Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de junho de 2022

2995 - A magia contagiante e transformadora da Música

Assim como milhões de pessoas com alguma sensibilidade no planeta, eu adoro música. Não de todas as criações musicais, obviamente, mas amo as boas músicas de todas as vertentes, do Funk ("Fico Assim Sem Você", de Claudinho & Buchecha) à Música Clássica ("Symphony #40 in G Minor, K 550 - 1. Molto Allegro", de Wolfgang Amadeus Mozart, tema de abertura do Cine Coronel Tolentino).
Assim sendo, fiquei extasiado com um vídeo publicado ontem na página do Facebook da minha sábia, sensível, espirituosa e bem-humorada amiga virtual Romyna Lanza. O vídeo mostra parte de uma apresentação de uma orquestra brasileira, com uma performance bastante inusitada e maravilhosa de jovens músicos talentosos e tomados de uma alegria contagiante na tarefa de interpretar clássicos da nossa rica Música Popular Brasileira. Curioso, fui pesquisar sobre a tal orquestra e descobri mais maravilhas ainda por detrás daquela imagem.




"O projeto NEOJIBA é uma política pública prioritária do Governo do Estado da Bahia, executada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social através de contrato de gestão com a organização social IDSM, Instituto de Desenvolvimento Social pela Música." NEOJIBA é a sigla de "Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia", projeto criado em 2007 com "o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletivos. Atualmente, o  projeto NEOJIBA atende a 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador, região metropolitana e interior do estado, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras."




Como é reconfortante perceber que em nosso país existem pessoas comprometidas com o bem-estar social e iniciativas bem-sucedidas e elogiáveis como esta. Exemplos positivos como este deveriam ser copiados em todas as demais unidades da Federação, chegando a todos os municípios brasileiros, sobretudo aos do interior do país. 
Parabéns aos idealizadores e executantes do projeto e aos alunos extremamente talentosos e comprometidos com a boa música.  
Um grande abraço espinosense.