Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 8 de setembro de 2013

781 - Cruzeiro, campeão brasileiro de 2013?

Após o encerramento, neste domingo, do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol, a equipe do Cruzeiro parece predestinada a faturar mais uma conquista nacional. Com 40 pontos conquistados em 19 partidas na competição, com 12 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, 42 gols marcados e 18 sofridos, com saldo de 24 gols e aproveitamento de 70,2%, o time celeste tem tudo para se tornar, pela segunda vez, campeão brasileiro. Foi um desempenho espetacular do time mineiro na primeira fase, com vitórias sobre Goiás (5 x 0), Corinthians (1 x 0), Náutico (3 x 0), São Paulo (3 x 0), Atlético-MG (4 x 1), Coritiba (1 x 0), Criciúma (2 x 1), Vitória (5 x 1), Ponte Preta (2 x 0), Vasco (5 x 3), Bahia (3 x 1) e neste domingo, o Flamengo (1 x 0). Os empates foram com o Atlético-PR (2 x 2), o Internacional (2 x 2), a Portuguesa (1 x 1) e o Santos (0 x 0). As derrotas foram para o Botafogo (1 x 2), o Fluminense (0 x 1) e o Grêmio (1 x 3).
Sob o comando do competente treinador Marcelo Oliveira, contestado inicialmente por ter sido craque do maior rival nos anos 70, o Cruzeiro demonstra em campo a qualidade de um time bem montado, formado com alguns jogadores rodados, outras excelentes apostas e mais alguns talentosos garotos oriundos das categorias de base do clube. Entre os veteranos estão Borges, Dagoberto, Tinga, Nílton, Júlio Baptista e Ceará. Jogadores jovens se encaixaram muito bem no esquema montado por Marcelo Oliveira e se tornaram destaques, como o Ricardo Goulart, o Willian e, principalmente, o Éverton Ribeiro, sem dúvida o maior craque da equipe. Para completar, os garotos Mayke, Lucas Silva, Élber, Lucca e Vinícius Araújo fazem boas partidas quando tem oportunidade de jogar. No gol, o ótimo goleiro Fábio continua atuando em alto nível, com a sua costumeira competência e segurança.
Na história do Campeonato Brasileiro a partir de 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, em apenas três edições o primeiro colocado ao final do primeiro turno não se sagrou campeão ao término da competição. Em 2008, o Grêmio deixou escapar o título para o São Paulo. Em 2009, o Internacional viu o Flamengo conquistar o título. No ano passado, o Atlético-MG fez excelente campanha no primeiro turno, chegando em primeiro lugar com 43 pontos, mas foi superado pelo Fluminense, que conseguiu um desempenho extraordinário na segunda fase e conquistou o título de campeão brasileiro.
Neste ano, em que grande equipes do país não fazem boa campanha, casos de Atlético-MG, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco e São Paulo, a possibilidade de o Cruzeiro tornar-se campeão é muito grande, eu diria até inevitável. O Cruzeiro conseguiu montar uma equipe coesa, competitiva, com jogadores rápidos e de boa técnica, bem treinado e com um elenco bastante  homogêneo, o que leva à previsão de que dificilmente deixará de conquistar o título de campeão no final do ano. Entretanto, no futebol, nem sempre prevalece a lógica e resultados imprevisíveis e surpreendentes acontecem até com certa frequência. Mas não acredito em maiores reviravoltas na tabela de classificação e tudo indica que o time da Toca da Raposa não será superado pelos adversários.
Há que se destacar também o espetacular e expressivo desempenho da equipe celeste no Estádio Mineirão nesta temporada, com 18 jogos disputados e 17 vitórias conquistadas e apenas um empate, estando invicto até o momento.
Será muito bom para o futebol mineiro, que quebrará uma sequência de títulos conquistados pelos times paulistas e cariocas, francamente favorecidos pelo poderio econômico e pelas jogadas de bastidores. Que a minha previsão se confirme para alegria dos meus muitos amigos cruzeirenses.
Um grande abraço espinosense. 

780 - Que surpresa agradabilíssima!

Recebi um vídeo sensacional enviado por meu primo Carlos Magno e não posso deixar de compartilhá-lo com vocês. O vídeo mostra uma aparição surpresa da Banda da Escola Municipal de Música e Dança de Mogán na bela piscina do Hotel Cordial Mogán Playa, fazendo uma apresentação fantástica do Bolero de Ravel, uma das mais conhecidas e belas músicas clássicas. Em um cenário paradisíaco de um hotel nas Ilhas Canárias, os hóspedes foram presenteados com um momento único e comovente como só a música pode proporcionar. Espero que gostem tanto quanto eu. Valeu a dica, Magrão!
Um grande abraço espinosense.
 

779 - Tempo bom!

Essa velha fotografia, que me foi gentilmente cedida por Waldir do Bakana, mostra alguns importantes personagens da sociedade espinosense em um momento de descontração durante uma confraternização ocorrida ali pelos anos 50 ou 60, entre eles os nossos conhecidos moradores da Praça Coronel Joaquim Tolentino, Carlito Cruz e Antônio Rocha, pessoas da mais alta qualidade.  
Waldir havia identificado outras pessoas na fotografia, como sua irmã Altiva, Lourdes Tolentino e a esposa de Nelito, proprietário do inesquecível Cine Coronel Tolentino, Celeste, mas não tenho mais certeza. Será que é isso mesmo? Se você sabe quem são os outros, envie a sua mensagem os identificando.
Um grande abraço espinosense.