A Biblioteca Municipal Professora Dulce Cardoso França Cruz, criada pelo saudoso prefeito José Cangussu no ano de 1938, fez aniversário ontem, dia 5 de julho. Para comemorar seu 82º ano de fundação, a Secretaria de Educação e Cultura da cidade de Espinosa, comandada por Juliany Barbosa Tolentino, em parceria com a aniversariante Biblioteca Municipal, coordenada por Rita de Cássia Gonçalves Lopes, realizaram um Sarau Literário através da Internet. O evento ocorreu na noite deste domingo, dia 5 de julho, e contou com performances artísticas de estudantes de algumas escolas da cidade e de vários filhos da terra, alguns morando atualmente em outras cidades.
A linha mestra da apresentação foi focada na poesia "O Navio Negreiro", do grande escritor Castro Alves, obra que vem bem a calhar nesse momento triste em que o mundo ainda se vê, vergonhosamente, afundado no poço profundo do racismo, do preconceito e da ignorância.
Esta foi a grade das apresentações culturais:
- Abertura e apresentação, por Rita de Cássia
- Escola Estadual Dom Lúcio - Música "Tocando em Frente", com Ingrid Laís Tolentino
- Lucas Silvestre (Unimontes) - Poesia
- CEMEI - Contação de História, com Viviany Dias Teixeira Cruz e sua filha Valentina
- Escola Municipal Doutor José Esteves - Dança, com Alauane Franciny, Stephanie Laís, Maria Cecília, Raiane de Assis e Amanda Gabrielly
- Escola Municipal Presidente Médici - Fábula Os Três Porquinhos, com Yasmim R. Barbosa e Luiza R. Lima
- Uílson Pedro - Poesia
- Eustáquio Tolentino - Causo
- Escola Estadual Santos Dumont - Número Circense, com Darliany e sua filha Lara Evelyne
- Escola Municipal Wanda Paim - Versos e Trovas, com Ana Lúcia Souza e Deusenir Soares
- Abdias da Costa Ramos - Poesia
- José Lúcio Antunes - Crônica
- Escola Municipal Doutor José Esteves - Pirofagia, com Luciano
- Gessandro Barbosa - Poesia
- Kelly Freitas - Literatura de Cordel
- Mílton Barbosa - Poesia
- Leandra Neves - Monólogo Musical, com Gabriela Castro
- Encerramento, por Rita de Cássia.
O evento foi transmitido pela rede social Facebook, e como foi a primeira investida dos idealizadores espinosenses neste tipo de promoção na Internet, alguns contratempos apareceram e tiveram que ser solucionados no momento da transmissão, transformando-se em uma verdadeira epopeia para os organizadores do evento. Houve atraso no início da transmissão, a iluminação não estava a contento, aconteceram falhas de edição e sincronização dos vídeos e a instabilidade da Internet prejudicou bastante a qualidade do projeto. Mas é assim mesmo que acontece quando se arrisca uma nova empreitada, ainda mais de forma amadora. Os equívocos cometidos servem de exemplo e combustível para que em uma próxima, e necessária, aventura cultural, eles sejam expurgados ou atenuados para que essa experiência singular seja mais eficiente, estável, agradável e prazerosa a quem se dispôs pacientemente a assisti-la.
Há que se elogiar, pelo menos, a dedicação vibrante dos organizadores do evento e a boa vontade de quem se prontificou a participar. Desde a bela apresentação da talentosa garota da Escola Estadual Dom Lúcio interpretando ao violão a canção "Tocando em Frente", de Almir Sater e Renato Teixeira, até a sublime performance de Leandra Neves ao som da música de Aldir Blanc e João Bosco, "O Bêbado e a Equilibrista", na voz divina de Elis Regina, o que se viu foi a entrega simples e despretensiosa, mas emocionalmente verdadeira, de amor à Arte por todos os participantes.
Merecem efusivos aplausos o prefeito Mílton Barbosa, que apoia firmemente a Cultura em sua administração; a Secretária de Educação e Cultura Juliany Tolentino, que concede enorme espaço para a divulgação da arte na cidade; a coordenadora da Biblioteca Rita de Cássia, que não mede esforços para fazer chegar à comunidade a Educação, a Arte e a Cultura; os diretores e professores das nossas escolas, gente devotada como Regina Ramos, Viviany Dias Teixeira Cruz, Edílson Braga, Maria Teles, AlexSandra David Cangussu Tolentino, Helenhizze Tolentino e todos os demais profissionais da área do conhecimento, que trabalham com coragem e generosidade na propagação do saber; os estudantes que mostraram seu talento em cena e também os participantes, que acataram o convite feito para homenagear a nossa Biblioteca no aniversário dos seus 82 anos de existência.
Espero que essa experiência tenha sido tão prazerosa para todos os participantes como foi para mim. E faço votos de que uma segunda edição se torne realidade em breve, com a participação de muitos outros mais conterrâneos apaixonados por Arte e Cultura, espalhados por Espinosa ou pelo mundo, que podem contribuir e muito para a ampliação e melhoria cultural do evento. Parabéns a todos!
Um grande abraço espinosense.
Para assistir na íntegra o Sarau Literário Online basta acessar o endereço abaixo:
https://www.facebook.com/biblioteca.deespinosa.5/videos/193769512082725/