Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 21 de outubro de 2023

3321 - Meu nome é Zépiqueno!

Muitos de vocês, amantes ou não da sétima arte, devem ter lido ou escutado em algum momento o nome Zé Pequeno. Trata-se de um personagem que se transformou em grande sucesso no cinema mundial, interpretado pelo ator Leandro Firmino da Hora no filme "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles. Zé Pequeno foi o nome escolhido por Dadinho, um jovem bandido de uma pobre comunidade do Rio de Janeiro, para se mostrar forte e poderoso diante dos demais criminosos. O filme é um sucesso e conseguiu obter quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. O Dadinho, ou Zé Pequeno, ficou conhecido em boa parte do mundo onde o filme foi exibido. Aí que entra esta história bem legal que vou lhes contar.




Pesquisando dia desses, nomes de alguns atletas profissionais de futebol que atuam na Champions League, descobri surpreso um tal de Zépiqueno Redmond, jogador do clube holandês Feyenoord Rotterdam, colega do Igor Guilherme Barbosa da Paixão, o atacante brasileiro Igor Paixão. O jovem atacante da Seleção Sub-18 da Holanda nasceu em 22 de junho de 2006 no Suriname. Com apenas 17 anos ele já se destaca no futebol, mas o que me deixou curioso mesmo foi o seu nome diferenciado.
Fui pesquisar e encontrei sua história. O pai dele assistiu ao filme "Cidade de Deus" e gostou bastante a ponto de batizar o garotinho recém-nascido com o nome do famoso personagem. Daí surgiu o Zépiqueno Redmond, nome que o jogador aceita com o maior prazer e bom humor, apesar da violência e da maldade do seu xará fictício.




Espero que o jovem jogador continue sua carreira atingindo o maior sucesso na profissão, levando para todo o planeta, de forma pacífica e positiva, o nome de um ícone do cinema brasileiro. 
Um grande abraço espinosense.