Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

3139 - 90 anos de Dona Noeme

A Rua Coronel Domingos Tolentino em Espinosa se notabilizou ao longo dos anos por seu famoso apelido de "Rua da Resina" (nome oriundo da seiva que se desprendia dos caules das plantas ali existentes), pela efervescência cotidiana no passado sob a atividade frenética das suas muitas crianças, adolescentes e jovens que ali residiam e por abrigar um sem número de mulheres dignas, batalhadoras e resilientes, tornadas viúvas pelo destino, e sempre mães abnegadas no cuidado singular com seus próprios rebentos, bem como a todos os demais pequenos da vizinhança. Uma dessas mãezonas protetoras de todo mundo ali é Dona Noeme, que acabou de completar seus 90 anos de vida.
Com a presença dos filhos, netos e bisnetos amados, dos demais familiares e de amigos queridos, Dona Noeme Gonçalves Cruz comemorou alegremente seus 90 anos de caminhada terrena em um evento realizado nas dependências da escola fundada pelos filhos e que homenageia o seu finado esposo, o Cefloc-Centro Educacional Florisvaldo Lopes Cruz. A noite de sábado, 04 de fevereiro de 2023, contou com alegria descontraída, gratidão, reconhecimento, fortes laços afetivos familiares, reencontros, prazerosos papos, registros fotográficos, comes e bebes de alta qualidade e com a envolvente música de Gera de Lima e seu parceiro Rafa dos Teclados.





Meus parabéns a Dona Noeme, a quem eu, e muito dos meus velhos e queridos amigos e companheiros da Rua da Resina, devemos muita gratidão pelo amor, carinho e atenção que sempre recebemos nos primeiros anos de nossas vidas. Que o bom Deus conceda a ela mais e mais anos de vida, repletos de saúde, de paz de espírito, de energia positiva, de entusiasmo juvenil, de vontade de viver em harmonia com os filhos, netos, bisnetos, genros, noras, demais familiares, amigos e vizinhos, sempre com a serenidade, sabedoria e generosidade que lhe são peculiares.
Que Deus a abençoe, Dona Noeme! E muito obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.    





Infelizmente, percebemos a ausência de pessoas especiais e próximas da família, desde a comemoração dos 85 anos de Dona Noeme em 2018. Já nos deixaram com muita saudade nos últimos cinco anos, Geraldo (Gera), Dona Edite, Sêo Noé e Márcio, além de Braga e Beto de Marlene. Por problemas de saúde, também não contamos com as ilustres presenças de Dona Lia, Dona Nair e de Dona Cida, outras personalidades especiais da Rua da Resina.  
Para compreendermos integralmente o valor imensurável desta figura ímpar da nossa Espinosa, personagem dadivosa da nossa Rua da Resina, nada como o depoimento verdadeiro, carinhoso, agradecido e justo dos seus filhos, abaixo publicado.
Viva Dona Noeme! 

90 anos de Noeme Gonçalves Cruz

Hoje estamos aqui reunidos para celebrar a dádiva dos 90 anos de vida da nossa amada Noeme Gonçalves Cruz. E os seus filhos, Nora, Geraldo (in memoriam) Francisco (in memoriam), Roberto  (Quinha), Virgínio (in memorian), Terezinha, Graça, Rita, Crístia, Tatiane e Lucila, vêm aqui  agradecer: obrigado, Mãe! 
Mãe, monossílabo de três letras, mas que assume significados e predicados múltiplos. Mas que no caso de Dona Noeme,  pode ser traduzido em uma palavra: sabedoria.
A sabedoria da filha do senhor Sinfrônio Gonçalves Dias e de Dona Maria Lina de Jesus, que nasceu na fazenda Caraibinhas, cresceu na fazenda do Galheiro, e que sempre honrou a memória dos seus pais.
A sabedoria da irmã de Santa, Olavo, Noé, Edite, Terezinha (Preta), Neusa, Ederite e Braga, para os quais ela sempre foi porto seguro com a sua tranquilidade e serenidade.
A sabedoria da esposa do Seu Vavá da Caixa, exemplo de companheirismo, respeito e reverência. Não a reverência subalterna, mas a pacífica da  mulher que sempre conseguiu o que quis, sem jamais causar  discussões em seu lar.
A sabedoria da cidadã, funcionária da Escola Estadual Dom Lúcio, que sempre amou e dignificou o trabalho e o seu sagrado fruto, ensinando a cada um dos seus filhos essa valiosa lição.
A sabedoria da Mãe, conservadora por natureza, que educou seus filhos com rígidos valores morais e religiosos, mas que a cada dia nos surpreende na aceitação, sem julgamentos, do caminho que cada ser humano escolhe para si.
A sabedoria da viúva que, cheia de filhos menores, se tornou chefe da família, não medindo esforços para formar todas as suas filhas mais novas em nível superior, dando sempre um show de organização financeira e inteligência  na condução do orçamento doméstico.
A sabedoria da mulher temente a Deus, que nada reclama e tudo aceita resignadamente. Jamais praguejando ou questionando a sua sorte (para ela tudo é vontade divina). A mulher forte que mesmo depois de passar por tantas perdas e dores se recompõe  das cinzas, como uma fênix, dando uma aula de fortaleza para todos nós. Que ama a vida e diz querer viver 120 anos, como a sua  folcĺórica "Tia Ana".
A sabedoria da nora de Dona Zulmira Cruz, que mesmo morando em frente da sogra, nunca semeou ou cultivou um atrito sequer. 
A sabedoria da cunhada amorosa de Lilia, Neide, Vanda e Marlene. A vizinha  discreta, a  mulher alheia a discórdias e fofocas, que não guarda ressentimentos do passado, não lembra de dissabores, mas que cultiva gratidões eternas.
Essa mulher, essa senhora, que não se envaidece com elogios, nem se abala com críticas. Ela simplesmente é o que é.
Como se, sem nenhuma soberba e prepotência, não tivesse nenhuma consciência da sua real grandeza.
Mãe Santa, que na sua humanidade, representa a magnitude de todas as grandes matriarcas.
Mãe humana, que durante o seu processo evolutivo, aspira a santidade.
Parabéns, Mãe, por tanta memória afetiva e por representar tantas coisas lindas para os seus filhos, netos e bisnetos.
Parabéns, Mãe, pelos seus maravilhosos 90 anos de existência, repleta de lucidez, graça e amor pela vida.
Que Deus lhe contemple com muita vida, saúde e felicidades e nos conceda a honra da sua maravilhosa e didática presença.
Te amamos além do infinito!