Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 2 de março de 2021

2622 - 55 anos de Vander Lee com música inédita

O cantor e compositor mineiro e atleticano Vander Lee estaria completando exatamente hoje, dia 03 de março de 2021, os seus 55 anos de existência. Quis o destino, infelizmente, que ele nos deixasse abrupta e precocemente aos 50 anos de idade em 05 de agosto de 2016, vítima das complicações de um infarto sofrido enquanto fazia hidroginástica em Belo Horizonte. 
Batizado como Vanderli Catarina na capital mineira em 03 de março de 1966, o poeta das belas harmonias, das rimas ricas, dos versos sensíveis e das canções encantadoras jamais conseguiu em vida o reconhecimento que merece por seu imenso talento. Agora, na data do seu aniversário, uma canção inédita sua foi apresentada aos seus admiradores através das plataformas digitais e de um "lyric video" no canal oficial do artista no YouTube. Trata-se da canção "A Vida Não São Flores", composta entre 2000 e 2001 e gravada pelo artista com voz e violão em seu estúdio em casa. A gravação caseira recebeu o acréscimo de um arranjo moderno, com produção, baixo e programações de Felipe Fantoni; arranjo de cordas, piano elétrico e teclados de Eneias Xavier; mellotron e teclado de Richard Neves e bateria de Helton Lima. 
Para comemorar seu nascimento e relembrar sua trajetória de música e poesia de altíssima qualidade, alguns projetos estão em andamento. Há um tributo com 12 faixas que conta com a participação de nomes como Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Marcos Catarina e Chico César, além de um projeto de gravação de um CD/DVD, denominado "Canta Vander Lee", com as canções do pai interpretadas pela filha também cantora Laura Catarina. Existe ainda a ideia de um concerto da Orquestra de Ouro Preto interpretando o repertório completo do disco "No Balanço do Balaio", lançado em 1999 pela gravadora Kuarup, com direção do maestro Rodrigo Toffolo e participações dos filhos de Vander Lee, Laura e Marcos Catarina.



Quanta falta faz o Vander Lee neste cenário árido atual da música brasileira! Ainda bem que temos o privilégio de poder escutar suas lindas criações musicais dos seus sete álbuns lançados em vida. Espero que mais pérolas escondidas como esta sejam presenteadas a nós, amantes das boas canções.
Um grande abraço espinosense.  

"A Vida Não São Flores"
Vander Lee

Todo mundo quer fazer sucesso
Mas ninguém quer pagar o preço
Todo mundo quer o faz de conta
Mas quem vai pagar a conta
 
Todo mundo quer o impossível
Mas alguém tem que correr perigo
Todo mundo quer beber comigo
Mas quem vai me levantar quando eu cair
 
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
 
Pra toda delícia, há censura
Pra toda entrada, há saída
Pra toda razão, há loucura
Pra todo peso, há medida
 
Todo mundo quer dormir juntinho
Mas ninguém quer acordar com o ronco
Todo mundo quer comer o fruto
Mas ninguém quer subir no tronco
 
Todo mundo quer viver de amor
Mas ninguém quer o sacrifício
Todo mundo cobra (quer) o meu sorriso
Mas quem vai estar por perto quando a dor chegar
 
A vida não são flores, baby
A vida são dores também
A vida não são só flores, baby
São dores também
 
Pra toda delícia, há censura
Pra toda entrada, há saída
Pra toda razão, há loucura
Pra todo peso, há medida


2621 - Só tristeza em Espinosa

Vivemos os tempos mais sombrios, com os casos de Covid-19 disparando no país inteiro, especialmente em nossa Espinosa. A situação é tão trágica e preocupante que até um lockdown teve que ser decretado pela administração municipal, fechando praticamente todos os estabelecimentos comerciais e determinando restrições à circulação da população nas vias públicas. 
Nos últimos tempos tem assustado a população a grande quantidade de vidas perdidas na cidade, seja por consequências da pandemia do novo Coronavírus, seja por acidentes e demais enfermidades. Pessoas das mais variadas idades têm falecido, deixando um rastro de tristeza e sofrimento nas famílias enlutadas. Só nos dias mais recentes, faleceram a investigadora da Policia Civil de Montes Claros que trabalhou em Monte Azul, Lílian Vanessa Nascimento; a senhora Maria Dolores de Sá Carvalho, a conhecida Lilia mãe de Sandra e Polly do Pastel e tia de Caculé; o servidor público da Prefeitura de Espinosa, Edgar Silva Mendes Júnior, esposo de Carmélia; o servidor público municipal Geraldo de Souza Araújo; o senhor José Nunes dos Anjos, conhecido como Zé do Caminhão; e o senhor Luiz Firmino de Almeida, o conhecido Garrincha do Bairro Ponte Nova. Esses foram somente os óbitos que eu tomei conhecimento.
A todos os familiares e amigos desses ilustres conterrâneos, o sincero sentimento de pesar por suas imensas perdas afetivas e o desejo de que eles descansem na mais completa paz e que o Deus todo-poderoso possa confortá-los neste terrível momento de sofrimento e tristeza. 
Aos que continuam neste mundo terreno, o pedido para que se conscientizem dos perigos das contaminações pela Covid-19, seguindo as recomendações dos cientistas, prezando a Razão e a Ciência, confiando no poder salvador das vacinas, lavando constantemente as mãos com sabão ou álcool em gel, fazendo uso constante da máscara de proteção, isolando-se socialmente e evitando aglomerações. E quem puder, que fique em casa. Quem não puder, que tome os devidos cuidados para se proteger e proteger aos outros. Chega de vidas perdidas!
Um grande abraço espinosense.


OBS: Peço desculpas à família do senhor José Nunes dos Anjos por não ter conseguido uma fotografia dele para publicar aqui junto com as demais. Se tiverem uma imagem e quiserem me enviar, agradeço.