Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 28 de abril de 2023

3195 - Os Catopês vão invadir e colorir o Carnaval do Rio de Janeiro

Depois de anos de boicote, censura e ataques à Arte e à Cultura no Brasil, felizmente começam a soprar novamente os ventos das boas novas que trazem esperança e alegria aos abnegados artistas brasileiros e prazer e entusiasmo aos amantes da beleza das criações artísticas. 
Entre milhares de novos projetos de artistas de todas as vertentes pelo país inteiro, eis que um deles nos afeta e alegra especialmente. Sob a batuta do novo carnavalesco da escola, Tiago Martins, a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói. ex-Acadêmicos do Sossego, que desfila na Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, levará à avenida em 2024 o enredo "Catopês – Um céu de Fitas". 
Aos que desconhecem a mais que centenária festa popular religiosa de Montes Claros, os Catopês, juntamente com os Marujos e Caboclinhos, são grupos de congadas tradicionais que fazem um espetáculo colorido, magnífico e cativante pelas praças, ruas e avenidas da cidade durante o mês de agosto. A festa criada há 184 anos por negros escravizados nas antigas fazendas na região do Arraial das Formigas, hoje continua firme e forte, mantida basicamente por personalidades humildes da cidade, com apoio da administração municipal e de cidadãos compromissados com a Cultura, prestando homenagens à Nossa Senhora do Rosário, ao São Benedito e ao Divino Espírito Santo.


 
Toda essa maravilha tão conhecida do povo norte-mineiro agora será mostrada no Carnaval mais famoso do mundo. Em 2024, a Escola Acadêmicos de Niterói lutará com outras 15 agremiações carnalescas pelo título de campeã da Série Ouro, buscando a única vaga para o Grupo Especial. Em 2023, a escola de Niterói ficou na quinta posição. Boa sorte para a Acadêmicos de Niterói! Mesmo que o título não venha, já terá sido maravilhoso ver os nossos Catopês sendo mostrados ao mundo com toda sua história, garra, beleza e cores.
Um grande abraço espinosense. 

3194 - Inauguração da Minas Caixa em Espinosa

Através da página da senhora Cely Santos, no Facebook, consegui uma imagem de imensa importância para a história da nossa quase centenária Espinosa. Na antiga fotografia aparecem figuras ilustres da nossa cidade em momento de enorme esperança no desenvolvimento municipal, com a inauguração da agência da já extinta MinasCaixa lá pelos idos de 1975. Nesta instituição bancária trabalharam figuras distintas da nossa comunidade, como Florisvaldo Lopes Cruz (Sêo Vavá da Rua da Resina), Mauri Antunes Caldeira, Itamar Cerqueira (Mazinho), Cordelúcia Cangussu Tolentino, Wagner Miranda Lopes (Waguinho Barateiro), Ednaldo e Paulo César (o saudoso Paulinho).
A senhora Cely Santos é filha de um dos funcionários da Minas Caixa, senhor Francisco Procópio Filho, já falecido, que era integrante da equipe de servidores estaduais quando da inauguração da agência. Sêo Procópio trabalhou também nas agências de Januária, Arcos, São Francisco e Carmo da Mata.
Na foto aparecem entre outros, a partir da esquerda, Sérgio Alvarenga, Élcio Costa e Francisco Procópio Filho, além dos integrantes da sociedade espinosense, Dirceu Ribeiro da Cruz, Padre Martin Kirscht, Gedeon Batista Cangussu, prefeito Horácio Cerqueira Tolentino, Aníbal de Freitas (Bola) e o casal Cleusa Higino e Doutor José Raimundo.


Após a cerimônia de inauguração da agência local da MinasCaixa, houve um coquetel com autoridades e convidados da comunidade espinosense. Nesta foto abaixo, aparecem o senhor Francisco Procópio Filho ao lado da filha Cely, e o senhor Waldemar Caldeira da Cruz, com a jovem Celeneh, filha de Dona Cici e Carlito, ali atrás.
Um grande abraço espinosense. 


3193 - Nunca é tarde para reconhecer a importância de um digno conterrâneo

Estava eu agora há pouco pesquisando um assunto na Internet e, repentinamente, dei de cara com uma informação que muito me chamou a atenção, um comunicado de falecimento de um cidadão espinosense em terras paulistas. 
A publicação é da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e foi realizada em 20 de junho de 2022, ou seja, quase um ano atrás. Desconheço completamente o nosso digno irmão espinosense, bem como sua família, mas fiquei triste e feliz ao mesmo tempo. Triste pelo seu falecimento, mas extremamente orgulhoso em saber que um espinosense destacou-se de forma positiva em terras distantes, construindo uma trajetória de honradez e competência. 

"Nota de pesar pelo falecimento do Procurador de Justiça aposentado José Raimundo Gomes da Cruz

Publicado em 20 de junho de 2022

É com profundo pesar que a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) comunica o falecimento do estimado colega José Raimundo Gomes da Cruz, Procurador de Justiça  aposentado, ocorrido em  20 de junho. O sepultamento foi no cemitério do Morumby.
A APMP se solidariza, por essa inestimável perda, com a família aqui representada pela viúva, Maria Lúcia, a filha Denise e os filhos Cristiano, Rafael e Márcio e os netos Gustavo, Felipe, Leonardo, Giovanna, Giuliano, Beatriz, Mateus e Flora.
Nascido em Espinosa-MG, em 5 de novembro de 1937, o doutor José Raimundo ingressou no MPSP em 6 de outubro de 1965 como Promotor Público Substituto em Assis. Também passou por Bananal, Igarapava e Jacareí. Já na Capital, promovido a Procurador de Justiça em 17 de julho de 1982 até a aposentadoria em março de 1988, prestou honroso trabalho ao longo dos 23 anos de carreira na instituição, coroados com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado de São Paulo.    
Titular da Academia Paulista de Direito, Mestre e Doutor, Professor de Direito Processual Civil, escritor  de livros jurídicos, artigos e poesias, também foi colaborador das publicações da APMP e ganhou o primeiro prêmio do concurso de melhor arrazoado forense em 1980. 
A APMP, no conjunto de seus Diretores, Associados e Colaboradores, solidariza-se com a família do Procurador de Justiça José Raimundo Gomes da Cruz, a quem consigna votos de mais sinceras condolências."



Como é prazeroso saber que conterrâneos nossos espalhados por este Brasil e pelo mundo tornam-se exemplos de integridade moral e profissional, influenciando para a cultura do bem os nossos jovens. Aos familiares do senhor José Raimundo Gomes da Cruz, à viúva Maria Lúcia, à filha Denise e aos filhos Cristiano, Rafael e Márcio e aos netos Gustavo, Felipe, Leonardo, Giovanna, Giuliano, Beatriz, Mateus e Flora, mesmo com tamanho atraso, os meus sentimentos de pesar e o meu respeito e reconhecimento pela sua ilibada e louvável trajetória pela Justiça de São Paulo. 
Um grande abraço espinosense.   

3192 - Sobraram os gigantes na Copa do Brasil

A milionária Copa do Brasil começa a chegar à sua fase decisiva, com os gigantes clubes brasileiros mostrando sua superioridade sobre os clubes menos poderosos economicamente. Boas surpresas na competição mais democrática do futebol brasileiro foram eliminadas no confronto com os mais fortes clubes do país, como se esperava, casos de Remo, que havia vencido o Corinthians por 2 x 0 e saiu na disputa de penalidades; o Maringá que venceu o Flamengo também por 2 x 0 e levou uma goleada histórica de 8 x 2; e o CRB, que bateu em casa o Athletico por 1 x 0, sendo eliminado nos pênaltis na segunda partida. Em breve, na próxima terça-feira, a CBF irá realizar o sorteio dos confrontos das oitavas de final e aí o negócio vai ficar mais duro, difícil e emocionante. Estão classificados 16 grandes clubes: América, Athletico, Atlético, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sport, todos integrantes da primeira divisão, exceto o Sport.



Os dois melhores elencos do país continuam sendo os favoritos à conquista da Copa do Brasil, recheando ainda mais os seus cofres já abarrotados de grana, Palmeiras e Flamengo. O Fluminense de Fernando Diniz aparece como uma excelente surpresa, jogando na atualidade o melhor e mais eficiente futebol do país. Além destes, muitas outras equipes sonham com a taça, mas com chances bem menores, casos de Athletico, Atlético, Corinthians, Grêmio, Internacional e São Paulo. Imagino eu que, pela condição técnica e econômica da atualidade, as chances de conquista são ainda menores para América, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza, Santos e Sport. Mas como todos sabemos, no futebol, e ainda mais em competições de mata-matas, tudo pode acontecer, ainda mais com confrontos especiais que podem ocorrer, com os maiores rivais podendo se enfrentar nas próximas fases dependendo dos sorteios, como por exemplo, Flamengo e Fluminense, Palmeiras e Corinthians, Atlético e Cruzeiro, Grêmio e Internacional, Santos e São Paulo.
A certeza é a de que teremos partidas de boa qualidade técnica e tática, aguerridas e empolgantes, com gols e jogadas maravilhosas que certamente emocionarão os apaixonados torcedores do futebol. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.