Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de maio de 2019

2194 - Um oásis de paz e tranquilidade em Montes Claros

Para quem ama a Natureza, a calorenta cidade de Montes Claros conta com um pedacinho de paz e sossego localizado bem ao lado de uma das suas mais importantes e movimentadas avenidas. Bem juntinho à Avenida José Corrêa Machado está o Parque Guimarães Rosa, que ganhou há pouco tempo um espaço aprazível propício para o lazer da população, com ecopista para caminhadas e corridas, bancos de troncos de árvores para descanso e piqueniques e espaço para contato direto com a Natureza, com iluminação, bebedouro e algumas obras de arte espalhadas por sua tortuosa via asfaltada de pouco mais de 1.300 metros. As obras de arte foram doadas por cidadãos e por artistas plásticos montes-clarenses como Gu Ferreira, Felicidade Patrocínio e Roberto Marques. Para um breve futuro, a administração municipal promete oficializá-lo como praça e implementar novas benfeitorias, como banheiros, novos bancos e um palco para apresentações culturais. Trata-se do Parque Urbano Municipal Sagarana, instalado logo na entrada do Bairro Ibituruna, inaugurado em julho do ano passado, um espaço ecológico que conta com cerca de 39 mil metros quadrados de vegetação do cerrado.   
Para tornar o espaço ainda mais bonito, a ONG Viva Verde, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, criou uma bela iniciativa de solicitar aos munícipes a doação de orquídeas para este e outros parques da cidade.
A área de proteção ambiental em local privilegiado e de fácil acesso tem atraído milhares de pessoas adeptas do contato direto com a Natureza, entre idosos, adultos, jovens e crianças, que sozinhos, com amigos e em família ou com seus animais de estimação, frequentam o parque durante todo o dia e até o horário limite das 22 horas. Ali, naquele ambiente sereno e transmitidor de paz e harmonia, muitos se dispõem a caminhar, a ler um bom livro ou apenas refletir sobre a existência. Imperdível!
Um grande abraço espinosense.