eternos rivais Grêmio e Internacional. Serão dois os jogos finais, em 16 e 23 de maio. Os maiores ganhadores do torneio são Internacional (45 títulos), Grêmio (39) e Guarany de Bagé (2). 

- No Campeonato Paulista, a disputa ainda está na fase de quartas de final. O Campeão estadual será um dos participantes dos confrontos entre Corinthians x Inter de Limeira, São Paulo x Ferroviária, Bragantino x Palmeiras e Mirassol x Guarani. Os maiores ganhadores do torneio são Corinthians (30 títulos), Palmeiras (23), Santos (22) e São Paulo (21).

- No Campeonato Carioca, os eternos arquirrivais se enfrentarão em dois jogos para decidir o título, nos dias 15 e 22 de maio: Flamengo e Fluminense. Os maiores ganhadores do torneio são Flamengo (36 títulos), Fluminense (31), Vasco da Gama (24) e Botafogo (21).

- Na Copa do Nordeste, carinhosamente chamada de Lampions League, o Bahia venceu o Ceará nos pênaltis e conquistou o título. Os maiores ganhadores do torneio são Bahia e Vitória (4 títulos), Sport (3) e Ceará (2).  



- Na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, os jogos ainda estão nas fases preliminares e de grupos, com o Campeonato Brasileiro só começando no final do mês. A Eurocopa começa daqui a uns 30 dias. 

- Na Champions League, o Chelsea de Thomas Tuchel, que chega à sua segunda final consecutiva depois de treinar o Paris Saint-Germain na temporada passada, enfrentará o mágico Manchester City do genial Pep Guardiola. Os gigantes Real Madrid, Barcelona, Juventus e Manchester United, dos craques Modrić, Messi, Cristiano e Cavani, ficaram pelo caminho, com a edição da terceira final entre clubes ingleses. O Manchester City vai disputar a final da Champions League pela primeira vez em sua história, enquanto o Chelsea fará sua terceira participação na final do torneio. Na primeira vez, temporada 2007/08, perdeu nos pênaltis para o Manchester United. Na segunda, temporada 2011/12, também nos pênaltis, venceu o Bayern de Munique e se sagrou Campeão. A decisão da Champions será no dia 29 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. Por conta da pandemia, há a possibilidade da transferência do jogo final para Londres, no Estádio de Wembley.

- Na UEFA Europa League, a Liga Europa, a final será jogada no dia 26 de maio, em Gdansk, Polônia. Irão se enfrentar o Manchester United, que eliminou o Roma, e o Villarreal, que despachou o Arsenal. Os maiores ganhadores do torneio são Sevilla (6 títulos) e Atlético de Madrid, Internazionale, Juventus e Liverpool (3).

- No Campeonato Italiano, a Série A TIM, uma grande surpresa. O Juventus de Cristiano Ronaldo, vencedor dos últimos nove títulos nacionais, viu o Internazionale de Milão erguer com folga a taça de Campeão Italiano que não ganhava desde a temporada 2009/2010. Os maiores ganhadores do torneio são o Juventus (36 títulos), Internazionale (19) e Milan (18).

- No Campeonato Alemão, a Bundesliga, nenhuma surpresa, pois o poderoso Bayern de Munique sagrou-se Campeão pela nona vez consecutiva, com sua equipe gabaritada e avassaladora de sempre. Os maiores ganhadores do torneio são Bayern de Munique (31 títulos), Nürnberg (9) e Borussia Dortmund (8).



- No Campeonato Francês, a Ligue 1 Uber Eats, o bilionário Paris Saint-Germain de Mbappé e Neymar está em perigo, na segunda posição da tabela, faltando apenas duas rodadas. O Lille lidera com 3 pontos de vantagem. Dos oito últimos campeonatos, o PSG ganhou nada menos que sete. O último ganho pelo Lille foi na temporada 2010/11. Os maiores ganhadores do torneio são Saint-Étienne (10 títulos), Olympique de Marseille e Paris Saint-Germain (9) e Monaco e Nantes (8). 

- No Campeonato Português, a Primeira Liga (Liga NOS), o Sporting lidera e tem a enorme vantagem sobre o Porto, com ótimas chances de se tornar o Campeão desta temporada. O Sporting não vence a competição desde 2002. Os maiores ganhadores do torneio são Benfica (37 títulos), Porto (29) e Sporting (18).

- No Campeonato Espanhol, a La Liga Santander, tudo pode acontecer, pois faltando três rodadas para o término, o Atlético de Madrid lidera com apenas 2 pontos de vantagem sobre Real e Barça. Os maiores ganhadores do torneio são Real Madrid (34 títulos), Barcelona (26) e Atlético de Madrid (10).

- No Campeonato Inglês, a Premier League, o Manchester City é o novo Campeão, faltando só a confirmação matemática, com o arquirrival Manchester United na segunda colocação. Os maiores ganhadores do torneio são Manchester United (20 títulos), Liverpool (19) e Arsenal (13). O Manchester City ganhou 7 títulos, computando este de 2020/2021.

Como é praxe no futebol, só nos resta repetir que ganhem os melhores, de preferência os nossos times do coração. Por exemplo, o Galo em Minas, o Bahia na Terra de Todos os Santos, o Bragantino em São Paulo, o Lille na França, o Barça na Espanha e o Manchester City de Guardiola na Champions. Que assim seja! 
Um grande abraço espinosense.