Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de novembro de 2021

2825 - O sonho continua firme e forte

"O Galo ganhou! O Galo ganhou" O Galo ganhou!" A afirmação que virou meme invadiu as redes sociais mais uma vez na noite da última quarta-feira iluminada pelos deuses dos estádios. O Atlético, embalado por quase 60 mil apaixonados torcedores que encheram o Mineirão, venceu o Corinthians neste 10 de novembro de 2021, pelo elástico placar de 3 x 0, com gols dos inspirados atacantes alvinegros Diego Costa, Keno e Hulk. Novamente a Massa Atleticana que lotou o Gigante da Pampulha teve muito o que comemorar neste ano de brilhante desempenho do Atlético comandado pelo técnico Alexi Stival, o Cuca. Vestido com a mesma camisa que se tornou famosa na vitoriosa campanha da Copa Libertadores da América em 2013, o treinador merece todos os aplausos e o reconhecimento da torcida pelo excelente trabalho realizado à frente da equipe. Mesmo que aconteça uma tragédia e os dois títulos próximos de serem conquistados, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, não venham para a galeria de troféus do Atlético, a gratidão ao treinador deverá ser externada pela diretoria e pela torcida, por uma questão de justiça, simplesmente.
A vitória de quarta-feira contra o Corinthians foi a 13ª partida consecutiva vencida em casa, um recorde nos pontos corridos. Apenas o Palmeiras, no ano de 2018, venceu o mesmo número de partidas seguidas como mandante. A campanha atleticana é memorável, com 43 pontos conquistados em 48 possíveis em jogos dentro de casa. São 14 vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta contra o Fortaleza, na 1ª rodada, um aproveitamento incrível de 89,5%. E que poderá melhorar, pois ainda restam mais três partidas em casa, contra Juventude, Fluminense e Bragantino. No geral o aproveitamento também é impressionante: 73,1%, com 68 pontos ganhos em 31 jogos, 21 vitórias, 5 empates, 5 derrotas, 50 gols marcados, 22 gols sofridos e saldo de 28 gols. É claro que tudo isso não garante ainda o título, mas não há como negar que as chances são gigantes de finalmente o Atlético levantar mais uma taça de Campeão Brasileiro.

Campanha do Atlético até aqui:
Rodada - Adversário - Gols - Local
1ª - 1 x 2 Fortaleza - Hulk (Casa)
2ª - 1 x 0 Sport - Hulk (Fora)
3ª - 1 x 0 São Paulo - Jair (Casa)
4ª - 1 x 0 Internacional - Nathan (Fora)
5ª - 1 x 1 Chapecoense - Tchê Tchê (Casa)
6ª - 1 x 2 Ceará - Gabriel (Fora)
7ª - 0 x 2 Santos (Fora)
8ª - 4 x 1 Atlético-GO - Nacho Fernández (2) e Zaracho (2) (Casa)
9ª - 1 x 0 Cuiabá - Nacho Fernández (Fora)
10ª - 2 x 1 Flamengo - Savarino (2) (Casa)
11ª - 1 x 0 América -  Dylan Borrero (Fora)
12ª - 2 x 1 Corinthians - Hulk (2) (Fora)
13ª - 3 x 0 Bahia - Hulk (2) e Nathan (Casa)
14ª - 2 x 0 Athletico - Eduardo Vargas e Neto (Casa)
15ª - 2 x 1 Juventude - Hulk e Nathan Silva (Fora)
16ª - 2 x 0 Palmeiras - Savarino (2) (Casa)
17ª - 1 x 1 Fluminense - Eduardo Sasha (Fora)
18ª - 1 x 1 Bragantino - Diego Costa (Fora)
19ª - 2 x 1 Grêmio - Eduardo Vargas e Zaracho (Casa)
20ª - 2 x 0 Fortaleza - Júnior Alonso e Zaracho (Fora)
21ª - 3 x 0 Sport - Hulk, Eduardo Vargas e Diego Costa (Casa)
22ª - 0 x 0 São Paulo (Fora)
23ª - 1 x 0 Internacional - Keno (Casa)
24ª - 2 x 2 Chapecoense - Eduardo Sasha e Dylan Borrero (Fora)
25ª - 3 x 1 Ceará - Hulk (2) e Diego Costa (Casa)
26ª - 3 x 1 Santos - Nacho Fernández (2) e Nathan Silva (Casa)
27ª - 1 x 2 Atlético-GO - Nathan Silva (Fora)
28ª - 2 x 1 Cuiabá - Hulk e Jair (Casa)
29ª - 0 x 1 Flamengo (Fora)
30ª - 1 x 0 América - Guilherme Arana (Casa)
31ª - 3 x 0 Corinthians - Gols de Diego Costa, Keno e Hulk (Casa)

Jogos que ainda faltam:
32ª - Bahia (Fora) - Adiado para 02-12-2021
33ª - Athletico (Fora)
34ª - Juventude (Casa)
35ª - Palmeiras (Fora)
36ª - Fluminense (Casa)
37ª - Bragantino (Casa)
38ª - Grêmio (Fora)



Empurrado pelos gritos de sua enlouquecida torcida, "Vamos, Galo, ganhar o Brasileiro!", o time atleticano demonstrou mais uma vez o seu poderio ofensivo, vencendo pelo placar de 3 x 0. Ressalte-se que além da importância crucial do apoio da torcida nas partidas recentes, está sendo de fundamental valor a qualidade do elenco atleticano, que mesmo sem poder contar, especificamente nesta partida contra o Corinthians, com cinco jogadores de nível de seleção, Nacho Fernández, Allan Franco, Jefferson Savarino, Eduardo Vargas e Junior Alonso (os quatro últimos servindo às suas seleções), a equipe continua mantendo a ótima performance nos confrontos com os adversários. É imprescindível que a torcida valorize cada um dos nossos atletas, não só os protagonistas Hulk, Nacho, Zaracho, Diego Costa, Jair, Allan, Arana e Alonso, mas também os coadjuvantes que ajudam e muito a equipe com suas participações mínimas mas de essencial relevância, como Eduardo Sasha, Calebe, Nathan, Hyoran, Dylan Borrero e o jovem Neto. Todos são importantes, com cada um dando sua valiosa contribuição para o grupo e para o clube na busca da realização de grandes conquistas.
Fácil não será conquistar o título, mesmo com tão boas perspectivas de sucesso. Fácil é música do Jota Quest! Mas não há como não se entusiasmar e sonhar profundo com o fechamento do ano em êxtase completo com os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil se juntando à conquista do Campeonato Mineiro. A ansiedade está no mais alto grau, a vontade de gritar "É Campeão!" quase não pode ser mais reprimida. Mas é preciso paciência, calma, equilíbrio e o árduo exercício da humildade, pois nada está concluído e tudo de negativo ainda pode acontecer neste mundo do futebol tão repleto de imprevisibilidades. Então, parceiros atleticanos, vamos tentar manter a serenidade, a sanidade e a fleuma nos próximos confrontos decisivos para o nosso Atlético, continuando a torcer fortes e empolgadamente para que novas vitórias aconteçam e resultem em conquistas memoráveis no final do ano, verdadeiros presentes de Papai Noel.
Eu acredito até o último segundo! Vai dar Galo, se Deus quiser!
Um grande abraço espinosense.