O Staples Center em Los Angeles foi palco da entrega dos prêmios do 54° Grammy Awards neste domingo, em que a grande vencedora foi a excepcional cantora britânica Adele, que faturou todos os seis prêmios a que foi indicada, merecidamente. Também se destacaram a banda Foo Fighters de Dave Grohl, com cinco prêmios, e Kanye West, que levou quatro estatuetas para casa. A noite ainda teria uma emocionada homenagem à grande cantora Whitney Houston, falecida prematuramente neste sábado, aos 48 anos de idade, com a sua canção de maior sucesso "I Will Always Love You" sendo interpretada por Jennifer Hudson.
Adele, depois de uma cirurgia nas cordas vocais, retornou brilhantemente aos palcos cantando "Rolling in the Deep", música que lhe rendeu os prêmios de Melhor Canção e Melhor Gravação do Ano. Ela ainda ganhou mais quatro prêmios: Álbum do Ano (21), Melhor Performance Pop Vocal (Someone Like You), Melhor Álbum Pop Vocal (21) e Melhor Videoclip (Rolling in the Deep).
A banda inglesa Foo Fighters ganhou as quatro categorias dedicadas ao Rock e ainda venceu o quinto Grammy com o documentário "Foo Fighters: Back And Forth". Outro grande destaque foi o rapper Kanye West que ganhou quatro dos sete prêmios a que estava concorrendo.
As grandes apresentações ao vivo na festa ficaram por conta de Bruce Springsteen e a sua E Street Band, que apresentaram o novo single "We Take Care of Our Own"; Alicia Keys e Bonnie Raitt prestaram homenagem a recentemente falecida Etta James, cantando "A Sunday Kind of Love"; o retorno ao palco dos Beach Boys, depois de mais de 20 anos de ausência, cantando "Good Vibrations" e a grande estrela Paul McCartney, que, além de ser agraciado com o prêmio Personalidade do Ano, cantou o novo single "My Valentine", acompanhado por Diana Krall e Joe Walsh. Ainda cantou três músicas dos Beatles, "Golden Slumbers", "Carry That Weight" e "The End", com a participação de Bruce Springsteen e Dave Grohl, entre outros.
O nosso Maestro Soberano Tom Jobim também foi homenageado pelo conjunto da sua obra, com o prêmio Lifetime Achievement Awards. É o primeiro brasileiro a ganhar essa homenagem da Academia do Grammy.
|
Adele levou todas as seis estatuetas a que concorria |
|
A banda Foo Fighters, liderada por Dave Grohl, levou 5 prêmios |
|
O nosso grande Tom Jobim foi homenageado |
|
A diva Whitney Houston ganhou homenagem emocionante |
|
Sir Paul McCartney se apresentou na festa ao lado de
vários artistas |
Veja abaixo os artistas vencedores nas principais categorias:
Álbum do Ano: "21" – Adele
Canção do Ano: "Rolling In The Deep" – Adele
Gravação do Ano: "Rolling In The Deep" – Adele
Artista Revelação: "Bon Iver
Melhor Performance Pop Vocal Solo: "Someone Like You" - Adele
Melhor Performance Pop Vocal Por Dueto/Grupo/Banda: "Body and Soul" – Tony Bennett e Amy Winehouse
Melhor Álbum Pop Vocal: "21" – Adele
Melhor Álbum de Pop Tradicional: "Duets II" – Tony Bennett
Melhor Performance de Rock: "Walk" - Foo Fighters
Melhor Performance de Hard Rock/Metal: "White Limo" - Foo Fighters
Melhor Canção de Rock: "Walk" - Foo Fighters
Melhor Álbum de Rock: "Wasting Light" - Foo Fighters
Melhor Canção de R& B: "Fool For You" – Cee-Lo Green e Melanie Fiona
Melhor Álbum de R& B: "F.A.M.E." – Chris Brown
Melhor Forma Curta de Video Musical: "Rolling In The Deep" – Adele
Melhor Forma Longa de Video Musical: "Back and Forth" – Foo Fighters
Melhor Canção Country: "Mean" – Taylor Swift
Melhor Álbum de Country: "Own The Night" – Lady Antebellum