Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 9 de maio de 2021

2683 - Parabéns e obrigado, Mães de todo o mundo!

Segundo domingo de maio, Dia das Mães! Como se as nossas amadas mães tivessem somente um dia de sossego, dedicação e preocupação absurda com o bem-estar dos seus rebentos! Mas tudo bem, melhor reconhecer a sua importância em um dia só, do que nunca.
Esse tal "Dia das Mães" comemorado hoje, foi instituído oficialmente no Brasil em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Obviamente que as Mães já eram homenageadas em épocas passadas pelo seu dia, mas não de forma institucionalizada.
Diz a História que esse reconhecimento à importância crucial das Mães é de longa data, mas se materializou nos Estados Unidos no início do século XX, por conta de uma homenagem a Ann Jarvis, uma ativista humanitária que dedicou sua vida a obras de caridade, especialmente durante a terrível Guerra Civil Americana, que dividiu o país entre Norte e Sul e causou milhares de mortes por divergências quanto à escravidão e ao modelo econômico. Em meio aos milhares de feridos da insensatez humana, a Ann Jarvis socorreu soldados de ambos os lados do conflito, curando ferimentos e fornecendo alimentos. Não satisfeita, após o término da loucura sanguinária e mortífera promovida pelos beligerantes americanos, Ann passou a trabalhar incessantemente na reconciliação das pessoas que haviam lutado desatinadamente contra seus próprios conterrâneos. Ela, ao lado de outras Mães, foi a idealizadora do "Mother’s Friendship Day" ("Dia das Mães pela Amizade"), um dia especial para reunir famílias que haviam lutado em campos opostos, com o intuito de promover entre elas a fraternidade, o respeito e a amizade. Após sua morte em 1905, sua filha Anna Jarvis idealizou a criação de um dia exclusivo para homenageá-la. A ideia se espalhou e acabou sendo oficializada nos Estados Unidos e, posteriormente, em várias partes do mundo. Em alguns países a data é comemorada em dias diferentes, mas no Brasil e nos Estados Unidos comemora-se o Dia das Mães sempre no segundo domingo do mês de maio.
Nossas Mães, que nos deram a divina graça da vida, devem ser exaltadas, reconhecidas, cuidadas e amadas todos os dias do ano, em todos os momentos, sobretudo no findar da vida. Hoje é só um dia único criado para homenageá-las, que foi apossado pelo setor comercial para gerar lucros com presentes. Na verdade, o maior presente que podemos dar a elas é o agradecimento e o afago sinceros e carinhosos por tudo que elas significam na nossa existência. 
À minha Mãe, já nos Céus ao lado do Pai, à minha esposa e Mãe Cléa e a todas as demais Mães do mundo, o meu carinho, respeito e amor. Para demonstrar gratidão a todas elas, publico abaixo algumas imagens de Mães mais próximas, salientando que em nome dessas, todas as demais também estão sendo homenageadas com todo carinho e atenção. Parabéns e obrigado por tudo, Mães de todo o mundo!
Um grande abraço espinosense.