Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 13 de novembro de 2018

2077 - O renascimento do Estádio João Rebello

O velho estádio do Ateneu em Montes Claros, que foi o palco de inesquecíveis confrontos da história do futebol da cidade, renasceu das cinzas. Ou melhor, do mato que tomou conta das suas instalações durante os quatorze anos de completo abandono.  Ali, no número 511 da Rua Ângelo de Quadros, no Bairro São José, o Estádio João Rebello foi inaugurado festivamente no dia 2 de maio de 1954, quando o Fluminense de Telê Santana esteve na cidade para enfrentar e vencer o Ateneu pelo placar de 2 x 0. O poderoso Santos também jogou ali, em outra partida amistosa contra o Broca, ganhando por 3 x 1 no dia 15 de junho de 1958.



O estádio, que conta com ótima estrutura, com iluminação, setor de cadeiras com 200 lugares, arquibancada para 3.000 espectadores, vestiários e gramado de ótima qualidade, espalhados em 17.596 m², foi reinaugurado na manhã deste domingo chuvoso e nublado. Participaram atletas das categorias de base do clube norte-mineiro, bem como grandes jogadores que vestiram a camisa alvinegra e brilharam apresentando seu futebol de enorme talento. Jogadores do eterno rival, o Cassimiro de Abreu, também estiveram presentes, participando e abrilhantando ainda mais a festa.



Um dos mais entusiasmados e emocionados com a ressurreição do clube e do estádio era o presidente Cássio Aquino, um gigante no trabalho de recuperação da imagem e da infraestrutura do lendário Ateneu, angariando com muita luta o apoio de alguns empresários e desportistas montes-clarenses. Na programação do domingo de alegria e futebol, ele foi o responsável por dar o pontapé inicial em uma das três partidas que ocorreram no novíssimo e impecável gramado. Na primeira partida, jovens das categorias de base do clube se enfrentaram, com o jovem Mateus Felipe marcando o primeiro gol após a reforma do campo. Logo depois, os jogadores seniores, com idade acima dos 50 anos, mostraram um pouco do seu talento, hoje dificultado pelo peso da idade. O Cassimiro venceu de goleada, por 6 x 2, com um belíssimo gol de letra marcado pelo grande craque Ilsomar. Na partida principal, os jogadores master, até 49 anos, animaram a torcida com boas jogadas, muitas finalizações mas sem eficiência, com apenas um gol marcado pelo atacante Evaldo para a equipe do Ateneu, que venceu por 1 x 0. Para completar a festa, houve apresentações de ginástica, capoeira e música. Participaram das partidas ex-jogadores profissionais e outros craques amadores como Odair, Guilherme, Victor, Alonso, Everaldo, Cesinha, PC, Ilsomar, Bolão, Keninho, Raulzinho, Wilton, Saruê e tantos outros, inclusive a garota Daiane, destaque no futebol feminino. 



Com toda certeza, Dona Albertina, torcedora-símbolo do Ateneu, deve estar bastante feliz no céu com a restauração do estádio onde ela morou e tanto torceu pelo seu time do coração.
Um grande abraço espinosense.



2076 - Tríade de maravilhas em MOC: Monumento, Cartão-Postal e Natureza

O Monumento...


Os viajantes que chegarem a Montes Claros, vindos do Norte de Minas por Janaúba e Salinas, terão o privilégio de apreciar uma nova obra de arte na paisagem da cidade. É que logo na entrada da cidade, após o MaxMin Clube, na Praça Alexandre Assis Martins, onde está a rotatória entre a Avenida Governador Magalhães Pinto e a Estrada da Produção, foi inaugurada uma escultura, no estilo outdoor vazado, em homenagem aos tropeiros. A obra artística foi idealizada por Rosângela Veloso Assis Martins (infelizmente, falecida recentemente) e custeada pelo empresário Américo Martins Filho, seu esposo. A praça, também conhecida como Praça dos Tropeiros, homenageia o filho deles falecido em 2011, próximo daquele local. A realização da obra ficou a cargo do arquiteto Igor Drumond. Interessante saber que o pai de Seu Américo chegou a Montes Claros junto aos tropeiros na década de 50, oriundo da cidade baiana de Urandi.
A solenidade de inauguração foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 9 de novembro, com a presença de autoridades, de membros da comunidade, de familiares do homenageado, do Prefeito Humberto Souto e do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro. 
O monumento, instalado no centro da rotatória, traz as figuras de um burro com bruacas sobre o lombo, seguido por um tropeiro e seu cachorro, simbolizando a importância dos intrépidos tropeiros no desenvolvimento do nosso Sertão. Brevemente outro monumento estará embelezando a cidade. Será instalado na praça do trevo do Aeroporto Mário Ribeiro uma nova peça artística simbolizando o sertanejo mineiro, com a figura de um chinelão. O chinelão que substituirá o que foi danificado e retirado do local em 2008, deverá ser inaugurado muito em breve, logo após a finalização da confecção da obra de arte.


O Cartão-Postal


Idealizada e construída pelo prefeito Antônio Lafetá Rebello, o Toninho Rebello, com a ideia de tornar mais fresca a escaldante cidade de Montes Claros, a Lagoa de Interlagos (ou Pampulha ou Pampulhinha) poderia ser o mais bonito cartão postal da região. Mas infelizmente todo o seu potencial nunca é completamente aproveitado pelas sucessivas administrações municipais, cujas promessas de sua revitalização nunca saem do papel. 
A ideia de Toninho era ótima: construir duas grandes lagoas na cidade, uma no lado norte e outra no lado sul, com o intuito de diminuir os efeitos do calor excessivo e embelezar o panorama da cidade. Nas imediações do Córrego das Melancias, a Prefeitura indenizou alguns moradores da região e rapidamente construiu a lagoa no local, isso lá no final dos anos 70, no segundo mandato do prefeito.  A lagoa tem tudo para se tornar a maior atração turística da cidade, mas sofre com a falta de infraestrutura, do despejo de esgoto clandestino, da descarga inconsequente de lixo e da proliferação intensa das tabuas nas suas margens. 
Seria ótimo se realmente a Lagoa de Interlagos tivesse um investimento pesado na construção de uma larga pista de caminhada ao seu redor, com arborização em toda orla, com iluminação de qualidade, aparelhos para recolhimento do lixo e cuidados com a limpeza constante da sua massa de água. Se atualmente já existem alguns empreendimentos comerciais como bares e pizzarias, imagine então se o local fosse tratado com mais atenção e cuidado.    


A Natureza...


A Natureza é mesmo sublime! Em uma das ruas do Bairro Jardim Panorama, duas árvores dão um espetáculo à parte em determinado período do ano. São duas grandes espécimes de Abricó de Macaco, ou cientificamente "couroupita guianensis", árvores originárias da Floresta Amazônica que atingem até 35 m de altura em seu habitat e até 20 m fora dele. É também conhecida como "Castanha de Macaco", "Cuia de Macaco", "Cannonball Tree" (árvore bola de canhão) ou "Assassin Tree" (árvore assassina), pelo fato de produzir frutos redondos como bolas, na cor marrom, com cerca de 20 cm de diâmetro e pesando até 3 kg. Os frutos pendem em cachos do tronco, assim como suas flores exuberantes e perfumadas, predominantemente na primavera e no verão, criando um verdadeiro espetáculo de cores e cheiros, uma maravilha da Natureza.  
Um grande abraço espinosense.