O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
O Ideb é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.
As metas são exatamente isso: o caminho traçado de evolução individual dos índices, para que o Brasil atinja o patamar educacional que têm hoje a média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa evoluir da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um Ideb igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental.
Fonte: portalideb.inep.gov.br
Aqui você fica sabendo dos dados disponibilizados sobre as nossas escolas em Espinosa:
Escola Estadual Dom Lúcio - Resultado 8% abaixo da meta, sem informação do Ideb do ano de 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,2
2013 5,1
2011 4,8 4,4
2009 4,4 Sem informação do Ideb
2007 4,1 4,6
2005 4,0
Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Resultado 21% abaixo da meta, com queda de 26% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 4.9
2013 3.7
2011 3.3 2.6
2009 3.1 3.5
2007 2.9 3,3
2005 2,9
Escola Estadual Comendador Viana - Resultado 2% abaixo da meta, porém com crescimento de 7% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 7,4
2013 6,6
2011 6,4 6,3
2009 6,1 5,9
2007 5,8 4,9
2005 5,7
Escola Estadual Joaquim de Freitas - Resultado 28% abaixo da meta, com queda de 20% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,1
2013 5,0
2011 4,6 3,3
2009 4,4 4,1
2007 4,2 3,6
2005 4,2
Escola Estadual Manoel dos Santos - Resultado 14% abaixo da meta, com queda de 9% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 5,0
2013 3,8
2011 3,6 3,1
2009 3,4
2007
2005
Escola Municipal Pequeno Príncipe - Resultado 15% ACIMA da meta, com crescimento de 7% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,4
2013 5,4
2011 5,2 6,0
2009 4,9 5,6
2007 4,7
2005
Escola Estadual Santa Terezinha - Resultado 13% abaixo da meta, com queda de 7% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,1
2013 5,0
2011 4,7 4,1
2009 4,4
2007
2005
Escola Estadual Santos Dumont - Resultado 10% abaixo da meta, mas com crescimento de 10% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,4
2013 5,4
2011 5,1 4,6
2009 4,7 4,2
2007 4,4 3,3
2005 4,3
Escola Estadual Virgínio Cruz - Resultado 8% ACIMA da meta, com crescimento de 8% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 6,3
2013 5,2
2011 4,9 5,3
2009 4,5 4,9
2007 4,2 3,9
2005 4,1
Escola Estadual Washington Xavier Mendes - Resultado igual a meta, com crescimento de 13% em relação a 2009.
Ano Meta Ideb
2021 5,8
2013 4,7
2011 4,4 4,4
2009 4,0 3,9
2007 3,7 3,4
2005 3,6
Fontes: portalideb.com.br.
Com a divulgação destes dados, percebemos o quanto ainda temos que melhorar a educação em nossa cidade. Parabéns às Escolas Pequeno Príncipe e Virgínio Cruz pelos resultados alcançados acima da meta e com crescimento em relação ao último Ideb. Parabéns à Escola Washington Xavier Mendes que conseguiu bater a meta e obter crescimento de 13%. Também merecem destaque as Escolas Comendador Viana e Santos Dumont, que mesmo sem atingir a meta, conseguiram um crescimento de 7% e 10%, respectivamente.
Às outras escolas que não conseguiram atingir as metas e obter crescimento em relação à última apuração, o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos funcionários e a certeza de que esses dados serão revertidos em breve, proporcionando uma educação de boa qualidade às nossas crianças e adolescentes em Espinosa. Tenho consciência das enormes dificuldades que os profissionais da educação enfrentam diariamente e torço para que as condições de trabalho e remuneração melhorem, para que eles possam desenvolver com toda a liberdade e motivação o seu ofício, de suma importância para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país. Jamais desanimem e continuem na dura batalha cotidiana de mudar o cenário educacional brasileiro, pois educação é fundamental.
Um grande abraço espinosense.