Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 15 de agosto de 2021

2760 - Guilherme Arantes voa fundo no seu universo íntimo

É quase impossível, ou bastante improvável, que você nunca tenha escutado uma música composta pelo hitmaker Guilherme Arantes, como as canções "Planeta Água", "Êxtase", "Meu Mundo e Nada Mais", "Amanhã", "Deixa Chover", "Pedacinhos", "Um Dia Um Adeus", "Lindo Balão Azul", "Brincar de Viver" e por aí adiante.
Guilherme Arantes nasceu em São Paulo no dia 28 de julho de 1953. Em 1974 estreou na carreira artística como compositor, pianista, tecladista e cantor da banda Moto Perpétuo, formada pelos músicos Egídio Conde (guitarra solo e vocais), Cláudio Lucci (composição, violões, violoncelo, guitarra e vocais), Gerson Tatini (baixo e vocais) e Diógenes Burani (bateria, percussão e vocais). Depois de lançar este único álbum basicamente de Rock Progressivo com a banda que se desfez logo em seguida, Guilherme Arantes se aventurou na carreira solo conseguindo o respeito da crítica e o sucesso instantâneo com suas canções incluídas em novelas da TV Globo. Teve suas composições gravadas por ícones da MPB como Elis Regina, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Roberto Carlos, Belchior e Gal Costa, entre outros. Nas décadas seguintes, de 80 e 90, continuou no auge, com mais e mais músicas nas trilhas de novelas e nas paradas de sucesso, sempre angariando prêmios. A partir dos anos 2000 seguiu lançando ótimos álbuns, mas com pouca divulgação e aceitação popular, com a parada de sucessos dominada pela música sertaneja universitária, pelo funk e pelo pagode e suas variáveis. 
Guilherme, com seu espírito rebelde, teve vários amores além da música. Do romance com a arquiteta paulista Márcia, veio ao mundo a primeira filha, Marietta. Do casamento com Luíza, ex-integrante do grupo Gang 90 e Absurdettes, vieram os filhos homens Gabriel, Pedro e Tiago. Da união afetiva com Claudhia Engelman, veio a segunda filha, Paola. Atualmente Guilherme Arantes está casado com Márcia Miguez Gonzales.



Com um problema na coluna e nos membros superiores de nome Braquialgia, Guilherme, ao lado da esposa Márcia Gonzalez, resolveu se mudar temporariamente para a Espanha em 2019, instalando-se na pequena cidade interiorana de Ávila, cidade medieval de pouco mais de 50 mil habitantes cercada por altas, grossas e belas muralhas. Logo depois veio a pandemia e ele ficou ainda mais isolado, utilizando seu tempo livre para refletir sobre sua vida e sua carreira artística e ler bastante sobre músicos e personalidades que ele admira. Com 68 anos de idade e 45 anos de carreira completados, ele sente-se angustiado por não receber da crítica o reconhecimento que ele acha que merece. Fazendo uma retrospectiva e uma interiorização da sua alma musical, sentiu-se diminuído e irrelevante em não receber a mesma atenção e consagração que outros artistas brasileiros recebem da mídia, casos, por exemplo, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Jobim. Ele se ressente do fato de que sua obra de grande peso e qualidade não se torne algo clássico. Sentindo-se então instigado a mostrar seu valor, ele dedicou-se com afinco à literatura e à reflexão para aclarar as ideias e lançar sua nova forma de enxergar o mundo nas letras e músicas das canções de um álbum épico e transformador. Dessa angústia, dessa desilusão, dessa decepção com os caminhos da humanidade, é que ele criou canções memoráveis que resultaram no lançamento do seu mais recente trabalho, o disco "A Desordem dos Templários", que é uma alegoria sobre a busca de uma reordenação da humanidade com muito afeto e amor, nas palavras do artista. 



Canções do álbum "A Desordem dos Templários":
1) El Rastro - 4:21
2) A Razão Maior - 3:45
3) A Desordem dos Templários - 7:34
4) Nenhum Sinal do Sol - 3:30
5) Vinheta do Templário - 2:00
6) A Cordilheira - 3:50
7) Estrela-Mãe - 4:33
8) Toda a Aflição do Mundo - 6:07
9) Nossa Imensidão a Dois - 3:12
10) Kyrie - 3:20
11) Across the Abyss - 3:50
12) A Cordilheira - 3:50 

Juntando imagens do passado e do presente, de tempos medievais dos cavaleiros franceses da Ordem dos Templários aos atuais tempos sombrios de ódio, embuste e truculência, Guilherme Arantes ousa ir contra a corrente da mesmice, lançando um álbum conceitual, com duas canções de longa duração, "A Desordem dos Templários", com seus 7:34, e "Toda a Aflição do Mundo", com seus 6:07, marcando posição contra as regras estabelecidas e contra as injustiças tão presentes neste imenso e lindo planeta água, tudo formatado com capricho e todo o amor pela poesia e pela música que o alimenta.
Um grande abraço espinosense.

2759 - Uma voltinha rápida em Espinosa

No último final de semana estive em Espinosa, ao lado da esposa Cléa e do filho Renato que está de merecidas férias, para visitar a sogra que está se recuperando bem de um pequeno problema de saúde. Infelizmente, devido ao tempo bastante curto, não pude me encontrar com todas as pessoas queridas que eu gostaria, não fui bater uma bolinha com os parceiros peladeiros da AABB e de Gibão, não fui aos botecos tomar cerveja e bater papo com os amigos e nem tive como me locomover pela cidade para observar todas as mudanças ocorridas no perímetro urbano e em algumas localidades da zona rural, como normalmente faço. Esta "vistoria" descompromissada e prazerosa fica para uma outra oportunidade, se Deus quiser muito brevemente.



Mas em poucas andanças pela cidade, percebi algumas mudanças bastante interessantes e satisfatórias. O Distrito Industrial continua a se ampliar, com novos galpões sendo construídos para acomodar mais empresas e, consequentemente, podendo gerar mais empregos formais para a população. 



Passei pelo Estádio Caldeirão, onde tive a honra, o privilégio e o prazer de fazer o que mais gosto que é jogar futebol ao lado dos amigos, e me alegrei com a construção de arquibancadas para a acomodação dos torcedores espinosenses. Espero que em um futuro bem próximo o gramado seja completamente trocado para que os atletas da nossa cidade possam ter uma melhor condição para apresentarem o seu talento com a bola nos pés. Encantei-me com a grande quantidade de passarinhos nas árvores e no gramado do estádio. Tomara que mais árvores sejam lá plantadas para que mais pássaros apareçam.


 
Fui dar uma olhada na construção, já bastante adiantada, da nova sede do Fórum Municipal. O moderno, bonito e amplo prédio está sendo construído no Loteamento Jardins do Lago, anexo ao Condomínio Angatu, elogiável empreendimento do conceituado médico cardiologista Heron de Freitas.



Voltei mais uma vez ao canteiro de obras da Escola Técnica e fiquei imensamente feliz e entusiasmado ao visualizar o andamento rápido da construção, já imaginando o dia da sua inauguração. Esta escola será de fundamental importância não só para a população de Espinosa, mas para toda a região Norte de Minas e Sudoeste da Bahia, com a abertura de oportunidades de educação e trabalho a jovens e adultos. Aos que, por vontade própria, não desejarem seguir um curso superior, a Escola Técnica será um excelente caminho aberto para que se formem em um curso técnico, com possibilidades de profissionalização e empregabilidade rápida na nossa região. Espero vê-la em funcionamento o mais breve possível, colaborando para o progresso e o desenvolvimento educacional da nossa gente.    


 
Em papo com amigos, soube de outras coisas boas acontecendo no município, inclusive na zona rural, o que me deixa muito contente e satisfeito por ver a minha amada cidade melhorando a cada dia, com empreendimentos públicos e privados sendo implantados. Que assim continue! Ganhamos todos.



Para terminar, fui surpreendido divertidamente ao passar pela Rua Genésio Tolentino e pela Avenida Juscelino Kubitschek, perto do Ginásio Mateus Salviola Antunes da Praça José Soares da Silva, por um animado senhor pilotando, alegremente e com desenvoltura, um veículo completamente inusitado, uma mistura curiosa de motocicleta com bicicleta. Uma prova inequívoca do imensurável talento do brasileiro para criar coisas singulares, assim como a fachada do prédio com figuras geométricas. Viva a criatividade!
Um grande abraço espinosense.