Houve um tempo em que as camisas dos times de futebol eram completamente imaculadas, contendo apenas o escudo do clube e o número do jogador. Isso ficou no passado já distante. Na atualidade, em que muitos dos clubes viraram SAF-Sociedade Anônima do Futebol e são várias as empresas patrocinadoras, algumas camisas são tomadas por marcas as mais diversas. E não só as camisas, mas também os calções e as meias. No uniforme do meu time, o Atlético, por exemplo, estão representadas as empresas Betano, MRV, Gerdau, Multimarcas, Supermercados BH, Mundiale, Auto Truck, Vilma, You Saúde e ABC da Construção, isso se não esqueci alguma.
Nos últimos anos, ocorreu uma verdadeira invasão de empresas de apostas nos patrocínios dos clubes brasileiros. Tornou-se praticamente uma unanimidade.
Na Série A, com suas vinte equipes participantes, apenas o Palmeiras e o Cuiabá não são patrocinadas por empresa de apostas. Todos os demais competidores levam na camisa algum patrocínio das chamadas Bets. São elas:
Athletico - Esportes da Sorte
Atlético - Betano
Atlético-GO - Blaze
Bahia - Esportes da Sorte
Botafogo - Pari Match
Corinthians - Esportes da Sorte
Cruzeiro - Betfair
Criciúma - Estrela Bet
Flamengo - Pixbet
Fluminense - Superbet
Fortaleza - Novibet
Grêmio - Esportes da Sorte
Internacional - Estrela Bet
Juventude - Stake
Red Bull Bragantino - Mr. Jack Bet
São Paulo - Superbet
Vasco - Betfair
Vitória - Betsat
Na Série B, o cenário não é diferente, com todos os 20 clubes sendo patrocinados por empresas de apostas:
Amazonas - Reals Bet
América - Estrela Bet
Avaí - Pixbet
Botafogo-SP - Estrela Bet
Brusque - Bet7K
Ceará - Esportes da Sorte
Chapecoense - KTO
Coritiba - Reals Bet
CRB - Estrela Bet
Goiás - BETesporte
Guarani - Dafabet
Ituano - Bet7K
Mirassol - Bet7K
Novorizontino - Bet7K
Operário - Bet7K
Paysandu - Bet Nacional
Ponte Preta - Estrela Bet
Santos - Blaze
Sport - Betvip
Vila Nova - BETesporte
E a grana pesada das Bets não fica somente nos patrocínios dos clubes, mas estão por toda parte. Estão nos programas esportivos, nos canais de Internet, nas propagandas com atletas, no nome do antigo campo do Bahia, agora Estádio Casa de Apostas Fonte Nova, e nos nomes das duas maiores competições de clubes do país, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, sob o patrocínio da Betano. É uma mina de dinheiro que se espalhou pelo futebol brasileiro e mais esportes no país. Só espero que não surjam maracutaias e trambicagens nesses negócios e que a lisura e a ética prevaleçam no ambiente esportivo nacional.
Um grande abraço espinosense.