Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 1 de agosto de 2020

2467 - O time do Araponga

Há poucos dias ganhei de presente do meu jovem amigo Gustavo Gomes essa relíquia. Gustavo é filho de Eduardo Gomes, amigo e companheiro de futebol na equipe de veteranos do 9 de Março. O precioso presente é uma antiga fotografia colorida que mostra o time do Bairro do Araponga de Espinosa, vestindo um bonito uniforme nas cores vermelha, preta e branca. 
Procurei identificar os jogadores e consegui reconhecer alguns. Outros eu até consegui reconhecer, mas me fugiram os nomes. Identifiquei meu colega de Cruzeirinho Péba, os irmãos Toninho, Eduardo e Euvaldo, Joãozinho, Zito, e o goleiro me parece ser o Horácio (conhecido como Caôi). Tem uns outros três que eu reconheci, mas não me lembrei dos nomes, infelizmente. Ajudem-me a identificar a todos, se tiverem essa informação, por favor.
Bons tempos aqueles em que cada bairro da cidade tinha sua equipe, e com muitos bons jogadores. Tive o prazer de jogar um pouquinho em um time do Bairro do Araponga em um campeonato municipal em que o time foi o campeão da competição. Não me recordo do ano nem do adversário da final. É a idade! Meus agradecimentos ao Gustavo pela cessão da imagem. 
Um grande abraço espinosense. 




2466 - Uma espiada no passado de Espinosa

Eu sou um saudosista declarado, mas sem trauma. Minha vida, como a de todo mundo, teve momentos maravilhosos e prazerosos e outros tristes e dolorosos. Assim é a vida, um conjunto de situações as mais diversas, indo da alegria incontida ao pranto desesperado. Relembrar o passado é divertido e importante, mas sem se esquecer de viver intensamente o presente e se preparar para o futuro que cada dia chega mais rápido e em um processo contínuo de mutação desenfreada. 
Com o intuito de abrir um espaço no mundo tecnológico e virtual para celebrar o passado e curtir as boas lembranças de uma Espinosa que ficou para trás, os meus amigos Rogério Souza e Geraldo Roberto Vieira Cruz (Tim) tiveram a excelente ideia de criar um grupo na rede social Facebook denominado "Fatos e Fotos Antigas de Espinosa". O espaço virtual tem Rogério como Administrador e Tim como Moderador, mas está aberto à toda população que tenha interesse em colaborar e participar, enviando histórias e fotografias antigas da nossa tão amada Espinosa. Enquanto escrevo essa postagem, são apenas 123 membros, mas este número deve aumentar bastante nos próximos dias, quando a divulgação chegar a mais gente. Conforme afirmam os criadores do grupo, "o objetivo é resgatar a história desta cidade, através de fatos, fotos e vídeos que retratem sua arquitetura, suas belezas naturais, seus hábitos, costumes, tradições, sua gente. Também memórias de tempos antigos nos aspectos culturais que embalaram nossas emoções em outros tempos". É importante ressaltar que no grupo não serão aceitas discussões de cunho político, religioso, futebolístico e sexual, o que é bastante válido nesses tempos sombrios de intolerância e ódio gratuitos.
Algumas imagens antigas de Espinosa publicadas até o momento me deram enorme prazer, pois as desconhecia. Uma delas mostra o meu saudoso tio Aníbal de Freitas, o conhecido Bola, comandando um passeio com ciclistas da cidade. Além dele, só consegui identificar duas pessoas: meu outro tio, Preto (Alvacy de Freitas), no canto esquerdo e o professor Geraldo Bala no centro. Também não consegui identificar o local onde a imagem foi feita. Imagino que seja na Praça Coronel Heitor Antunes, mas não tenho certeza. Só percebi o detalhe de uma lambreta passando lá no fundo com duas pessoas, ao lado dos carros.
Espero descobrir no grupo muitos tesouros que repousam esquecidos nas gavetas dos espinosenses, trazendo-nos tantas boas e especiais lembranças de um tempo que não volta mais, bem como de pessoas interessantes que de alguma maneira tiveram participação ou influência em nossas caminhadas. Na medida do possível, pretendo colaborar com algumas peças do meu acervo pessoal.
Parabéns aos meus queridos amigos Rogério Souza e Geraldo Roberto Vieira Cruz pela brilhante ideia! Peço permissão a eles para publicar aqui a fotografia a que me referi.   
Um grande abraço espinosense.