Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

2023 - O Bicho está de volta!

Não é novidade para ninguém a enorme quantidade de craques de futebol gerada em Montes Claros e região do Norte de Minas. Sem forçar muito a memória nos lembramos de Bentinho, Odair, Bené, Túlio de Mello, Alonso, Denarte Dávila, Felipe Gabrich, Coró, Nikão, Guilherme, Marcelino, Nicomedes, Vânio, Jânio, Bolão, Índio, Tatinha e Jomar, entre tantos outros nomes de jogadores que desfilaram todo seu talento com a bola pelos campos do mundo, da cidade e das redondezas.
Também não é novo o desalento dos que amam o futebol na cidade de Montes Claros, em não poder ver e usufruir de um estádio de mínima estrutura e conforto para os torcedores. Muitas promessas já foram feitas e até o momento nada se concretizou. O campo do Cassimiro de Abreu é o melhor que há na cidade, com sua localização central e de fácil acesso, mas com sua estrutura muito acanhada para a grandeza de Montes Claros. O campo do Ateneu, que por anos e anos ficou abandonado, com o mato tomando conta de todas as instalações, felizmente está sendo reformado, fruto do árduo e elogiável trabalho de grandes desportistas da cidade, em especial o Cássio Aquino.


Para trazer de volta um pouco de esperança em dias melhores para os aficionados pelo futebol na capital do Norte de Minas, a boa notícia é que o Montes Claros Esporte Clube, o famoso "Bicho", estará de volta nesta temporada, disputando a segunda divisão do Campeonato Mineiro. O clube já começou a se organizar para a disputa estadual escolhendo os membros da comissão técnica. Sob o comando do gestor Andrey Souza, a comissão técnica terá na função de treinador da equipe o ex-goleiro Milagres e o ex-jogador Bentinho como auxiliar técnico. Marco Antônio Milagres atuou profissionalmente defendendo as camisas de Flamengo, Atlético e América Mineiro. Já Antônio Bento dos Santos, o Bentinho, jogou em grandes equipes do futebol brasileiro como Botafogo, São Paulo e Cruzeiro, além de clubes do Japão.

O gestor Andrey Souza e o treinador Milagres

O gestor Andrey Souza e o auxiliar técnico Bentinho

O Montes Claros Esporte Clube foi fundado em 28 de agosto de 2003. A história do Montes Claros de maior sucesso foi na década de 90, onde após os dois vice-campeonatos, da série C (1995) e série B (1996) do Mineiro, chegou à primeira divisão e principal competição do estado de Minas Gerais. Na temporada de 1997, o Bicho jogou a primeira divisão do Campeonato Mineiro e fez bonito, vencendo os grandes Atlético, Cruzeiro e Villa Nova em casa, além de se classificar para as quartas de finais na sétima colocação. Como não poderia ser diferente, foi eliminado pelo Cruzeiro. 
As últimas participações do Bicho no futebol profissional aconteceram nos anos de 2013 e 2015. A partir de 2016 o time encerrou suas atividades profissionais, só retornando agora.
O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão contará com a participação de 13 equipes: 
Araxá Esporte (Araxá)
Athletic (São João Del Rey)
Bétis (Ouro Branco)
Boston City (Manhuaçu)
Coimbra (Belo Horizonte)
Minas Boca (Sete Lagoas)
Montes Claros
Passos
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sociedade Esportiva Patrocinense (Patrocínio)
União Luziense (Santa Luzia)
Valério Doce (Itabira)
Serão 17 datas em 83 dias de competição, com as equipes se enfrentando seis vezes como mandante e seis vezes como visitante. Os quatro maiores pontuadores se enfrentarão nas semifinais, com o primeiro jogando com o quarto colocado e o segundo contra o terceiro, no sistema ida e volta, com os dois primeiros levando a vantagem de decidir em casa. Nas duas partidas finais, o primeiro colocado joga a última em sua casa. Em nenhum momento haverá vantagem em gol marcado fora de casa, ou no empate ou resultados iguais para cada equipe. Havendo empate, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação. A data programada para o jogo final será 28 de outubro.
O Montes Claros fará sua estreia na tarde do sábado, 4 de agosto, fora de casa, em Nova Serrana, contra o Coimbra de BH. Então, boa sorte ao Bicho!
Um grande abraço espinosense.


Confira a tabela completa dos compromissos do Bicho na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro:

4 de agosto - Coimbra X Montes Claros - 15h (Arena do Calçado - Nova Serrana)
11 de agosto - Montes Claros X Boston City - 15h30 (Estádio José Maria Melo - Montes Claros)
15 de agosto - Valeriodoce X Montes Claros - 20h (Estádio Municipal - São Gonçalo do Rio Abaixo)
18 de agosto - Montes Claros X Bétis - 15h30 (Estádio José Maria Melo - Montes Claros)
26 de agosto - Ponte Nova X Montes Claros - 10h (Estádio José Mammoud Abbas - Governador Valadares)
2 de setembro - Montes Claros X Araxá -15h30 (Estádio Municipal Engenheiro João Guido - Uberaba)
8 de setembro - Montes Claros X Passos - 15h30 (Estádio José Maria Melo - Montes Claros)
19 de setembro - Patrocinense X Montes Claros - 15h30 (Estádio Municipal Júlio Aguiar - Patrocínio)
22 de setembro - Montes Claros X União Luziense - 15h30 (Estádio José Maria Melo - Montes Claros)
26 de setembro - Pouso Alegre X Montes Claros - 15h (Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi)
6 de outubro - Athletic X Montes Claros - 15h (Estádio Joaquim Portugal - São João Del Rey)
13 de outubro - Montes Claros X Minas Boca - 15h (Estádio José Maria Melo - Montes Claros)