Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de março de 2020

2380 - O Minas contra o Cruzeiro em Espinosa

O gramado do Estádio Caldeirão ainda era um sonho distante para todos nós, apreciadores e praticantes do futebol em Espinosa, mas o Minas conseguiu uma façanha: jogar contra uma equipe das divisões de base do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte na disputa de um amistoso. Se não me engano, a promoção foi da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O piso do campo era duro, seco e áspero, mas não impediu que os jogadores de ambas as equipes presenteassem os milhares de torcedores que compareceram ao estádio com uma boa e animada partida de futebol. Não posso precisar a data do jogo, se foi em dia de comemoração do aniversário da cidade ou em outra oportunidade, mas o acontecimento merece registro e aplausos aos promotores deste evento de grande importância para a história do nosso esporte.
A primeira fotografia mostra o time do Cruzeiro de BH, talvez a turma da categoria de juniores, imagino. Aí a gente fica pensando: o que aconteceu com a carreira desses jogadores? Quantos de seus sonhos de se tornarem atletas profissionais se transformaram em realidade? Quantos desses jovens aí fizeram sucesso na carreira, conseguiram se tornar ídolos de alguma torcida ou alcançaram a independência financeira jogando futebol?


Na segunda fotografia aparecem os atletas das duas equipes em posições alternadas e mais Vicentão, Carlos Delon e Alcebíades. Na última, apenas do time do Minas, consegui identificar o grande goleiro Doidinho (meu amigo Nélson Airton), Valdir Mestre, Júnior, Ito, Ronaldo (Pote), finado Paulão, Zezinho de Clérides, Líncoln e Niltinho d´Os Cardeais. Os outros jogadores eu não consegui identificar.   



Nélson Aírton (Doidinho), Paulão, Valdir Mestre, Armandinho, Pote e Júnior.
Carlos Delon, Zezinho de Clérides, Ito, Lincoln, Carlinhos de Valdomiro e Niltinho.

Bons tempos do nosso futebol.
Um grande abraço espinosense.

ATUALIZAÇÃO EM 23-03-2020: Fico bastante feliz quando recebo ajuda dos visitantes deste nosso blog, esclarecendo alguma dúvida, complementando algum assunto ou reportando algum erro de informação. Um dos participantes desta partida, o jogador Josenilton Castro Gomes, o nosso eterno e talentoso vocalista d´Os Cardeais, entrou em contato fazendo uma correção no verdadeiro nome desta equipe que enfrentou o time júnior do Cruzeiro no dia 9 de março de 1986, aniversário de Espinosa. Conforme Niltinho, o time não se chamava Minas, mas sim Espinosense. Enviou até uma fotografia sua semelhante a que publiquei acima. Fica registrada a retificação e o meu agradecimento pela ajuda ao meu ídolo dos bons tempos dos Carnavais e bailes de Espinosa onde brilhava e encantava Os Cardeais. Valeu e obrigado, Niltinho! Eis a sua foto.