Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 6 de julho de 2023

3241 - Palmeiras mais uma vez no caminho do Atlético na Libertadores

A sorte não costuma estar sempre ao lado do Clube Atlético Mineiro na sua longa trajetória de existência de 115 anos. Vítima de erros escandalosos de arbitragens em partidas decisivas, o Atlético também não se dá bem em sorteios em competições de jogos eliminatórios, os famosos mata-matas. Quase sempre o clube mineiro se encrenca nos sorteios, sendo escolhido para enfrentar os adversários mais qualificados e difíceis de serem batidos. Há três Copas Libertadores consecutivas, o adversário sorteado foi a poderosa Sociedade Esportiva Palmeiras, nada menos que o melhor time brasileiro da atualidade. 
Em 2021, o Atlético teve pela frente o Palmeiras na fase semifinal. Em excelente fase, o alvinegro de BH conseguiu apenas um empate no Allianz Parque em 0 x 0, perdendo a chance de vencer, com Hulk desperdiçando uma cobrança de pênalti. No jogo da volta, no Mineirão, o Atlético empatou novamente, desta vez em 1 x 1, e o Palmeiras acabou seguindo adiante pelo fato de ter marcado um gol no campo adversário, conforme rezava o antigo regulamento da competição sul-americana.
Já em 2022, com o regulamento modificado, sem vantagem de gol marcado fora de casa, mais dois jogos empatados pelas quartas de final da Libertadores. Jogando a primeira partida no Mineirão, o Galo empatou com o Palmeiras em 2 x 2. Na partida da volta, no Allianz Parque, novo empate, desta vez sem abertura de placar. O Palmeiras, que havia tido um jogador expulso na metade do jogo, conseguiu segurar o 0 x 0 e, na disputa de pênaltis, eliminou o Atlético e passou para as semifinais do torneio. 
Agora em 2023, novamente aparece o poderoso Palmeiras na vida do Atlético, com o sorteio definindo a primeira partida para o dia 2 de agosto, quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, e a partida de volta no Allianz Parque, na noite de 9 de agosto, também às 21h30. 
Além deste único confronto entre clubes brasileiros nas quartas de final da Libertadores, serão realizadas mais estas sete partidas:
Jogos de ida:
01/08 - 19h - Argentinos Juniors x Fluminense 
01/08 - 21h - Bolívar x Athletico
01/08 - 21h - River Plate x Internacional
02/08 - 21h - Nacional x Boca Juniors
02/08 - 21h - Deportivo Pereira x Independiente del Valle
03/08 - 19h - Atlético Nacional x Racing
03/08 - 21h - Flamengo x Olimpia
Jogos de volta:
08/08 - 19h - Fluminense x Argentinos Juniors
08/08 - 21h - Athletico x Bolívar
08/08 - 21h - Internacional x River Plate
09/08 - 21h - Boca Juniors x Nacional
09/08 - 21h - Independiente del Valle x Deportivo Pereira
10/08 - 19h - Racing x Atlético Nacional
10/08 - 21h - Olimpia x Flamengo



Não tenho bola de cristal, mas imagino que os times brasileiros Palmeiras e Flamengo sejam os maiores favoritos para a conquista de mais esta Copa Libertadores da América. Os dois ganharam os últimos quatro torneios continentais, com o Palmeiras sendo campeão em 2020 e 2021 e o Flamengo levantando a taça em 2019 e 2022. O Atlético, eliminado sem derrotas nos dois últimos anos, pode sim surpreender e eliminar o poderoso rival nesta fase das quartas de final, mas para isso tem que melhorar o desempenho em campo e ser muito mais eficiente na defesa e na conclusão das jogadas ofensivas. O Flamengo deve passar sem dificuldades pelo Olimpia, creio eu. Fluminense, Athletico, Boca Juniors, Independiente del Valle e Atlético Nacional também devem seguir adiante, na minha previsão aleatória. E o Internacional, honestamente, não vejo com possibilidades de eliminar o River Plate não. Mas são apenas prognósticos sem maiores pretensões, apenas palpites de um apreciador do futebol, este esporte tão magnificamente apaixonante e completamente imprevisível. Tudo pode acontecer, até o meu amado Galo reviver aquelas jornadas inacreditáveis da Libertadores 2013, da Copa do Brasil 2014 e do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021! Que assim seja, para delírio de milhões de atleticanos!
Um grande abraço espinosense.