Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

3095 - Morreu Geraldo Brandão

A nossa vida é um frenético desenrolar de histórias alegres e tristes, com gente chegando e partindo a cada instante nas estações de todos os cantos da Terra. Vibramos de encantamento e felicidade com o advento das mais lindas criancinhas aos lares das famílias, porém derramamos lágrimas de padecimento e consternação com a partida dos entes queridos para o além. É um constante cenário apresentado diante dos nossos olhos, sem que possamos revertê-lo, dada a nossa gigantesca insignificância no Universo de Deus. Até que a nossa hora de partir chegue, completamente inesperada e incógnita, vamos sorrindo com os nascimentos e chorando com as mortes das pessoas amadas.
Tomei conhecimento através da minha irmã Joana D´Arc, pelo Whatsapp, do falecimento do senhor Geraldo Brandão ocorrido em Montes Claros. Ele residia há muito tempo em Janaúba, mas tem relações afetivas com Espinosa, integrante que é da numerosa e querida família Brandão, irmão de meus amigos Claudão e Lucídio. Por não ter tido a oportunidade de conhecê-lo e tê-lo como amigo, não farei aqui qualquer elogio, o que seria uma falsidade enorme de minha parte, o que definitivamente não me apraz. 
Quero então externar, aos meus amigos Claudão e Lucídio e aos demais familiares do Geraldo Brandão, os meus profundos sentimentos de pesar, ao mesmo tempo em que peço ao Senhor Deus que lhes confortem neste triste e doloroso momento de suas vidas. 
Que o senhor Geraldo, que devia ser atleticano por estar na fotografia com a camisa do nosso Atlético, descanse na mais completa paz após a caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.  



3094 - Homenagem ao centenário Darcy Ribeiro

Para comemorar o centenário de nascimento do antropólogo, historiador, professor, sociólogo, escritor, indigenista, Vice-governador, Secretário de Cultura, Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, senador e ministro da Educação Darcy Ribeiro, foi realizado em Montes Claros um evento cultural com a participação da Orquestra Sinfônica do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Darcy, filho ilustre da cidade de Montes Claros e defensor vigoroso da Democracia, dos indígenas e da Educação, estaria completando seus 100 anos de idade neste ano, no dia 26 de outubro. Ele faleceu em 1997, no dia 17 de fevereiro, aos 74 anos.



O Concerto Musical em sua homenagem aconteceu em palco montado quase em frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, na Praça Doutor Chaves, começando pouco depois das 20 horas. Com mais de 40 músicos em ação (entre eles meu amigo Antônio Carlos Vitorino, o Júnior Falcon) e sob a regência da maestrina Maria Lúcia Avelar, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros tocou trilhas sonoras de filmes, Música Popular Brasileira e até canções de Rock, inebriando o pequeno público presente. Eu sempre lamento a pouca presença de público, mesmo em eventos gratuitos, onde a Arte e a Cultura são oferecidos à comunidade, prova da ignorância e da falta de vontade de evoluir e assimilar conhecimentos pela população. Estive lá presente, mas assisti a poucas performances, apenas as três músicas de trilhas iniciais, pois tinha um compromisso no mesmo horário e tive que me ausentar exatamente quando a Orquestra começou a tocar Rock and Roll, com uma canção dos Beatles. Espero ter outras oportunidades.



Muitos brasileiros, e conterrâneos montes-clarenses, ignoram o trabalho e a importância do cidadão do mundo Darcy Ribeiro, que inquieto e sonhador, imaginou ajudar a criar um mundo mais democrático, mais justo socialmente e com educação de qualidade em tempo integral para as crianças brasileiras. Falhou, como ele mesmo reconheceu, mas sem jamais querer estar no lugar dos vencedores.



Viva Darcy Ribeiro, mais vivo do que nunca nas mentes e corações dos que comungam das suas ideias e sonhos de um Brasil mais evoluído, justo, empático, pacífico, verdadeiro, democrático e solidário!
Um grande abraço espinosense.