Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 13 de dezembro de 2015

1425 - O eterno Senhor Sorriso

Ele é uma das mais famosas personalidades do show business nacional, indubitavelmente o melhor apresentador de programas de auditório da história da televisão brasileira, um empresário de inegável sucesso, um homem com um coração gigante, um gentleman, o Homem Sorriso, o Patrão. Assim, dessas várias maneiras, pode-se apresentar o cidadão Senor Abravanel, mais conhecido como Sílvio Santos, o poderoso dono do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. 
Filho mais velho do imigrante grego Alberto Abravanel e da imigrante turca Rebeca Abravanel, Senor tem cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique.
De simples camelô a dono de uma rede de televisão nacional, entre tantas outras empresas, Sílvio Santos é o exemplo de empreendedor que batalha incansavelmente pela concretização dos seus sonhos. É de uma simpatia, de uma humildade, de um bom humor de encantar a todos à sua volta. Atualmente com 85 anos, recém completados ontem, dia 12 de dezembro de 2015, Sílvio Santos ainda esbanja vitalidade e motivação para continuar apresentando os seus concorridos programas aos domingos na TV.


Carioca, nascido no famoso Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, Sílvio se iniciou no terreno da comunicação como animador de plateia em um circo, entretendo o público até o início do espetáculo. Mesmo trabalhando como camelô certo tempo (vendia porta-títulos de eleitor e canetas), ele não deixou os estudos e se formou em Contabilidade. Serviu o Exército na Escola de Paraquedistas e lapidou o dom da comunicação como locutor de rádios no Rio de Janeiro. Na televisão, ele começou apresentando o programa "Vamos Brincar de Forca", na TV Paulista no ano de 1962. Daí em diante, foram vários os programas comandados por ele, sempre com grande sucesso. Entre eles "Programa Sílvio Santos", "Show do Milhão", "Em Nome do Amor", "Domingo no Parque", "Qual é a Música?", "Show de Calouros", "Topa Tudo por Dinheiro" e "Casa dos Artistas".


Na vida particular, Sílvio é um sujeito tranquilo, sem a menor afetação, de hábitos simples, levando uma vida normal com a sua família. Casou-se pela primeira vez com Maria Aparecida Vieira, a Cidinha, em 15 de março de 1962. Eles tiveram duas filhas: Cíntia e Sílvia. Ele a perderia, vítima de um câncer no aparelho digestivo, em 22 de abril de 1977, quando ela tinha apenas 38 anos. Posteriormente, ele se casou novamente, com a jovem Íris Pássaro, no dia 20 de fevereiro de 1981. Com ela teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Hoje ele tem oito netos.


A duradoura carreira artística de Sílvio Santos é recheada de sucessos e de desafios vencidos. De camelô à locução na barca Rio-Niterói, do circo ao rádio, do rádio à televisão, sempre conquistando público, prestígio e dinheiro. Desde que assinou seu primeiro contrato como locutor da Rádio Nacional em São Paulo, no ano de 1954, passando pela compra do Baú da Felicidade de Manoel de Nóbrega nos anos 60, passando pela criação do seu Programa Sílvio Santos na então TV Paulista em 1961, passando pela vitória na concorrência para o Canal 11 do Rio de Janeiro em 1975, que resultou na criação da TVS, até chegar na manhã de 19 de agosto de 1981, quando foi oficialmente lançado o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, foram muitas conquistas.
Para confirmar a sua importância no cenário artístico nacional, Sílvio Santos foi homenageado pela escola de samba Tradição, no Carnaval do Rio de Janeiro no ano de 2001. 
Sílvio Santos tem como suas marcas registradas o sorriso largo, a irreverência, a criatividade, o faro comercial, a simplicidade, a solidariedade. Constantemente destina dinheiro para ajudar pessoas carentes e entidades beneficentes. Apesar de toda a sua riqueza, mantém hábitos de suprema humildade como lavar a louça em casa e dirigir o próprio carro nas suas famosas idas ao cabeleireiro Jassa em São Paulo.
Um dos grandes ícones, se não o maior, da televisão brasileira em todos os tempos, completa 85 anos de idade em plena atividade. Parabéns e vivas ao fenômeno da comunicação Sílvio Santos! Que sua vida se prolongue por muito tempo, sempre com muita saúde e bom humor.
Um grande abraço espinosense.

1424 - Mais um ano de trabalho que se encerra

Final de ano. Mais um ciclo se encerra na vida profissional, depois de um ano inteiro de muito trabalho. Nada mais justo, então, que neste fechamento de jornada, tenhamos o direito a uma (ou duas) confraternização com os colegas de batalha diária. E assim aconteceu na noite deste sábado. 
Primeiro, uma passada rápida na confraternização dos parceiros da empresa Prosegur, a convite do seu administrador Geraldo Quirino, a quem agradecemos de coração pela oportunidade. Oportunidade esta que me deu a alegria de encontrar um espinosense por lá. Rodrigo, filho de Fátima do Burguezão, estava trabalhando no evento. Foi prazeroso saber que ele está cursando Engenharia Civil, na metade do caminho para a graduação. Fiquei muito feliz pela sua determinação e vontade de vencer na vida, trabalhando e estudando ao mesmo tempo, um exemplo para todos os nossos jovens.
Como o tempo era curto, despedimo-nos rapidamente e nos dirigimos então à confraternização regional dos funcionários do Banco do Brasil realizada na AABB Montes Claros. Lá foi a vez de reencontrar velhos amigos, de colocar o papo em dia e aproveitar a noite no convívio com pessoas especiais.

Um grande abraço espinosense.