Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de abril de 2019

2180 - A largada para o Brasileirão 2019

Neste sábado, 27 de abril, será iniciada mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A. E como sempre, é hora de especular sobre o que cada clube integrante da elite do futebol brasileiro poderá oferecer de alegria e conquistas na temporada aos seus fanáticos torcedores.
Vamos direto ao ponto, sem muitas delongas. O maior favorito para a conquista do título inegavelmente é o Palmeiras, o clube mais poderoso economicamente na atualidade e com um exército de excelentes jogadores em seu elenco. Outros três times também estão bastante qualificados para brigar com o Palmeiras pela primeira colocação no campeonato: Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Essas três equipes tem como diferencial bons jogadores em todas as posições e peças de reposição à altura dos titulares, além de um sistema de jogo equilibrado em função do ótimo trabalho dos seus treinadores.   
Por uma vaga na Libertadores da América certamente estarão brigando o São Paulo, o Corinthians, o Internacional, o Athletico, o Santos e, se alguma mudança positiva acontecer, até o meu Atlético. Esses times estão em uma posição intermediária em qualidade de recursos humanos e poderio técnico e tático no momento atual, com elencos razoáveis, mas com alguma inconstância nos seus desempenhos nestes primeiros meses do ano. 
Na condição de lutar por uma vaga na Sul-Americana, entendo que poderão estar o Fluminense, o Bahia, a Chapecoense e o Fortaleza. Quanto ao restante dos times, imagino que todos estão em um nível bastante parecido, nivelado, e com grandes possibilidades de se digladiarem na luta para não despencar para a disputa da Série B em 2020. Veja que entre estes, estão o Botafogo, o Vasco, o Goiás, o Ceará, o Avaí e o CSA. 
Falando especificamente sobre os times mineiros, há uma boa chance de o Cruzeiro faturar mais um título de Campeão Brasileiro, pois o time vem se apresentando muito bem, com um esquema tático muito bem estruturado, firme, com uma defesa quase intransponível, um modo de jogar fechado mas com saídas rápidas e com eficiente toque de bola para a finalização dos atacantes, principalmente o Fred, que voltou a viver uma ótima fase na tarefa de balançar as redes adversárias. Quanto ao meu Atlético, a situação é complicada, mas não desesperadora como parte da torcida vê. O clube conta com bons valores, mas faltam jogadores de melhor qualidade em algumas posições específicas, além de uma dedicação maior e um esquema de jogo mais compacto e mais equilibrado entre defesa e ataque. A descontinuidade recorrente no trabalho dos treinadores tem levado o time a uma instabilidade preocupante, o que resulta em pressões tremendas aos jogadores, plenamente prejudiciais ao seus desempenhos em campo. Há que se contratar alguns bons jogadores, escolher o quanto antes um treinador competente e dar a ele tempo, apoio e liberdade para a montagem de uma equipe competitiva, pelo menos para estar na briga na parte de cima da tabela do campeonato. Se mudanças como essas listadas não forem realizadas o quanto antes, correremos o risco de voltar à Série B. 
Como de praxe, são apenas elucubrações sem maior profundidade, espelhando o resultado de ideias livres sobre o desempenho dos times nos campeonatos estaduais e nas fases iniciais da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas como sempre acontece, acontecerão alguns acertos na mosca, como também surpresas e previsões as mais furadas. Faz parte da brincadeira, é só palpite mesmo.
Um grande abraço espinosense.