Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

833 - Vai-se embora a "Enciclopédia do Futebol"...Morre Nílton Santos

O futebol brasileiro vai terminar esta noite de quarta-feira, de final de Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Paranaense, em clima de muita tristeza, qualquer que seja o resultado da decisão. É que faleceu nesta tarde, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes e emblemáticos jogadores da rica história do futebol brasileiro, o lateral-esquerdo Nílton Santos.
Sofrendo do Mal de Alzheimer há cerca de cinco anos, a "Enciclopédia do Futebol", como foi apelidado pela imprensa, não resistiu a uma infecção pulmonar e desencantou hoje às 15h50, horário de Brasília. Nílton Santos tinha 88 anos de idade. Nasceu aos 16 de maio de 1925, no Rio de Janeiro.
Nílton dos Santos, seu nome de batismo, se tornou o símbolo do futebol ofensivo, já que foi o primeiro lateral da história a avançar pelo campo adversário em direção ao ataque, em uma época em que era praticamente proibido ultrapassar a linha de meio de campo e os jogadores da posição se limitavam apenas a marcar os pontas rivais. Foi uma revolução à época.
 


 
O craque Nílton Santos, de futebol vigoroso, rápido, clássico e elegante, defendeu em toda a sua brilhante carreira apenas a camisa do clube carioca do Botafogo de Futebol e Regatas, tornando-se o atleta que mais partidas fez na sua história. Foi também um dos maiores ícones da Seleção Brasileira de Futebol, vencendo duas das quatro Copas do Mundo em que atuou, em 1958 e 1962, e sendo eleito pela Fifa como o melhor lateral-esquerdo do século XX. Pelo Botafogo, foi bicampeão do Torneio Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e foi campeão carioca nos anos de 1954, 1957, 1961 e 1962.
Nílton Santos sempre foi um sujeito otimista e muitíssimo bem-humorado. Uma das suas melhores histórias é sobre o dia em que conheceu o seu grande amigo Garrincha. Ele conta que no primeiro teste que Garrincha fez no Botafogo, ele levou um baile daquele sujeito das pernas tortas. Aí, sem titubear, foi até o presidente do clube e recomendou a sua contratação imediata, para que não fosse mais ele a vítima dos dribles desconcertantes do Mané. Sábia decisão.



 
A CBF decretou luto e a adoção de um minuto de silêncio nos próximos jogos dos campeonatos no país. O sepultamento está marcado para as 16 horas desta quinta-feira, no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Nílton Santos jamais será esquecido por aqueles que amam o futebol!
Um grande abraço espinosense.

832 - "De Graça", o segundo disco de Marcelo Jeneci

"De Graça é um espelho.
De um lado ele reflete você, de outro, o universo.
Que é como a gente, sem fim.
O De Graça aconteceu.
Como o sol, que não é meu, nem seu.
É nosso".
      
Marcelo Jeneci

Álbum "De Graça":

1. "Alento" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza / Arnaldo Antunes
2. "De Graça" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza
3. "Temporal" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza
4. "Tudo Bem, Tanto Faz" - Marcelo Jeneci / Laura Lavieri /Arnaldo Antunes
5. "Nada a Ver" - Marcelo Jeneci
6. "A Vida é Bélica" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza
7. "O Melhor Da Vida" - Marcelo Jeneci / Luiz Tatit
8. "Um de Nós" - Marcelo Jeneci
9. "Pra Gente Se Desprender" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza
10. "Julieta" - Marcelo Jeneci / Isabel Lenza
11. "Sorriso Madeira" - Marcelo Jeneci
12. "Só Eu Sou Eu" - Marcelo Jeneci / Arthur Nestrovski
13. "9 Luas" - Marcelo Jeneci / Raphael Costa


Enganam-se aqueles que entendem ser sinônimo de qualidade, o sucesso. Não necessariamente assim acontece. É só olhar em volta e perceber a imensa quantidade de coisas banais e péssimas entupindo as rádios, a Internet e as TVs, enquanto tanta coisa linda e excepcional fica à margem, sem conhecimento do grande público.
Neste cenário desolador da música atual, não há como não se alegrar com o lançamento do segundo álbum do cantor, compositor e multi-instrumentista Marcelo Jeneci, intitulado "De Graça".
Com treze faixas, sendo três de sua própria autoria, cinco em parceira com Isabel Lenza, uma com Luiz Tatit, uma com Raphael Costa, uma com Arthur Nestrovski, outra com Arnaldo Antunes e Laura Lavieri e mais uma com Isabel Lenza e Arnaldo Antunes, o álbum de belas composições trata basicamente da graça de estar vivo e poder experimentar todas as emoções proporcionadas pela vida.
A delicadeza é um fator predominante nas canções e no trabalho de Marcelo Jeneci, com melodias geralmente calmas junto a letras simples, mas de alta profundidade e sutileza, que falam diretamente ao coração. A suavidade marcante da voz de Laura Lavieri encanta não só na bela "Pra Gente se Desprender", assim como em "Tudo Bem Tanto Faz", e nas belas orquestrações de Eumir Deodato.
O álbum pode ser escutado gratuitamente e na íntegra no site marcelojeneci.com.br. Não perca a oportunidade de ouvir coisa nova, e boa! É bem possível que ele caia nas suas graças também. Espero.
Um grande abraço espinosense.

A propósito, você consegue perceber (Assim como o Jeneci) que algumas das coisas maravilhosas da nossa vida vem de graça? Que tal:
  • O amor dos seus filhos e dos seus pais;
  • O carinho e afeto da mulher amada;
  • O abraço e companhia do amigo fiel;
  • A contemplação do mar;
  • O banho de rio;
  • A fruta no pé;
  • O vento no rosto;
  • O sol na cabeça;
  • A beleza da lua;
  • A chuva bendita;
  • A sombra da árvore;
  • A alegria da vitória do time do coração;
  • A dádiva de poder sair por aí, livre;
  • A oportunidade concedida por DEUS de estar aqui, vivo!


831 - Boa notícia! Carros populares mais seguros no Brasil a partir de janeiro de 2014

A partir de 1º de janeiro de 2014, conforme legislação aprovada há algum tempo, todos os automóveis à venda no Brasil, nacionais ou importados, deverão ter instalados os equipamentos de segurança freios ABS e airbags dianteiros. A obrigatoriedade que vinha sendo aplicada aos poucos, se iniciando pelos carros mais caros, agora chega aos carros chamados "populares".
Em vista disso, sairão de cena do mercado automobilístico brasileiro a partir de janeiro, os modelos Volkswagen Gol G4, Ford Fiesta Rocam, Ford Ka, Fiat Uno Mille e a tão famosa e duradoura Volkswagen Kombi, abrindo espaço para novos modelos já adaptados para receber os novos equipamentos. Estes modelos, já obsoletos, não possuem estrutura para a instalação dos equipamentos exigidos.  O Volkswagen Gol G4 e o Ford Ka serão substituídos ainda no primeiro semestre de 2014 pelos globais Up! e novo Ka. O Fiat Uno Mille só terá substituto em 2015, conforme previsão de especialistas. Alguns modelos populares que ainda não possuem os equipamentos de série passarão a oferece-los em janeiro, casos do Palio Fire (Fiat), Celta (GM), Gol G5 (Volkswagen), Clio e Sandero Authentique (Renault). Os carros médios e os mais caros já vinham sendo fabricados com estes itens de segurança durante os três últimos anos, desde quando começou a exigência da lei, em 2010.
 
 
Isso, inevitavelmente, causará um aumento no preços dos automóveis de aproximadamente R$ 1.500,00. Outro item que pode passar a ser obrigatório a partir de 2014 é o rastreador, mas a decisão ainda depende de aval do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A obrigatoriedade da disponibilidade desses essenciais sistemas de segurança, incluindo freios ABS e airbags, há muito tempo já foi implementada com ótimos resultados em países mais desenvolvidos que o nosso, entre eles Alemanha, Japão, Canadá e Estados Unidos.
Sem dúvida, essas medidas tem muito que ser comemoradas, pela sua importância vital na prevenção de danos aos motoristas e passageiros em caso de acidentes. Se vai aumentar o preço um pouquinho, isso não importa muito. O que vale mais que tudo é a preservação das nossas vidas.
 
A propósito, o que são e para que servem freios ABS e airbags? Vamos a um pequeno esclarecimento:
Os freios ABS (Antilock Braking System), ou Sistema Antitravamento de Frenagem, é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal de freio é pisado fortemente, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole e a parada brusca e violenta do veículo, permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia. Além de proporcionar uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas.
 


 
O airbag é uma bolsa de ar inflável  instalada no volante e no painel do automóvel e serve como proteção dos ocupantes do veículo no caso de uma batida ou de uma desaceleração violenta. Para uma completa segurança, deve-se sempre usar o cinto de segurança e jamais viajar com os pés sobre o painel. Crianças no banco da frente (menos de 10 anos), nem pensar. O acionamento do airbag é feito a uma velocidade de cerca de 300 km/h, em até 40 milissegundos, dependendo da velocidade do veículo. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica, dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o airbag vai perdendo pressão após o acionamento.
Fonte: wikipedia.org
 
 

 
Um grande abraço espinosense.

830 - Os estragos da seca continuam...

Reportagem da Rede Record Minas, veiculada no programa Balanço Geral de 20 de novembro, mostra que nem as primeiras chuvas que começam a cair na nossa região conseguem reverter os enormes prejuízos causados pela pior seca dos últimos 40 anos. A situação é tão preocupante que 145 municípios mineiros já decretaram situação de emergência, entre eles Espinosa.
A equipe de reportagem comandada pelo repórter Álvaro Zanotti entrevistou dois agricultores de Espinosa, Seu Antônio Bezerra Sobrinho e  Seu Raimundo da Silva, que mostraram as suas imensas perdas e dificuldades para atravessar este momento de enorme sofrimento e desalento que assola o Sertão norte-mineiro.
Na oportunidade também foi entrevistado o técnico da Emater, Jorge Murilo Tolentino Gonçalves, que mostrou uma plantação de palma, uma planta que acumula água e que pode ser uma boa alternativa para a alimentação do gado nestes tempos de forte estiagem.
O que deixa a gente com um aperto no coração é quando se mostra o leito completamente seco do Rio São Domingos e as carcaças dos animais mortos no chão ressequido do Sertão. As imagens foram capturadas pelo jornalista Daniel Perchê.
Mas, por outro lado, é gratificante perceber a esperança que brilha nos olhos do sertanejo quando as nuvens negras se formam no céu e que podem trazer de volta, um dia, a oportunidade de plantar e colher as suas lavouras. Isso é o que lhe motiva a continuar em frente e é o combustível que o leva adiante nesta batalha diária pela sobrevivência sua e da sua família.
Aos resolutos homens da agricultura de Espinosa, o meu respeito profundo e a esperança de que dias melhores virão para que eles possam se dedicar felizes ao prazeroso cultivo da terra com a alegria e o entusiasmo de sempre.
Um grande abraço espinosense.