Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

2852 - Filme sobre a história do Cruzeiro é premiado no Cinefoot

Sem muita coisa para comemorar desde o ano de 2019, quando o seu time foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro após administrações desastrosas, a torcida do Cruzeiro Esporte Clube finalmente pode celebrar uma conquista digna de satisfação pela gloriosa trajetória do clube desde os tempos da Società Sportiva Palestra Italia. 
Na edição número 12 do Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, considerado o maior festival de cinema de futebol das Américas, os vencedores dos prêmios principais foram dois filmes brasileiros. O primeiro premiado, na categoria de Melhor Filme em Longa-Metragem, foi a produção dirigida por Gustavo Nolasco e André Amparo sobre o centenário do Cruzeiro denominada "Em Busca da História do Cruzeiro". O filme concorreu com produções da Espanha, Reino Unido, Chile, Argentina e México, além de outras três criações brasileiras. Na categoria de Melhor Filme em Curta-Metragem o vencedor foi a produção "O Penta" dirigida por Israel Branco, que conta a história dos cinco primeiros campeonatos estaduais conquistados pelo Ceará Sporting Club, entre 1915 e 1919. Ainda na categoria de Melhor Filme em Curta-Metragem, os premiados em 2º e 3º lugar foram, respectivamente, "A Glória É Delas", dirigido por Yohana Scaranare e Angelo Martins, e "Moacyr Barbosa", dirigido por Emílio Domingos. Na categoria  de Melhor Filme em Longa-Metragem, foram premiados em 2º e 3º lugar, "O Vice de Ouro", com direção de Nícollas de Oliveira, e "Invictos - O Título da Lusa na Copinha de 1991", com direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, respectivamente. O Troféu João Saldanha, que premia o filme que apresenta a melhor expressão das faces humanas, democráticas e libertárias do futebol, foi para a produção espanhola "Bola F.C." ("Balón F.C."), dirigido por Raúl San Roman Otegi. Já o prêmio Redação AM foi para Daniel Mollo, da Rádio Mitre da Argentina, pela brilhante narração em homenagem a Maradona, em partida pela Libertadores da América.
Através da produção cinematográfica ora premiada, a gigantesca torcida cruzeirense, que espera uma recuperação do clube o mais breve possível com a transformação em clube-empresa, pode conhecer ainda mais profundamente a sua história centenária, repleta de vitórias e conquistas, e se orgulhar dela.
Um grande abraço espinosense.  



2851 - Vamos ajudar a reformar a nossa Igreja Matriz?

Infelizmente, a ação desgastante do tempo causou grande estrago nas instalações da Igreja Matriz de São Sebastião da nossa Espinosa, com deterioração e queda da extremidade da torre. A estrutura é bem antiga, construída há tempo impreciso, mas certamente com muitas décadas passadas sob as intempéries das chuvas, dos ventos e do sol inclemente do Norte de Minas. 
O acontecimento desastroso felizmente ocorreu em horário em que não havia nenhum fiel nem dentro nem nas imediações da igreja, sem causar danos físicos a qualquer pessoa, graças a Deus. Passado o susto, veio a comoção dos nossos conterrâneos com o desabamento da torre e a ideia de a comunidade se unir em prol da reparação dos danos na velha edificação que é importante cartão-postal da cidade e que faz parte da história de muitos habitantes que ali foram batizados, crismados e casados.
É importante esclarecer à população que a construção é propriedade privada da Igreja Católica e que uma eventual reforma não é de nenhuma responsabilidade do poder municipal, cuja administração pública deve, por Lei, ser completamente laica, ou seja, neutra em questões religiosas. Dito isto, cabe aos responsáveis pelo patrimônio artístico, histórico e cultural da Igreja Católica envidar esforços para que o mais brevemente possível seja realizada a reparação dos danos. Além disso, é de suma importância que a nossa comunidade católica se reúna o quanto antes e possa apoiar essa ação restauradora, colaborando de todas as formas para que uma reforma ampla e geral seja realizada. Com a doação de quaisquer valores em dinheiro pelos integrantes da nossa comunidade espinosense será possível restaurar o prédio e dar mais conforto e segurança aos fiéis. 
Se você se solidarizou com a comunidade católica de Espinosa, pode colaborar com esta justa causa doando qualquer valor na conta 9.381-5 da agência 0524-X do Banco do Brasil em nome da Paróquia São Sebastião. Ou ainda depositar usando o número PIX 041.114.430.003.72 (CNPJ) para a Diocese de Janaúba a qual a Paróquia de São Sebastião está subordinada. Precisando de mais informações, você pode entrar em contato com a Secretaria Paroquial através do telefone (38) 3812-1263 ou com o Padre Rogério pelo telefone (38) 99869-6486. 
Vamos ajudar para que possamos ver novamente bela a nossa velha, histórica e querida Matriz de São Sebastião.
Um grande abraço espinosense. 


   

     

2850 - Uma vitória consagradora

Não poderia ser melhor a atuação da equipe bicampeã brasileira do Atlético ontem à noite no lotado e pulsante Mineirão preenchido de apaixonados atleticanos na primeira partida decisiva da Copa do Brasil contra o Athletico. Com uma vitória memorável de 4 x 0, o Atlético praticamente confirmou mais uma conquista na temporada brilhante da equipe alvinegra, já Campeão Mineiro e Brasileiro. Claro que nada está decidido ainda, mas é quase impossível uma derrota pelo mesmo placar ou de goleada ainda maior na segunda partida a ser realizada na quarta-feira na Arena da Baixada. 



A imensa, exigente e bipolar Massa Atleticana talvez nem imaginasse placar tão elástico na primeira das partidas finais da Copa do Brasil. Porém o Atlético entrou decidido e concentrado, buscando a vitória desde o apito inicial do árbitro Bruno Arleu de Araújo. Demonstrando superioridade técnica e tática, o esquadrão atleticano foi balançando as redes do xará paranaense em sequência avassaladora até parar em quatro gols marcados, um de Hulk cobrando pênalti, outro de Keno em bela jogada individual, outro de Vargas após chute de Hulk e defesa parcial do goleiro Santos e mais um de Vargas depois de uma jogada coletiva extraordinária com participação de Hulk, Nacho Fernández e Zaracho.



Já está tudo decidido? O título já é nosso? Podemos comemorar antecipadamente? Claro que não! Ainda mais para quem tem na história um fato extraordinariamente triste e desolador, quase inacreditável. Em 1995, na primeira partida da final da Copa Conmebol contra o Rosario Central da Argentina, o Atletico goleou o adversário no Mineirão por 4 x 0, gols de Ézio, Cairo, Paulo Roberto e Silva. No jogo da volta, no Estádio Gigante de Arroyito, em 19 de dezembro de 1995, um fiasco completamente inesperado. O time não suportou a pressão adversária e também foi goleado pelo mesmo placar de 4 x 0, gols de Ruben da Silva, Carbonari (2) e Cardetti, indo a decisão para a cobrança de pênaltis. Quando todos imaginavam uma vantagem atleticana por ter no gol o excelente Taffarel, a coisa desandou com os dois primeiros pênaltis sendo perdidos pelos nossos atletas e aí a vaca foi pro brejo. Inacreditavelmente um título praticamente certo nos fugiu por entre os dedos. Foi uma loucura só a feliz comemoração dos torcedores do Rosario Central, merecidamente campeões pela façanha protagonizada. Assim é o futebol, totalmente imprevisível. Então fica o alerta para os jogadores e torcedores atleticanos de que o título do bicampeonato da Copa do Brasil está muito próximo, quase na mão, mas ainda não decidido. Ainda falta uma partida dificílima a ser disputada em campo hostil que deve ser encarada com cuidado, seriedade e respeito ao adversário. A gente aprende muito mais com os erros e o Atlético não pode errar novamente.



Falta muito pouco para o encerramento de um ano estupendo, maravilhoso, brilhante e extremamente vencedor do meu Clube Atlético Mineiro. Já comemoramos um Campeonato Mineiro, um Campeonato Brasileiro após 50 anos de espera e agora temos uma baita chance de comemorarmos o segundo título da Copa do Brasil. Então é torcer muito, acreditar no potencial da nossa equipe e soltar sem moderação a alegria gigante que mora em nossos corações. Vamos, Galo, fazer história mais uma vez!
Um grande abraço espinosense.  

RESUMO DA PARTIDA:
ATLÉTICO 4 X 0 ATHLETICO
Motivo: jogo de ida da final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 12 de dezembro de 2021, às 17h30
Público: 53.181
Renda: R$ 8.325.723,05
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (Fifa/RJ) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Gols: Hulk, aos 23', Keno, aos 34' do 1ºT, e Eduardo Vargas, aos 10' e aos 23' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Hulk, aos 21' do 1ºT, Guilherme Arana, aos 12', e Igor Rabello, aos 36' do 2ºT (ATL); Thiago Heleno, aos 10', Nico Hernández, aos 18' do 1ºT, e Pedro Henrique, aos 7' do 2ºT (ATH)
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Tchê Tchê, aos 37' do 2ºT), Jair (Calebe, aos 37' do 2ºT) e Matías Zaracho; Hulk, Keno (Nacho Fernández, aos 21' do 2ºT) e Diego Costa (Eduardo Vargas, aos 12' do 1ºT)
Técnico: Cuca
ATHLETICO: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nico Hernández (Pedro Rocha, aos 26' do 2ºT) e Abner Vinicius (Nicolas, aos 39' do 2ºT); Erick e Léo Cittadini; Nikão, David Terans e Renato Kayzer (Vinicius Mingotti, aos 26' do 2ºT)
Técnico: Alberto Valentim