Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 9 de abril de 2023

3181 - O Atlético é Tetracampeão Mineiro!

Após duas batalhas emocionantes e cheias de tensão e rivalidade entre os finalistas América e Atlético, finalmente temos o novo Campeão Mineiro de Futebol. 
O Atlético confirmou sua superioridade no futebol das Minas Gerais e na 17ª participação consecutiva nas finais do Campeonato Mineiro suplantou o América e levantou sua 48ª taça de campeão estadual. Após a vitória no Independência por 3 x 2 no primeiro duelo, o Galo novamente venceu o América no Mineirão, desta vez por 2 x 0, gols de Hulk, e enlouqueceu mais uma vez a apaixonada e entusiasmada Massa Atleticana.



A PRIMEIRA BATALHA - DOMINGO - 1º DE ABRIL
Na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, mando do América no Independência, o Atlético começou arrasador, marcando logo no primeiro minuto, um golaço do argentino Cristian David Pavón. Ainda na primeira etapa, aos 33 minutos, Hyoran Kauê Dalmoro aumentou o placar com outro belíssimo gol. O resultado surpreendia a todos, já que o Atlético tinha a vantagem de jogar até por dois empates. O América, um tanto estupefato, finalmente reagiu nos últimos momentos do primeiro tempo com um chutaço com efeito desferido pelo ótimo meio-campista argentino Martín Nicolás Benítez. Aos 6 minutos da etapa complementar, ele fez a diferença novamente, com outro gol, tocando rasteiro por baixo das pernas do goleiro Éverson depois de receber excelente passe de Aluísio, decretando o empate no confronto. Aos 7 minutos o Atlético teve a chance de dar um salto em direção à vitória, com um pênalti marcado a seu favor e a expulsão do lateral Marlon por ter evitado o gol com a mão. O astro do time, em atuação incrivelmente apagada, Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, pegou a bola e chamou a responsabilidade de cobrar a penalidade para si. Bateu no canto direito do goleiro Matheus Cavichioli, que fez ótima defesa, evitando o gol da vitória atleticana. Quando tudo indicava o empate como resultado final, aos 52 minutos do segundo tempo, o iluminado Hulk se aproveitou de um toque na bola do parceiro Paulinho dentro da área e fulminou forte para balançar as redes americanas, determinando o triunfo alvinegro. 

AMÉRICA 2 x 3 ATLÉTICO
Competição: Final do Campeonato Mineiro de 2023 - 1º jogo
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Data e hora: 1º de abril de 2023, sábado, às 16h30
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas
Gols: Pavón (Atlético) a 1 minuto, Hyoran (Atlético) aos 33 min. e Benítez (América) aos 47 min. do 1º tempo; Benítez (América) aos 6 min. e Hulk (Atlético) aos 52 min. do 2º tempo
Cartões amarelos: Benítez (América); Patrick, Zaracho e Hulk (Atlético)
Cartão vermelho: Marlon (América)
AMÉRICA: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Ricardo Silva, Iago Maidana e Nicolas (Marlon); Alê, Juninho e Benítez (Mikael); Felipe Azevedo, Matheusinho (Everaldo) e Aloísio (Danilo Avelar)
Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO: Éverson; Mariano (Pedrinho), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Igor Gomes); Otávio, Zaracho (Vargas), Hyoran (Patrick) e Pavón (Edenílson); Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet

A SEGUNDA BATALHA - DOMINGO - 9 DE ABRIL
O Atlético entrou em campo com a vantagem de poder até perder a partida, desde que somente com um gol de diferença, que assim se tornaria Campeão Mineiro de 2023. Ao América só interessava a vitória e por dois gols de diferença. E aconteceu o que todos esperavam, um jogo emocionante disputado palmo a palmo. Logo aos 4 minutos, o América criou uma chance de gol, após falha de Mariano. Gonzalo Mastriani mandou uma bomba no travessão de Éverson. Mas mesmo jogando pior que o América, o Atlético marcou primeiro aos 26 minutos, através de Hulk, em pênalti marcado pelo árbitro com ajuda do VAR. Foi o 10º gol do artilheiro no Campeonato Mineiro e o de nº 77 no clube, em 127 partidas disputadas. O Atlético melhorou na partida, mas no segundo tempo o Otávio cometeu mais uma falta boba e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso, após apenas 3 minutos jogados. A coisa ficou feia para o Galo, mesmo ainda tendo a vantagem de poder perder por 2 x 1 ou 3 x 2. Aí debaixo da chuva que caía em BH, o América foi todo para cima em busca da virada no placar. Estava sufocando o Atlético até que em um contra-ataque fulminante aos 25 minutos, Zaracho avançou em velocidade e tocou de forma perfeita para Hulk balançar mais uma vez as redes do goleiro Matheus Cavichioli. O Coelho teve a chance de renovar a esperança no título aos 43 minutos do segundo tempo, depois de um pênalti cometido por Mariano sobre Henrique Almeida, mas que o goleiro Éverson frustrou o sonho americano, defendendo a cobrança de Wellington Paulista. Agora a tarefa do América era ainda mais complicada, precisando marcar três gols para ganhar por 3 x 2 e forçar a disputa nos pênaltis. E não conseguiu, o Atlético é Tetracampeão Mineiro em 2023!      



ATLÉTICO 2 X 0 AMÉRICA 
Competição: Final do Campeonato Mineiro de 2023 - 2º jogo
Local: Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Data e hora: 9 de abril de 2023, domingo, às 16h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (SP)
Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols:  Hulk, de pênalti, aos 26 min. do 1º tempo, e Hulk, aos 25 min. do 2º tempo (Atlético)   
Cartões amarelos: Arthur, Everaldo, Juninho (América); Otávio, Everson, Hulk, Mariano (Atlético)
Cartão vermelho: Otávio (Atlético); Vagner Mancini (América)
AMÉRICA: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Ricardo Silva, Éder (Matheusinho), Iago Maidana e Nicolas (Wellington Paulista); Alê, Juninho e Emmanuel Martínez; Felipe Azevedo (Everaldoe Mastriani (Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO: Éverson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Rubens; Otávio, Ígor Gomes (Battaglia) e Zaracho; Pavón (Patrick), Paulinho (Edenílson) e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet



CAMPEÕES MINEIROS NA HISTÓRIA:
Atlético - 48 títulos
Cruzeiro - 40 títulos
América - 16 títulos
Villa Nova - 5 títulos
Siderúrgica - 2 títulos
Ipatinga - 1 título
Caldense - 1 título

Desde 2010, o Atlético venceu 9 títulos, enquanto o Cruzeiro ganhou 4 e o América conquistou 1. 
Ano - Campeão - Vice
2023 - ATLÉTICO - América
2022 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2021 - ATLÉTICO - América 
2020 - ATLÉTICO - Tombense 
2019 - CRUZEIRO - Atlético 
2018 - CRUZEIRO - Atlético 
2017 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2016 - AMÉRICA - Atlético 
2015 - ATLÉTICO - Caldense 
2014 - CRUZEIRO - Atlético 
2013 - ATLÉTICO - Cruzeiro 
2012 - ATLÉTICO - América 
2011 - CRUZEIRO - Atlético 
2010 - ATLÉTICO - Ipatinga



Parabéns à imensa e apaixonada Massa Atleticana por mais uma conquista valorosa da equipe do Clube Atlético Mineiro, mais um Tetracampeonato Mineiro para incluir na sua vitoriosa História de vida.
Um grande abraço espinosense.