Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 6 de novembro de 2022

3066 - "Argentina, 1985", imperdível

Conhecer a História, tanto a universal quanto a sua própria, individual, é um fator indispensável a cada cidadão do mundo para este se compreender inteiramente, desde a sua origem até o quanto sua vida é influenciada pelos acontecimentos políticos e sociais que se sucedem ininterruptamente ao redor. Ninguém está a salvo na selva gigantesca do mundo. É mais do que necessário ter conhecimento e consciência do que ocorreu no passado, está acontecendo no presente e está sendo tramado para o futuro. Assim, é mais do que importante se dar conta dos horrores produzidos na História por regimes ditatoriais, que resultaram em sectarismo, intolerância, repressão, violência, dor, sofrimento, sangue e morte. 
Alguns regimes tenebrosamente violentos e genocidas não aconteceram há séculos distantes, mas em épocas bem recentes. Um destes regimes autoritários, truculentos e sanguinários ocorreu bem perto de nós, na Argentina de Diego Armando Maradona, Lionel Messi, Mercedes Sosa, Astor Piazzolla, Juan Manuel Fangio, Carlos Gardel e Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Instalado após um golpe de Estado realizado em 24 de março de 1976, que depôs a presidenta da República María Estela Martínez de Perón, a Isabelita Perón, a ditadura militar argentina durou longos sete anos, até 1983, deixando um rastro de cerca de 30 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos. 
Sobre este assunto que merece toda atenção e estudo, está disponível aos assinantes da Amazon Prime Video o filme "Argentina, 1985", que conta de forma bem competente o período pós-ditadura em que os bárbaros e inumanos militares golpistas, responsáveis pela condução do país no período mais desolador do país vizinho, foram levados a um julgamento civil, mesmo sob uma pressão enorme de poderosos, com ameaças de morte constantes endereçadas às testemunhas, aos promotores e aos seus auxiliares.




O filme é indispensável a todos, sobretudo a quem desconhece o maligno poder de destruição e de sofrimento causado por um regime autoritário em qualquer sociedade, não importa ser ele de direita ou esquerda, sempre resultando em excessos e arbitrariedades que massacram direitos, ferem e matam pessoas sem controle. Já vivemos tal experiência e sabemos o sangrento preço pago. Que esta vivência trágica, violenta e pavorosa jamais se repita! Para evitá-la, é necessário conhecer profundamente as suas entranhas podres e covardes. Uma pequena amostra da devidamente comprovada barbárie inaceitável cometida pela ditadura militar contra o povo argentino, que nos dói na alma, é o depoimento comovente de Adriana Calvo de Laborde no tribunal, um verdadeiro soco no estômago, de tão dolorido e repugnante. Não, nenhum ser humano, ou animal, merece tamanha violência e crueldade. 
Ditadura, nunca mais!
Um grande abraço espinosense.  


    


"Argentina, 1985"
Produção da Amazon Prime Video em parceria com as produtoras La Union de Los Rios, Kenya Films e Infinity Hill
Direção: Santiago Mitre

Elenco:
Personagem - Ator
Julio César Strassera - Ricardo Darín
Luis Moreno Ocampo - Peter Lanzani
Lucas - Manuel Caponi
Adriana Calvo de Laborde - Laura Paredes
Judith - Almudena González
Javier - Santiago Armas Estevarena
Bruzzo - Gabriel Fernández
Silvia - Alejandra Flechner
Eduardo - Santiago Rovito
María Eugenia - Antonia Bengoechea
Federico - Brian Sichel
Isabel - Leyla Bechara
Solanet - Walter Jakob
Juiz - Pablo Caramelo
Juiz - Alejo García Pintos
Asad - Carlos Portaluppi
Verónica - Gina Mastronicola
Lami Dozo - Marcelo López
Defensor - Carlos del Rio
Defensor - Ricardo Cepeda
Videla - Marcelo Pozzi
Massera - Joselo Bella
Galtieri - Carlos Ihler
Viola - Héctor Balcone
Lambruschini - Jorge Varas
Graffigna - Jorge Luis Couto
Anaya - Sergio Sanchez
Agosti - Jorge Gregorio

O filme foi o escolhido pelo governo argentino para representá-lo na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.