Mas que beleza! Contagiado de alegria e sentimento de pertencimento ao Sertão Norte-Mineiro é que fiquei ao descobrir dois vídeos de projetos culturais produzidos por duas conterrâneas minhas, ambos dirigidos e editados com a participação sempre sábia, primorosa e apaixonada do amigo espinosense José Lúcio "Luc" Antunes.
São dois projetos de vídeos documentais que tratam de coisas bastante conhecidas da nossa gente criativa e hospitaleira, que luta cotidianamente com alegria, persistência e fé pela sobrevivência no Sertão da nossa terrinha Espinosa querida. Ambos os projetos audiovisuais têm a realidade do nosso Sertão Norte-Mineiro, especialmente a zona rural de Espinosa, como foco e razão de existir. As produtoras dos belos e meritórios projetos são Camila Ribeiro Carvalho e Jânia Ribeiro Santana.
O projeto da professora e intérprete de Libras Camila tem o nome de "Espinosa - Soluções da Gente" mostrando soluções locais criadas de forma vernacular pelos moradores de Espinosa em suas residências, quintais, jardins, objetos artísticos e de afetos. Ali ela trata das criativas soluções apresentadas pelos nossos conterrâneos moradores das muitas comunidades rurais na tentativa particular de preservar a Natureza, aproveitar com sabedoria a pouca água que cai das chuvas na nossa região e retirar da terra o indispensável alimento, sempre em um ambiente de paz e harmonia com o planeta esférico e azul.
O projeto da Jânia, intitulado "Espinosa - Paisagens e Expressões Culturais", nos traz a Cultura e o Clima: retratos de expressões culturais no município de Espinosa, onde convergem os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nele a produtora apresenta um documento bonito e real da realidade do nosso Sertão Norte-Mineiro, com ênfase na comunidade rural espinosense, com seus dons e aptidões na culinária e nas artes, como também no aproveitamento feliz e luminoso na convivência com a Natureza nesta bendita vida nos proporcionada pelo Criador.
Ambos os projetos têm roteiro e direção de Camila Ribeiro Carvalho, Jânia Ribeiro Santana e Luc Antunes, este também responsável pela edição dos vídeos. Ambos têm apoio da Prefeitura Municipal de Espinosa.
Que coisa maravilhosa é a nossa Cultura, não é mesmo? E como são importantes as ferramentas disponibilizadas às pessoas criativas pelo poder público, como é a Lei Paulo Gustavo, ou Lei Complementar nº 195/2022, aprovada em 5 de julho de 2022, em benefício do setor cultural que durante a pandemia da COVID-19, sofreu um baque gigantesco, impedido por longo tempo de realizar atividades artísticas e culturais no país. O nome da lei homenageia um expoente do Cinema e da TV do Brasil que corajosamente abordava em suas obras temas importantes e necessários para a arcaica sociedade brasileira, como a diversidade e a inclusão, o talentoso ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da COVID-19 em maio de 2021, aos 42 anos. E pensar que esta lei tão fundamental para a livre manifestação cultural do nosso povo e pelo suporte aos projetos artísticos foi vetada pelo presidente da época, em 6 de abril de 2022 (PLP 71/2021). Posteriormente, em 5 de julho, o Congresso Nacional votou pela derrubada do veto e em 8 de julho, finalmente a Lei foi publicada no Diário Oficial da União. E é preciso lembrar que o MinC-Ministério da Cultura foi extinto em 1º de janeiro de 2019, perdendo importância e se tornando apenas uma Secretaria Especial. Infelizmente, há alguns que odeiam a Educação, a Arte, a Cultura. Só em 1º de janeiro de 2023, o Ministério da Cultura foi recriado com sua devida relevância, sob nova administração. Que assim continue!
Fico feliz vendo tanto projeto cultural bonito sendo realizado com a verba de R$ 3,8 bilhões disponibilizada pelo Governo Federal a qualquer cidadão brasileiro com uma boa ideia na cabeça e disposição para fomentar a Cultura em nosso país. Ver este recurso chegar até o coração rural da nossa Espinosa com tamanha competência e encanto dos produtores me deixa bastante contente.
Que mais e mais projetos assim sejam realizados mostrando a beleza e a resiliência deste povo tão batalhador, digno e forte, nunca se rendendo às vicissitudes da vida!
Parabéns ao lindo trabalho de Camila, Jânia e Luc! Brilharam vocês!
Um grande abraço espinosense.