Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

3310 - A exuberante MSG Sphere

Magnífica é a poderosa mente humana, capaz de criar e produzir as mais espetaculares invenções nas mais variadas esferas do conhecimento terreno. A mais recente e extraordinária criação tecnológica humana no campo do entretenimento acabou de ser inaugurada em Paradise, Condado de Clark, Nevada, localizada ao sul da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. A The Sphere at The Venetian Resort, ou apenas MSG Sphere, é uma nova opção para receber eventos e shows musicais com a mais moderna tecnologia. 




O projeto da Madison Square Garden Company foi anunciado em 2018, com a construção começando em 2019. Com uma pequena parada por conta da pandemia do COVID 19, as obras foram finalizadas agora em 2023, com a inauguração ocorrendo no dia 29 de setembro. A minha banda preferida, U2, fez o show de abertura e ainda fará outras 24 apresentações no local, com a turnê "U2: "Achtung Baby Live at the Sphere Las Vegas". O lugar é algo assim simplesmente extraordinário. Na sua construção foram utilizadas fórmulas, equações e teoremas matemáticos no intuito de propiciar aos visitantes as mais incríveis experiências e sensações, do som perfeito ao clima mutante, podendo entrar o espectador em um estado de imersão profunda, sentindo-se viajar pelo fundo do mar ou pelos confins do espaço sideral, com os efeitos ultra-sensoriais, do calor do deserto ao frio da montanha gelada em instantes. E sentir cheiros diversos. E sentir o efeito de um som mesmo sem ouvi-lo, através do Infra-som, efeito ultra-sensorial incrível instalado nos assentos. Tudo isso sob um festival de luzes e imagens cristalinas em 16k. É um trem de doido! Pena que caro e distante de muitos de nós, simples e pobres mortais.  




O maior edifício esférico do mundo foi construído com as leis da Matemática Geodésica, com uma coleção de triângulos sendo utilizados na forma e na estrutura construídas anteriormente em realidade virtual para só depois se materializarem. São 81.300 metros quadrados de área externa e 54.000 metros quadrados equipados com LED e capacidade para 18.600 espectadores confortavelmente sentados. Tem 112 metros de altura e 157 metros de largura, no total. A estrutura é tão gigantesca que a Estátua da Liberdade poderia ser colocada dentro da esfera, sem problema. Tudo é exponencial na Esfera que custou US$ 2,3 bilhões (R$ 11,6 bilhões).




Para inaugurar tão espetacular criação humana, a escolha não poderia ser mais acertada, uma das maiores e melhores bandas de todos os tempos do Rock and Roll, o U2 de Bono Vox, The Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton. Ah, como eu gostaria de ter este privilégio de presenciar tal evolução tecnológica ao som de uma das minhas bandas favoritas. Para isso, faltam-me coragem, entusiasmo e o principal, a grana. Mas contento-me em acompanhar tudo nos vídeos disponibilizados no YouTube, como este que publico para vocês, que mostra um tantinho desta viagem espetacular em som e imagem.
Um grande abraço espinosense.