Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

3384 - Corinthians, Hendecacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Tradicionalíssima competição esportiva brasileira, a Copinha, ou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, é realizada anualmente no início da temporada, reunindo equipes de jovens jogadores de futebol de todo o país. Nesta edição de 2024, participaram 128 equipes. A competição sempre é finalizada no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, no Estádio do Pacaembu. Por estar em reformas, a decisão foi transferida para a Neo Química Arena, do Corinthians.
Para chegar à sua 19ª final, o Corinthians eliminou o Novorizontino na semifinal, vencendo por 3 x 0, com três gols do centroavante Arthur Sousa. Já o Cruzeiro, que disputa sua 4ª final, chegou à decisão após passar pelo Flamengo, vencendo por 2 x 1, gols de Bruno Alves e Gui Meira, de pênalti.
Na partida final disputada nesta quinta-feira às 15h30, o Corinthians bateu o Cruzeiro pelo placar de 1 x 0, gol de Kayke, e conquistou o décimo primeiro título de sua história na competição.
Com 54 edições realizadas, o Corinthians é o maior vencedor da Copa São Paulo de Juniores, com 11 títulos conquistados. O Cruzeiro tem um título. 



CAMPANHA DO CRUZEIRO:
PRIMEIRA FASE - GRUPO 28:
04-01 - Quinta-feira - Mogi das Cruzes - 15h15 - 1 x 0 Capital
07-01 - Domingo - Mogi das Cruzes - 17h - 1 x 1 Nova Mutum
10-01 - Quarta-feira - Mogi das Cruzes - 17h15 - 9 x 0 União Mogi
SEGUNDA FASE:
13-01 - Sábado - Mogi das Cruzes - 21h30 - 1 x 0 Madureira
TERCEIRA FASE:
15-01 - Segunda-feira - Mogi das Cruzes - 20h45 - 1 x 0 Portuguesa
OITAVAS DE FINAL:
17-01 - Quarta-feira - Arena Barueri - 19h30 - 3 x 0 Santos
QUARTAS DE FINAL:
19-01 - Sexta-feira - Arena Barueri - 21h - 1 x 0 Coritiba
SEMIFINAL:
22-01 - Segunda-feira - Arena Barueri - 19h30 - 2 x 1 Flamengo
FINAL:
25-01 - Quinta-feira - Neo Química Arena - 15h30 - 0 x 1 Corinthians



CAMPANHA DO CORINTHIANS:
PRIMEIRA FASE - GRUPO 10:
03-01 - Quarta-feira - Marília - 21h45 - 6 x 0 Ji-Paraná
06-01 - Sábado - Marília - 17h15 - 1 x 0 Bangu
09-01 - Terça-feira - Marília - 21h30 - 0 x 0 Marília
SEGUNDA FASE:
12-01 - Sexta-feira - Marília - 17h15 - 2 (5) x (4) 2 Guarani
TERCEIRA FASE:
14-01 - Domingo - Marília - 16h - 4 x 1 Atlético-GO
OITAVAS DE FINAL:
16-01 - Terça-feira - Marília - 18h30 - 6 x 0 CRB
QUARTAS DE FINAL:
18-01 - Quinta-feira - Marília - 21h35 - 2 x 0 América-MG
SEMIFINAL:
22-01 - Segunda-feira - Neo Química Arena - 21h30 - 3 x 0 Novorizontino
FINAL:
25-01 - Quinta-feira - Neo Química Arena - 15h30 - 1 x 0 Cruzeiro



CORINTHIANS 1 X 0 CRUZEIRO
Motivo: Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Data: Quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Público: 43.495
Renda: R$ 1.215.586,00
Arbitragem: 
Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo (SP)
Assistentes: Robson Ferreira Oliveira (SP) e Izabele de Oliveira (SP)
Quarto árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP)
Gols: Kayke, aos 39 minutos do 2º tempo (Corinthians)
Cartões amarelos: Vitor Meer, Léo Maná, Arthur Sousa, Kayke (Corinthians); Arthur (Cruzeiro)
CORINTHIANS: Felipe Longo; Léo Maná, Renato, João Pedro Tocha e Vitor Meer; Ryan (Thomas Augustin), Breno Bidon e Pedrinho (GH); Higor (Thomas Lisboa), Kayke e Arthur Sousa (Jhonatan)
Treinador: Danilo Andrade
CRUZEIRO: Otávio; Dorival, Pedrão, Bruno Alves (Kelvin) e Carlos Gabriel (Rhuan Gabriel); Henrique (André), Jhosefer (Vitor Jesus), Vitinho e Gui Meira; Tevis e Arthur (Ruan Índio) 
Treinador: Fernando Seabra

Parabéns aos jovens jogadores do Corinthians pela importante conquista e muito sucesso na carreira futura de atleta profissional de futebol!
Um grande abraço espinosense.  

Centenário de Espinosa - Postagem 34

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Se existe um povo festeiro, farrista e animado neste mundo, é o espinosense. E para que este entusiasmo pelas festas e comemorações se mantenha vivo e alegre, a música é componente indispensável. Assim é que, na nossa história centenária tivemos, e temos, uma boa quantidade de músicos talentosos, nos mais variados estilos. Com habilidade ímpar na sanfona, temos Waldeir Tolentino, Walter Cangussu, Gino e Louro Mineiro. No violão temos Galdino, Orlando Freitas, Paulinho da Viola e Negão de Doxa. No baixo temos Devá e Betinho. Na bateria temos Canichane e Ratinho. No vocal temos Niltinho, Osmar, Fernando César e Heron. Só alguns poucos exemplos dos nossos artistas da terra, sobretudo dos mais antigos, que abriram caminho para a grande quantidade de jovens bons músicos que atualmente se apresentam na cidade e na região.
Animaram festas, bailes, leilões e reuniões sociais e políticas a saudosa banda de música do senhor Macedo, Os Boêmios e o Resto do Mundo, entre outros, espalhando graça e magia por aí.   









Fica o nosso agradecimento a todas estas figuras do passado e do presente que usam a sua afiada sensibilidade artística para nos encantar com a beleza da música, ingrediente essencial e imprescindível para nossas vidas. Boa sorte e sucesso para todos os nossos velhos e jovens artistas! 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 33

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Pode até existir, mas não me lembro de ver, desde que me entendo por gente em Espinosa, uma família tão divinamente abençoada por Deus com o dom do esporte como a de Sêo Ezinho e Dona Loura. É impressionante como todos os cinco filhos homens deles, Dim, Edmilson, Tatuzinho, Racine e Erivan, vieram ao mundo com o talento e a habilidade com a bola. 
  




O mais craque deles, o atacante artilheiro Elton Gomes, o Tatuzinho, é um fenômeno no trato da bola. E não só no futebol de campo! Seja no futebol, de campo, society ou de salão, ou no futevôlei, ou na peteca, ou no vôlei, ele sempre se destacou dos demais, com rendimento surpreendente e formidável. Dedicado e competitivo, Tatuzinho nunca se contentou apenas em balançar constantemente as redes adversárias, mas sempre se empenhou na busca de vitórias e conquistas, muitas em sua trajetória esportiva. Não à toa é meu ídolo no futebol espinosense. Tive a felicidade e a regalia de poder estar ao seu lado por um bom tempo vestindo a mesma camisa no Cruzeirinho e pude acompanhar e presenciar de perto sua incrível habilidade para jogar futebol. Para minha alegria, também pude jogar ao lado dos seus irmãos craques, Dim e Racine. Um privilégio!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.