Com um novo formato de disputa nesta temporada de 2023, o Campeonato Mineiro de Futebol terá na busca da taça de Campeão deste ano, doze equipes, da capital e do interior do estado de Minas Gerais. Além dos belo-horizontinos América, Atlético e Cruzeiro, veremos em ação os times Athletic, de São João del-Rei; Caldense, de Poços de Caldas; Democrata, de Governador Valadares; Democrata, de Sete Lagoas; Ipatinga, de mesmo nome da cidade; Tombense, de Tombos; Patrocinense, de Patrocínio; Villa Nova, de Nova Lima; e Pouso Alegre, de cidade de mesmo nome. O regulamento traz de volta a decisão em dois jogos e uma disputa diferente das anteriores, com doze clubes distribuídos em três grupos de quatro, enfrentando adversários de grupos distintos. A estratégia é a diminuição das datas da competição.
Grupo A: Atlético, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga
1ª rodada:
21-01-2023 - Sábado - 15h - Athletic 3 x 1 Tombense - Joaquim Portugal
21-01-2023 - Sábado - 16h30 - Atlético 2 x 1 Caldense - Independência
21-01-2023 - Sábado - 19h - Patrocinense 1 x 2 Cruzeiro - Pedro Alves do Nascimento
22-01-2023 - Domingo - 18h30 - Pouso Alegre 0 x 4 América - Manduzão
23-01-2023 - Segunda-feira - 20h30 - Democrata GV x Democrata SL - Mamudão
Jogo suspenso pelo STJD - Villa Nova x Ipatinga - Castor Cifuentes
Terminada a fase inicial de classificação, seguirão adiante os primeiros colocados dos três grupos e mais o melhor segundo colocado para a disputa das semifinais, em dois jogos, com o time de melhor campanha enfrentando o quarto, e o segundo jogando contra o terceiro melhor colocado na fase inicial. Terá vantagem de se classificar com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols na semifinal e na decisão, o clube que fizer a melhor campanha na fase classificatória. Os rebaixados para o Módulo II serão conhecidos após um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase inicial.
O campeonato nem começou, mas já tem tapetão na área. Por conta de uma denúncia realizada pelo Betim, de uma suposta fraude cometida pelo Ipatinga, que teria falsificado a Carteira de Trabalho de alguns jogadores durante o último Módulo II, o STJD decidiu suspender os jogos envolvendo o Ipatinga até que uma decisão final seja tomada, confirmando a participação do clube ipatinguense ou o substituindo pelo Betim.
Uma ótima novidade será a utilização do VAR em todas as partidas da competição, igualando-se ao Campeonato Paulista no território brasileiro com esta inovação de suma importância.
O Troféu Inconfidência continuará sendo disputado, com semifinal e final entre os times que ficaram entre a quarta e a oitava posição na tabela da primeira fase.
AMÉRICA
O Coelhão vem forte para mais uma temporada, após um ano de 2022 bem positivo, com boa colocação no Brasileirão e classificação para a disputa de mais uma competição internacional, a Copa Sul-Americana. Com elenco preservado e treinador mantido, Vagner Mancini, o América ainda contará com alguns reforços importantes, com a chegada ao clube dos atletas Nino Paraíba e Nicolas, laterais, dos atacantes Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves e do zagueiro Wanderson. Um ponto forte do time continuará sendo, certamente, o meio campo formado por Juninho, Alê e Benítez. Tem boas chances de ser campeão o Coelho.
ATLÉTICO
Depois de uma temporada frustrante, principalmente para a torcida que esperava repetir a gigante alegria das vitórias e títulos conquistados em 2021, o Atlético sonha em ter a sorte de volta à sua rotina. Com novo treinador, Eduardo Coudet, exigente e competitivo argentino, o Galo pretendeu revigorar o elenco, desligando jogadores importantes das campanhas vitoriosas e contratando novas figuras, apostando no sucesso. Saíram jogadores relevantes nas conquistas recentes do clube, casos de Nacho Fernández, Keno, Junior Alonso, Jair, Guga e Rafael. Em contrapartida, chegaram à Cidade do Galo jogadores de boa qualidade, como os meio-campistas Edenílson, Patrick e Ígor Gomes, o zagueiro Bruno Fuchs e o lateral-direito Paulo Henrique, além do atacante Paulinho. Pelo ainda forte e qualificado elenco, o Atlético pode ser considerado o maior favorito à conquista do seu quarto título mineiro consecutivo.
CRUZEIRO
O time comandado pelo competitivo uruguaio Paulo Pezzolano fez uma grande reformulação no seu elenco, com muitas dispensas e contratações de jogadores, apostando alto em uma nova equipe para encarar forte o retorno à primeira divisão nacional. Chegaram o goleiro Anderson, o lateral William Ígor Formiga, os zagueiros Néris e Reynaldo, os meio-campistas Ramiro, Nikão e Mateus Vital, e os atacantes Gilberto, Wesley, Matheus Davó e Rafael Bilu. O clube de Ronaldo manteve nomes importantes, como o goleiro Rafael Cabral, o zagueiro Eduardo Brock, o meio-campista Neto Moura e o atacante Bruno Rodrigues. A torcida celeste espera que o time mostre força e conquiste a competição regional após três anos de insucessos.
Maiores vencedores do Campeonato Mineiro
Atlético - 47 vezes
Cruzeiro - 38 vezes
América - 16 vezes
Villa Nova - 5 vezes
Siderúrgica - 2 vezes
Caldense - 1 vez
Ipatinga - 1 vez
Entendo que, mesmo com a participação de alguns nomes famosos nas equipes interioranas, casos dos veteranos Patric, Bruno Silva, Sassá, Thiago Ribeiro e Jorge Henrique, o título ficará com um dos três grandes clubes da capital, sem surpresas. As vitórias de América, Atlético e Cruzeiro nesta largada do campeonato confirma isto.
O Campeonato Mineiro 2023 será bem rápido, com poucos jogos, mas tudo indica que será um dos mais disputados dos últimos tempos. Então, que o mais competente levante a taça e faça sorrir e emocionar a sua apaixonada torcida e os derrotados aceitem o insucesso com dignidade e respeito ao vencedor e demais competidores. Saber ganhar e perder é a base não só do esporte, mas da vida.
Um grande abraço espinosense.