Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 61

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Entre as várias etapas das nossas vidas, todas maravilhosas e importantes, uma é certamente a mais proveitosa em termos de liberdade e diversão, ainda sem as inevitáveis preocupações da vida adulta. A infância nos permite viver intensamente ainda com poucas responsabilidades, obrigados apenas à frequência escolar indispensável. Nesta formidável fase da minha existência em Espinosa, vivi momentos inesquecíveis de encantamento com a Natureza, com os amigos, com o futebol, com os colegas de escola, com o cinema. Este último foi tão fundamental na minha descoberta do mundo que, a partir das fantásticas histórias contadas na tela e que nos fascinavam magicamente, utilizávamos os personagens e situações fictícias dos filmes nas nossas brincadeiras do cotidiano. A nossa imaginação era tão fértil que nos fantasiávamos mentalmente de super-heróis, de caratecas, de índios ou de pistoleiros, e não tínhamos o menor receio ou acanhamento de vivenciar abertamente essas figuras em público, imersos na ingenuidade infantil e adolescente. 

Praça Antonino Neves: Ângela Freitas, Júnia Tanúsia e Anália Meira;
Júlio César, Eustáquio Tolentino, Mílton Barbosa, Roberto "Quinha" Carlyle e Jorge Murilo 

Praça Antonino Neves: Roberto "Quinha" Carlyle, Eustáquio Tolentino e Júlio César;
?, Júlia Figueiredo, Socorro e Regina Cordeiro, Marco "Uíla" e "Zezinho Brasinha"


Nestas duas antigas fotografias que adoro, aparecemos nós, alguns meninos e meninas da Rua da Resina, todos em completa saúde, paz e harmonia, felizes e realizados com a dádiva de serem livres e sonhadores. Como pode-se notar, eu, Júlio César e Roberto "Quinha" Carlyle, estamos posando com uma haste longa e delgada nas mãos, uma vara retirada de pequenas árvores da beira do Rio São Domingos. Estas peças, na nossa fecunda imaginação, eram os nossos "rifles", que utilizávamos para os nossos papéis cinematográficos de bandoleiros tupiniquins em nossas brincadeiras nas ruas e no rio. Ser criança e viajar na fantasia é bom demais!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 62

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

No terreno onde jogamos muitas partidas de futebol, quando ainda ali existia o famoso Estádio Vasco Alves Neto, o "Campão", funciona atualmente o Mercado Municipal, uma fonte de maravilhas para deleite da comunidade espinosense. Tudo de gostoso tem ali. Você encontra lá frutas diversas e saborosas como manga, laranja, abacaxi, pinha, goiaba, banana, jaca, abacate. E tem também acerola, caju, maçã, coco, mamão, melancia. E dependendo da época, tem umbu e jabuticaba. Quer queijo? Tem, sim senhora! Tem requeijão, tem rapadura, tem "tijolo". Tem quebra-queixo, queijo de trança, cocada. Tem verdura verdinha e barata para todo mundo. É alface, é coentro, é brócolis, é cebolinha e até uma Mônica pode ser encontrada no sábado de feira ali. Tem abóbora, batata doce, mandioca. Tem biscoitos dos mais variados tipos. Pão de queijo, peta, fofão. Tem carne de gado, de porco, de galinha, de bode. Linguiça, mocotó, bucho, também são encontrados lá. E espetinhos e peixes idem. É um mundo de encantos e sabores que encanta a alma, com as pessoas se encontrando alegremente nos dias de feira.   












Quando em Espinosa, é quase uma obrigação para mim acordar cedo no sábado e me deslocar até o Mercado Municipal para dar uma volta e observar o movimento, apreciar as maravilhas produzidas pelos nossos dedicados agricultores e reencontrar pessoas queridas, algumas delas não vistas há um bom tempo. É uma experiência simples, mas singular e prazerosa, fazendo com que nos sintamos realmente em casa.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.