Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de março de 2021

2628 - Valorize a vida! Ela é o seu maior tesouro! Vacine-se!

O mundo vive atualmente um dos piores momentos da sua história. Há mais de um ano sob uma pandemia gigante de uma nova forma de Coronavírus que paralisou boa parte dos países, o planeta sofre as terríveis consequências humanas, sociais e econômicas. O nosso Brasil, infelizmente, é um dos países mais afetados, contando atualmente com um número assustador de vítimas da pandemia, só atrás dos Estados Unidos. Com os números atualizados de hoje, 13 de março de 2021, os Estados Unidos lideram a triste estatística de afetados pela Covid-19, com 29.348.101 infectados e 532.593 mortos. Na triste segunda posição está o Brasil, com 11.363.380 infectados e 275.105 mortos. 



A situação está bastante crítica em muitos estados do país, com várias capitais e grandes, médias e pequenas cidades em desespero, onde a lotação dos leitos dos hospitais está perto do colapso, com falta de oxigênio, UTI e profissionais de Saúde. A situação é gravíssima e preocupante, pois a velocidade da contaminação da população está acima da capacidade de atendimento da rede pública de Saúde, o que já está causando mortes nas filas de espera para internação. 
A única solução para a interrupção plena da pandemia é a vacinação em massa. Mas para que isso aconteça é preciso que o governo federal adquira a quantidade necessária para a vacinação de pelo menos 75% da população, o que infelizmente não aconteceu até o momento. Até o presente momento foram vacinados apenas 9.539.078 pessoas, o que equivale a 4,5% da população brasileira, uma porcentagem diminuta. 



Mesmo com a certeza avalizada pela Ciência de que a vacina é a única possibilidade concreta da resolução do problema da pandemia, algumas pessoas pouco sensatas e sábias continuam insistindo na negação do poder da vacina, recusando-se a tomá-la, com receio de efeitos colaterais. Grandes personalidades do mundo, mesmo as mais conservadoras, já se vacinaram, tomando a vacina diante das câmeras de televisão para dar o exemplo aos seus conterrâneos. Alguns deles: Benjamin Netanyahu, Mike Pence, Rainha Elizabeth II, Príncipe Philip, Bill Clinton, George W. Bush, Joe Biden, Barack e Michelle Obama, Chico Buarque, Gilberto Gil, Sílvio Santos, Fernanda Montenegro, Elza Soares, Stênio Garcia, Lima Duarte, Dedé Santana, Ary Toledo, Paulinho da Viola, Susana Vieira, Caetano Veloso, Raul Gil, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Jô Soares, o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes, Martinho da Vila, Cid Moreira, Betty Faria, Maurício de Sousa, Renato Aragão, Rosamaria Murtinho, Ary Fontoura, Stepan Nercessian, Zezé Motta, Laura Cardoso, Solange Couto, Paulo César Pereio, Leny Andrade, Ziraldo, Príncipe Charles, Jane Fonda, Willie Nelson, Tony Bennett, Steve Martin, Ian McKellen, Judi Dench, Oliver Stone, Joan Collins, Loretta Lynn e muitos outros mais.


 
É tempo de refletirmos profunda e serenamente sobre os cuidados que devemos tomar para proteger as nossas vidas e as vidas dos outros ao nosso redor. Só a vacina nos salvará a todos desta feroz e letal pandemia. Portanto, não a tema. Você pode até não se lembrar, mas certamente, desde que nasceu, já foi vacinado inúmeras vezes contra as mais variadas doenças como paralisia infantil, tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, pneumonia, otite, febre amarela, caxumba, rubéola e sarampo. Esta vacina contra a Covid-19 é só mais uma que nos dará novamente a chance de viver em paz, com bastante saúde, sem nenhuma complicação, podendo nos relacionar tranquilamente com as nossas pessoas queridas em plena liberdade de ir e vir. E se até a Rainha Elizabeth e os reis Roberto Carlos e Pelé tomaram a vacina, por que nós, mortais plebeus, não tomaríamos?
Um grande abraço espinosense.