Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 2 de outubro de 2021

2792 - Final brasileira também na Copa Sul-Americana

O momento não poderia estar melhor para os clubes brasileiros no cenário do futebol da América do Sul. Na Copa Libertadores, a final será entre Flamengo e Palmeiras. E o Brasil ainda teve o Atlético nas semifinais, com três equipes do país entre os quatro finalistas. Na Copa Sul-Americana a superioridade do futebol brasileiro também se verifica irrefutável, com Athletico e Red Bull Bragantino se classificando para a disputa da grande final também em Montevidéu, no mítico Estádio Centenário do Uruguai, em data marcada para ocorrer em 20 de novembro de 2021. 
O Red Bull Bragantino, grata surpresa do futebol brasileiro, mostra a força do seu projeto esportivo chegando à final da competição sul-americana mais importante depois da Copa Libertadores, após eliminar a equipe paraguaia do Libertad, com duas vitórias, a primeira em casa, no Estádio Nabi Abi Chedid, por 2 x 0, e a segunda, no Paraguai, no Estádio Defensores Del Chaco, por 3 x 1. O time paulista conseguiu a façanha de vencer cinco adversários jogando fora de casa consecutivamente, um recorde. Ele voltou a disputar uma competição internacional neste ano, depois de 25 anos de ausência. O time de Bragança Paulista, também conhecido como "Massa Bruta", é um dos grandes destaques do futebol brasileiro na atualidade. Fruto de um projeto sério e ambicioso, o clube saiu da Série B em 2019 com o título de Campeão, faz boa campanha na Série A nesta temporada com a quinta posição na tabela de classificação (à frente de gigantes como Corinthians, Internacional, Fluminense, São Paulo, Santos e Grêmio) e chega à sua primeira final de competição internacional. Um dos destaques da equipe treinada pelo técnico Maurício Barbieri é o goleiro Cleiton, que era do Atlético. 



O Athletico chega a mais uma decisão da Sul-Americana com todos os méritos. A equipe rubro-negra paranaense, agora treinada interinamente pelo técnico Paulo Autuori, está se especializando em disputas de mata-matas. Nas últimas 39 decisões em jogos de ida e volta, o time saiu vencedor em 31 confrontos. Desde 2018 o time conquistou seis títulos: três Campeonatos Paranaenses (2018, 2019 e 2020), uma J. League/Conmebol (2019), uma Copa do Brasil (2019) e uma Copa Sul-Americana (2018). Para chegar à final contra o Red Bull Bragantino, o Athletico precisou passar por um adversário de longa história de conquistas, o Peñarol do Uruguai. Venceu ambas as disputas, a primeira por 2 x 1 no Estádio Campeón Del Siglo, no Uruguai, e a segunda, na Arena da Baixada, por 2 x 0, com um gol e uma assistência do montes-clarense Nikão, destaque da equipe. O Athletico está na nona posição na tabela de classificação do Brasileirão da Série A e disputará uma vaga na final da Copa do Brasil com o Flamengo nas duas semifinais do torneio.



Não vejo favoritismo de nenhuma das duas equipes brasileiras na final da Sul-Americana. As equipes são muito competitivas e têm todas as condições para se superarem na grande final, conquistando o título. Vamos aguardar os acontecimentos, mas eu, particularmente, irei torcer por uma vitória do Red Bull Bragantino, por uma questão de simpatia, somente. Que vença o melhor, pois a taça de Campeão estará bem em qualquer situação, em mãos de brasileiros.
Um grande abraço espinosense.