Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

3117 - Silenciou-se a guitarra do grande Jeff Beck

Tem gente que detesta solo de guitarra. Eu não! Eu adoro música, som de bateria e solo de guitarra. E como tenho ídolos que são experts na arte de dominar uma guitarra! Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Keith Richards, David Gilmour, Peter Frampton, Slash, Carlos Santana, Eddie Van Halen, Bryan May, Pete Townshend, Mark Knopfler, Angus Young, The Edge, John Frusciante etc etc etc. Sem falar nos ícones do Rock and Roll, os pioneiros Chuck Berry, Albert King, Buddy Guy, Buddy Holly, John Lee Hooker, Robert Johnson, entre outras feras da guitarra. 
E hoje é um dia de imensa tristeza para nós, amantes da música, do Rock e da guitarra. Morreu Jeff Beck.



Eleito em 2003 pela prestigiada revista musical norte-americana Rolling Stones, na pesquisa dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos, na quinta posição, Geoffrey Arnold Beck é um dos melhores guitarristas da história, com seu jeito peculiar de tocar com o dedo polegar, sem a palheta. Nascido em Wallington, Reino Unido, em 24 de junho de 1944, o influente músico integrou bandas como o The Yardbirds, substituindo Eric Clapton, e The Jeff Beck Group, ao lado de Ronnie Wood e Rod Stewart. Tocou ainda como músico convidado ao lado de ícones da música como Mick Jagger, Roger Waters, Brian May, Paul Rodgers, Stevie Wonder, Tina Turner e Jon Bon Jovi. 



Foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame por duas vezes, a primeira como membro do The Yardbirds em 1992 e a segunda como músico solo em 2009. Seu último álbum, "18", foi lançado em julho de 2022, produzido com a companhia do famoso ator e músico Johnny Depp.
Jeff Beck faleceu aos 78 anos de idade nesta terça-feira, 10 de janeiro, deixando uma legião de admiradores no mundo, entre amantes da música e colegas de profissão, sobretudo os guitarristas que tanto o apreciavam. A música mundial fica triste e mais pobre com sua partida, mas seu tesouro musical permanecerá vivo e aceso aos que amam o Rock and Roll. Que descanse em paz, Jeff!
Um grande abraço espinosense.