Depois de se tornar a segunda mulher Ministra do Supremo Tribunal Federal, em 2006, empossada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, a espinosense nascida em um hospital de Montes Claros, Cármen Lúcia Antunes Rocha, filha de Sêo Florival Rocha e de Dona Anésia Antunes Rocha (In Memoriam), conseguiu outro feito memorável: será a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral, em 67 anos de história da Corte. Ela chegou ao TSE em novembro de 2009, substituindo o Ministro Titular Joaquim Barbosa. Sua eleição deu-se no plenário do TSE durante a sessão administrativa do dia 6 de março passado e assumiu o cargo agradecendo a confiança dos colegas e se comprometendo em cumprir o cargo com "honestidade e absoluta dedicação". O ministro Marco Aurélio foi eleito para exercer a vice-presidência. A nova presidente declarou que "A democracia se faz com uma construção permanente e o que todos nós brasileiros queremos é construir juntos um Brasil que seja verdadeiramente democrático e que garanta a todos não apenas a cidadania, mas uma condição digna para cada ser humano".
Ela assumirá a presidência para o biênio 2012/2014 em uma solenidade de posse que deverá acontecer na última semana de abril e já iniciará a sua gestão com o desafio de conduzir o processo eleitoral no Brasil, neste ano em que o país terá eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios. E com a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, as demandas deverão ser ainda maiores.
Lula dando posse à Cármen, ao lado do pai Florival Rocha |
Cármen Lúcia com os ministros do STF |
Nascida no dia 19 de abril de 1954, Cármen Lúcia é a terceira filha entre seis irmãos de tradicional família de Espinosa. Desde cedo, dedicou-se à carreira jurídica. Formou-se em Direito pela PUC-MG, é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e ainda doutora em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo. Fala fluentemente outros cinco idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol e tem vários livros de conteúdo jurídico publicados. Um tremendo orgulho para sua família e para todos nós, espinosenses.
Saiba um pouquinho mais sobre a sua história aqui neste link: